MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Empresa consegue liminar para não pagar Difal do ICMS em 2022
ICMS

Empresa consegue liminar para não pagar Difal do ICMS em 2022

Juiz desobrigou recolhimento ao observar princípio da anterioridade tributária e da anterioridade nonagesimal.

Da Redação

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Atualizado às 14:21

Uma empresa conseguiu a suspensão da exigibilidade do Difal do ICMS em 2022. A liminar é do juiz de Direito Peter Eckschmiedt, da 14ª vara da Fazenda Pública da Comarca de São Paulo. Pela decisão, fica proibida a imposição de sanções em razão do não recolhimento da diferença de alíquota.

 (Imagem: Freepik)

Empresa consegue liminar para não pagar Difal.(Imagem: Freepik)

Trata-se de mandado de segurança impetrado por empresa contra suposto ato coator praticado pelo Coordenador da Administração Tributária da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, visando a não exigência do recolhimento do Difal do ICMS.

Alega que possui estabelecimentos em outros estados e que vendem mercadorias a consumidores finais, não contribuintes do ICMS, situados em SP, e que a diferença de alíquota estava prevista no convênio Confaz ICMS 93/15 mas que a LC 190/22, exigida pelo STF para regulamentar a matéria, foi publicada somente em janeiro desde ano, devendo ser respeitada a anterioridade anual.

O juiz observou que, embora a situação mereça maior aprofundamento, a hipótese é de deferimento da liminar. Ele citou julgado do STF e que, de fato, imperativa a observância do princípio constitucional da anterioridade anual tributária, de maneira que o ICMS/Difal somente poderá incidir em janeiro de 2023. "Ademais, não se pode desconsiderar que a cobrança do tributo também afrontaria o princípio da anterioridade nonagesimal."

A liminar foi deferida para determinar a suspensão da exigibilidade do crédito tributário referente ao exercício de 2022, ficando proibida a imposição de qualquer sanção ou penalidade em razão do não recolhimento da diferença de alíquota.

O escritório Ferreira Lima Pompei Advogados atua pela empresa.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas