MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. O ensino a distância (EaD) x pós-pandemia

O ensino a distância (EaD) x pós-pandemia

Podemos concluir que após a pandemia de COVID-19 o ensino superior a distância nunca mais será o mesmo.

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Atualizado às 10:50

(Imagem: Arte Migalhas)

O número de alunos do ensino superior a distância (EaD) já ultrapassa os matriculados no presencial, sendo hoje a modalidade que mais recebe alunos.

O ano de 2021 já apresenta um aumento nas matrículas no comparativo com anos anteriores, segundo a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp) do Ministério da Educação, este número ultrapassa 14%.

Em recente pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), foi apontado que 55% dos alunos preferem a volta das aulas de forma híbrida, ou seja, presencial e também de forma virtual.

No mês de julho segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela análise dos projetos, o MEC aprovou pela primeira vez o curso de Direito na modalidade a Distância para mais de 10 instituições.

Podemos concluir que após a pandemia de COVID-19 o ensino superior a distância nunca mais será o mesmo.

Graduação na modalidade EaD pode ser aceito por Conselho de Classe?

Sim. Esse é entendimento da 7ª Turma do TRF-1, de que forma unanime decidiu que os conselhos federais de fiscalização não possuem competência para avaliar ou regular os cursos existentes, sua função é a de apenas a efetivar do registro profissional.

Ao julgar o Recurso de apelação n. 1033816-09.2019.4.01.3400, o relator desembargador Hercules Fajoses afirmou que os cursos de graduação são reconhecidos e autorizados somente pelo Ministério da Educação, conforme dispõe nos artigos 9º, inciso IX e artigo 80º, § 2, ambos da Lei n. º9.394/1996.

Para o magistrado, os alunos graduados em farmácia na modalidade de Ensino a Distância (EaD) não podem ser impedidos de obter o seu registro profissional junto ao Conselho Federal de Farmácia.  No mérito cita o entendimento já consolidado do Superior Tribunal de Justiça (REsp 1453336, Rel. Ministro Napoleão Nunes Maia Filho, DJe de 04/09/2014).

Williann Georgi

Williann Georgi

Advogado formado pela UFSM, especialista em Direito Tributário pelo IBET.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca