MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A violação ao princípio da anterioridade anual na cobrança do Difal/ICMS

A violação ao princípio da anterioridade anual na cobrança do Difal/ICMS

A cobrança do Difal somente poderá ser realizada após respeitado o princípio da anterioridade anual.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Atualizado às 10:40

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

O Difal - Diferencial de Alíquota do ICMS é uma operação estadual que tem como objetivo equilibrar o recolhimento do ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços em cada Estado.

Anteriormente, o início da cobrança do diferencial de alíquotas estava regulamentado no Convênio 93/15 do Confaz. Contudo, o STF, em julgamento da ADin 5.469 e RE 1.287.019 (Tema 1093 em Repercussão Geral), decidiu que a cobrança do Difal nas operações estaduais seria inconstitucional por carecerem de legalidade (falta de previsão em lei complementar).

Entretanto, o STF modulou os efeitos dessa decisão, para que a partir de 2022 fosse possível a cobrança do Difal se uma lei complementar entrasse em vigência estabelecendo normas gerais dessa modalidade.

Desta feita, no dia 05/01/2022 foi publicada a lei complementar 190/22, que altera a LC 87/96, para regulamentar a cobrança do Difal/ICMS nas operações e prestações interestaduais destinadas a consumidor final não contribuinte do imposto.

Contudo, a lei complementar que regula o Difal (LC 190/22), ao estipular a produção de efeitos da LC, apenas se atentou ao princípio da anterioridade nonagesimal (artigo 150, III, alínea "c" da CF), violando o princípio da anterioridade anual, prevista no artigo 150, III, alínea b, da CF/88, pois é vedada a cobrança de tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que o instituiu ou o majorou.

Por essa razão, nos autos 3000383-58.2022.8.26.0000, o desembargador Eduardo Gouvêa afirmou que, embora o Estado tenha observado o princípio da anterioridade nonagesimal em relação à cobrança do Difal, ele não respeitou a anterioridade geral ou anual.

[...]Em análise sumária, em que pese o Estado de São Paulo ter observado o princípio da anterioridade nonagesimal, ao qual alude o art. 3º da Lei Complementar 190/2022, entendo que ao editar a Lei Estadual sobre a cobrança do DIFAL nº 14.470/2021, publicada em 14/12/2021, não teria observado o princípio da anterioridade geral, levando-se como termo inicial a edição da LC 190/2022, que por sua vez, ao definir a forma de cálculo do ICMS nas operações interestaduais quando da remessa ao não contribuinte do imposto, equivaleria a aumento do tributo, a ensejar a aplicação do princípio da anterioridade geral (art. 150, III, "b" da Constituição Federal).

Destarte, considerando que a LC 190/22 foi publicada somente em 2022, a cobrança do Difal/ICMS só poderá ser exigida a partir de 2023, e caso os Estados exijam a cobrança a partir de 1º abril de 2022, resta claro a inconstitucionalidade pela violação ao princípio da anterioridade anual, podendo o contribuinte ingressar com Mandado de Segurança para afastar a cobrança.

Ainda assim, o Estado de São Paulo, por meio do Comunicado CAT 02, de 27-01-2022, determinou que as empresas que realizam vendas no e-commerce deverão pagar o Difal/ICMS a partir de 1º de abril de 2022.

Alonso Santos Alvares

VIP Alonso Santos Alvares

Advogado especialista em Direito Tributário e é sócio da Alvares Advogados, escritório de advocacia especializado nas mais diversas frentes do Direito Empresarial.

Carolina Brasil

Carolina Brasil

Advogada especialista em Direito Tributário e advogada do núcleo tributário na Alvares Advogados, escritório de advocacia especializado nas mais diversas frentes do Direito Empresarial.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca