MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. O julgamento EREsp 1.213.143/RS e o caráter exemplificativo das hipóteses previstas no artigo 11 da lei 9.779/99

O julgamento EREsp 1.213.143/RS e o caráter exemplificativo das hipóteses previstas no artigo 11 da lei 9.779/99

Vinicius Jucá Alves e Caroline Junqueira

Com o julgamento dos Embargos de Divergência no Recurso Especial 1.213.143/RS espera-se que a sua ratio decidendi pela não taxatividade das hipóteses previstas no artigo 11 da lei 9.779/99 venha a beneficiar contribuintes com outras hipóteses além da não tributação, como, por exemplo, com operações com produtos imunes.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Atualizado às 08:19

(Imagem: Arte Migalhas)

Em 2/12/21, a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça concluiu o julgamento dos Embargos de Divergência no Recurso Especial 1.213.143/RS para decidir, por quatro votos a três, pelo direito do contribuinte ao creditamento de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) oriundo da aquisição de insumos aplicados na industrialização de produtos não tributados.

Esta decisão é importante para os contribuintes de IPI, pois a jurisprudência pacífica anterior do Superior Tribunal de Justiça entendia que a lei somente permitia a utilização de créditos de IPI pela aquisição de insumos, quando aplicados na fabricação de produtos isentos ou tributados à alíquota zero.

Dessa forma, de acordo com o novo entendimento, é permitido o creditamento de IPI de insumos utilizados na industrialização de produtos isentos, tributados à alíquota zero e não tributados.

Para melhor entender o que mudou, faz-se necessária uma análise do que seria isenção, alíquota zero e não tributação.

A obrigação tributária nasce com a ocorrência, no plano fático, do que o legislador elegeu como hipótese de incidência tributária. Diz-se, então, que ocorreu o fato gerador do tributo.

No caso do IPI, a hipótese de incidência está prevista no artigo 461 do Código Tributário Nacional, observando-se os produtos que se encontram no campo de incidência disposto na Tabela do IPI (TIPI).

Nesse contexto, no caso da não tributação, tem-se que o produto não está no âmbito de incidência tributária, o que culmina na inexistência de obrigação tributária principal.

Já na hipótese da alíquota zero, como o próprio nome esclarece, o produto está no âmbito de incidência tributária, mas lhe foi atribuída alíquota zero na TIPI, quando da quantificação do valor de tributo que seria devido.

E, por último, a isenção é hipótese de exclusão do crédito tributário, conforme preleciona o artigo 1752 do Código Tributário Nacional. Desse modo, o fato estaria dentro da hipótese de incidência, mas o legislador opta por criar uma norma isentiva que o retira do campo de incidência tributária.

Nessa linha de intelecção, a alíquota zero e a isenção exigem a manutenção do cumprimento da obrigação acessória, mas o resultado prático é o não pagamento de tributo. Enquanto isso, na não tributação nunca ouve obrigação tributário para aquele fato/produto.

Feitos tais esclarecimentos, verifica-se que o objeto de análise dos Embargos de Divergência no Recurso Especial 1.213.143/RS foi o artigo 113 da lei 9.779/99, segundo o qual o saldo credor de IPI, acumulado em cada trimestre-calendário, decorrente da aquisição de insumo e aplicado na industrialização, inclusive de produto isento ou tributado à alíquota zero, que o contribuinte não puder compensar com o IPI devido na saída de outros produtos, poderá ser objeto de restituição e de compensação com débitos próprios relativos a quaisquer tributos e contribuições administrados pela Secretaria da Receita Federal.

Assim, de acordo com a tese vencedora, oriunda da divergência aberta pela ministra Regina Helena da Costa, a expressão "inclusive" consignada pelo artigo 11 da lei 9.779/99 não exclui a possibilidade de concessão do benefício fiscal no caso de produto não tributado, pois indica a existência de outras possibilidades não expressamente citadas pela lei.

Depreende-se da tese vencedora, portanto, que o artigo 11 da lei 9.779/99 não é taxativo, mas, sim, traz hipóteses exemplificativas para permitir o creditamento de IPI e a compensação do saldo credor com débitos de quaisquer tributos e contribuições administrados pela Secretaria da Receita Federal, se o contribuinte não conseguir compensar com o IPI devido na saída de outros produtos.

Assim, um exemplo que também poderá ser abarcado pelo artigo 11 da lei 9.779/99 é a imunidade tributária, a qual estabelece limitações ao poder e à competência de tributar. Suas hipóteses encontram-se elencadas na Constituição Federal.

Em nossa opinião, é louvável o entendimento firmado pelo Superior Tribunal de Justiça, que vem a garantir o respeito ao princípio da não cumulatividade tributária, previsto no artigo 153, § 3º, inciso II4 da Constituição Federal. Isso porque, se os contribuintes não pudessem se creditar do IPI oriundo das operações anteriores, teriam que arcar com toda a carga tributária do imposto, o IPI da entrada dos insumos viraria custo e, portanto, integraria o preço dos produtos finais. O resultado seria um contrassenso: por exemplo, produtos que a Constituição Federal tornou imunes do IPI seriam onerados pelo repasse do custo do estorno dos créditos de IPI.

Portanto, com o julgamento dos Embargos de Divergência no Recurso Especial 1.213.143/RS espera-se que a sua ratio decidendi pela não taxatividade das hipóteses previstas no artigo 11 da lei 9.779/99 venha a beneficiar contribuintes com outras hipóteses além da não tributação, como, por exemplo, com operações com produtos imunes.

_________

1 Art. 46. O imposto, de competência da União, sobre produtos industrializados tem como fato gerador:

I - o seu desembaraço aduaneiro, quando de procedência estrangeira;

II - a sua saída dos estabelecimentos a que se refere o parágrafo único do artigo 51;

III - a sua arrematação, quando apreendido ou abandonado e levado a leilão.

Parágrafo único. Para os efeitos deste imposto, considera-se industrializado o produto que tenha sido submetido a qualquer operação que lhe modifique a natureza ou a finalidade, ou o aperfeiçoe para o consumo.

2 Art. 175. Excluem o crédito tributário:

I - a isenção;

II - a anistia.

Parágrafo único. A exclusão do crédito tributário não dispensa o cumprimento das obrigações acessórias dependentes da obrigação principal cujo crédito seja excluído, ou dela conseqüente.

3 Art. 11. O saldo credor do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI, acumulado em cada trimestre-calendário, decorrente de aquisição de matéria-prima, produto intermediário e material de embalagem, aplicados na industrialização, inclusive de produto isento ou tributado à alíquota zero, que o contribuinte não puder compensar com o IPI devido na saída de outros produtos, poderá ser utilizado de conformidade com o disposto nos arts. 73 e 74 da Lei nº 9.430, de 27 de dezembro de 1996, observadas normas expedidas pela Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda.

4 Art. 153. Compete à União instituir impostos sobre:

(...)

§ 3º O imposto previsto no inciso IV:

(...)

II - será não-cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operação com o montante cobrado nas anteriores;

Vinicius Jucá Alves

Vinicius Jucá Alves

Sócio do escritório TozziniFreire Advogados.

Caroline Junqueira

Caroline Junqueira

Advogada na área de Tributário de TozziniFreire Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca