MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Atenção no envio de informações ao Fisco

Atenção no envio de informações ao Fisco

Além do cuidado no envio das escriturações, os contribuintes devem se atentar aos relatórios de auditorias internas e externas, a fim de identificar equívocos a tempo de promover a retificação da informação e, ainda, estar atentos à notificações para autorregularização enviadas pela Receita.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Atualizado às 09:20

(Imagem: Arte Migalhas)

Não é de hoje que a tecnologia está ganhando espaço em nossas vidas, mudando nossos hábitos e otimizando o nosso tempo. Você se lembra a última vez que foi ao banco efetuar um pagamento ou procurou um ponto de táxi na rua?

E a relação com o Fisco não está diferente! Certamente alguns balançarão a cabeça lembrando do tempo gasto e do árduo trabalho para preencher intermináveis formulários. Depois vieram os programas eletrônicos e a incerteza que o disquete ou CD foram gravados corretamente, com direito à corrida no último minuto do último dia para entregar o dispositivo na unidade da Receita Federal.

Mas todo esse sufoco foi diminuído com a implantação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) pela Receita Federal. Desde 2007, o SPED vem modernizando a sistemática de cumprimento das obrigações acessórias, que agora são transmitidas eletronicamente à Administração Tributária, mediante utilização do certificado digital que confere validade jurídica aos documentos. No entanto, os avanços não pararam na forma de entrega das informações ao Fisco. Atualmente, o tratamento dos dados transmitidos para a Administração Fazendária é alvo constante de aperfeiçoamento e precisão.

Algoritmos afiadíssimos cruzam informações em segundos confirmando a sua consistência ou divergência com aquelas apresentadas em diferentes obrigações acessórias, sejam elas apresentadas nas esferas federais, estaduais e municipais ou, ainda, com informações obtidas a partir de sistemas de juntas comerciais, do DETRAN, de cartórios de imóveis, do Poder Judiciário, de instituições financeiras (cartão de crédito e movimentações financeiras), ou até informações obtidas por intermédio das empresas (folhas de salários, estoques etc.).

Diante do uso de tanta inteligência artificial, big data, machine learning e outras ferramentas por parte do Fisco, as empresas precisam aperfeiçoar seus procedimentos internos de envio das informações e, ainda, treinar os operadores dessas informações e promover o diálogo entre as áreas responsáveis para evitar conflito nos dados.

O Relatório Anual da Fiscalização 2021, divulgado pela Secretaria Especial da Receita Federal, demonstra que a inconsistência nas informações prestadas pelas empresas incrementou o número de autuações lavradas pelo órgão. O documento abertamente afirma que se pautou em revisão de declarações e malhas e, também, a fiscalização no combate a fraudes, sonegação e outros ilícitos fiscais. O resultado dessa investida, em números, resultou em um crédito médio constituído de ofício equivalente a R$ 23 milhões em 2020, superior em 27,59% ao crédito médio constituído de R$ 18 milhões no ano de 2019. O relatório aponta, ainda, que adotou uma análise plurianual e nos últimos 4 anos, se comparado com o período imediatamente anterior, constatou um aumento de 32% nas autuações da RFB.

Outro dado importante que é extraído do documento é que 82,2% do total do crédito lançado em 2020 decorrem da fiscalização de cinco tributos: IRPJ, CSLL, Cofins, Contribuição Previdenciária Patronal e IPI.

O memorando da Receita Federal corrobora com a importância do compliance tributário nas empresas. A fidedignidade nas informações é fundamental para evitar recolhimentos indevidos, falta de pagamentos, multas declarações incompletas ou inexatas e, claro, a lavratura de autos de infração.

Sendo assim, é importante que os profissionais envolvidos no envio de dados à Administração Tributária estejam atentos, revisem e confirmem as informações declaradas nos documentos que conversam entre si e são passíveis de gerar inconsistências, tais como, ECF com DCTF e PER/DCOMP com ECF, DCTF e DIRF.

Outros documentos fiscais eletrônicos que são de extrema importância para afastar contradições e gerar problemas ao contribuinte são as notas fiscais eletrônicas, a EFD ICMS IPI, EFD Contribuições, Reinf, ECD, e-Financeira, e-Social, PGDAS-D, DEFIS, DMED, DIMOB, entre tantas outras.

Além do cuidado no envio das escriturações, os contribuintes devem se atentar aos relatórios de auditorias internas e externas, a fim de identificar equívocos a tempo de promover a retificação da informação e, ainda, estar atentos à notificações para autorregularização enviadas pela Receita, que tem incentivado a correção de informações e o cumprimento espontâneo das obrigações tributárias, evitando o pagamento das pesadas multas impostas pelo órgão.

Por fim, são essas obrigações acessórias que comprovarão o direito do contribuinte quando alguma situação precisa ser levada ao Poder Judiciário, portanto, a retidão das informações colabora para o melhor entendimento pelos magistrados dos casos e demonstram a boa-fé do contribuinte no atendimento as exigências legais.

Edison Carlos Fernandes

Edison Carlos Fernandes

Sócio diretor e responsável pelas áreas de Direito Público e Direito contábil IFRS no escritório Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advogados.

Nahyana Viott Fiatkoski

Nahyana Viott Fiatkoski

Advogada do Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advogados. Atua nas áreas de consultoria tributária, procedimento administrativo tributário e contencioso tributário.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca