MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Gestão jurídica e inovação - Parte 1: mudança e (re)aprendizado no mundo jurídico

Gestão jurídica e inovação - Parte 1: mudança e (re)aprendizado no mundo jurídico

A realidade de todos que lidam com o mundo jurídico foi acelerada pela pandemia e com esta, o olhar em busca de (re)aprendizado, melhoria, inovação e uso de tecnologia se fez e se faz presente de forma marcante no dia a dia de todos que lidam com o direito.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Atualizado em 7 de março de 2022 17:56

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Não é novidade que o mundo vive em constante mudança e que a complexidade nos acompanha desde os primórdios da humanidade, afinal de contas, somos seres complexos por natureza e nossas relações, pessoais ou profissionais, seguem a mesma complexidade.

No passado, não tão distante, as mudanças ocorriam dentro de uma "estabilidade maior". O mundo VUCA - Volátil, incerto, complexo e ambíguo que surgiu 1990, nos pós-guerra fria, deu lugar ao que o antropólogo Jamais Cascio chamou de mundo BANI - Frágil, ambíguo, não linear e incompreensível, popular em 2020, surgiu com a pandemia da covid-19.

Hoje, em função de vivermos no dito mundo BANI (do inglês: Brittle, Anxious, Non linear, and Incomprehensible), a velocidade, a ansiedade pela comunicação imediata, o avanço da tecnologia, as exigências do mercado e a busca constante do novo, fez com que essa complexidade alcançasse patamares cada vez maiores.

No atual mundo BANI, o planejamento de longo prazo já não faz sentido dentro da nossa realidade, as atitudes precisam ser rápidas e analisadas dia a dia, como únicas, com a urgência necessária para as tomadas de decisão assertivas considerando o agora.

Diante disto, a única certeza que temos é que o mundo mudou, as pessoas mudaram e o mercado acompanhou essa mudança na mesma velocidade.

As exigências frequentes dos clientes e dos próprios advogados associado aos desafios cada vez maiores na forma de trabalhar, contratar e ser contratado, e até do local de trabalho, são alguns exemplos atuais que ganharam ainda mais intensidade com a pandemia.

A realidade de todos que lidam com o mundo jurídico foi acelerada pela pandemia e com esta, o olhar em busca de (re)aprendizado, melhoria, inovação e uso de tecnologia se fez e se faz presente de forma marcante no dia a dia de todos que lidam com o direito. A frase de Steve Jobs de que "a chave do sucesso nos negócios é perceber para onde o mundo está indo e chegar lá primeiro". Nunca fez tanto sentido como agora!

Ademais disso, entender a intersecção do direito com outras ciências e não mais, viver o direito como uma ciência isolada e ter a tecnologia como ferramenta geradora de possibilidades, nos oferece enquanto profissionais do direito, novas perspectivas de trabalho e uma nova visão do direito.1

Ao longo dos anos vivenciamos diversas mudanças e inovações tecnológicas na área jurídica, mas, nada se compara ao momento atual em que vivemos. A pandemia causou mudanças na vida de todos e, principalmente, na forma de desempenhar o nosso ofício. A necessidade de adaptações foi urgente e, sem tempo para planejamento, nos vimos forçados a adaptações. Talvez, sem a pandemia, vivenciaríamos as mudanças ao longo de anos ou talvez, nem conseguíssemos vivenciá-las. Foi premente a quebra de paradigmas postos e a carência de aproximação se fez presente com as limitações impostas pelo distanciamento social.2.

Dentre tantos desafios para os que lidam com o direito, aceitar, entender, por em prática, inclusive, novas formas de concretizar a gestão jurídica reforça o entendimento de que para acompanhar as mudanças da atualidade, ter resultados diferentes e cada vez maiores e melhores, manter os clientes internos e externos satisfeitos e não sermos engolidos pelo dia a dia é necessário, nos antever as mudanças, nos prepararmos para as incertezas que nos assolam (e que perdurará não se sabe por quanto tempo), e estarmos atentos as tendências internacionais.

Enxergar que os negócios e as relações se transformam e que há sempre uma "maneira nova, melhor, mais exata e mais abrangente de ver o mundo"3 é o primeiro passo para a sucesso na gestão jurídica.

E uma pergunta nos vem à mente: Será que podemos continuar fazendo o direito ou pensando a gestão dos escritórios e departamentos jurídicos do mesmo jeito que fazíamos antes da pandemia?

Para responder a essa pergunta, resolvi seguir a sugestão de uma querida amiga e professora, Myrian Santiago, e escrever uma série de alguns artigos sobre a importância da gestão jurídica associada à inovação que tratará (sem a intenção de esgotar o tema) sobre as mudanças no mundo jurídico, sobre o Legal Ops, a Controladoria Jurídica e a cultura da agilidade (Scrum e kanban dentro dos escritórios e departamentos jurídicos), e se os temas te interessam, convido vocês à ficarem conosco até o final!

_____

1 Os impactos da pandemia no mundo jurídico. Disponível aqui.

2 Os impactos da pandemia no mundo jurídico. Disponível aqui.

3 Sutherland , J.J. Scrum: guia prático. Tradução de Nina Lua. Rio de Janeiro. Sextante, 2020. P.9

Gleicy Michella de Souza Lima Tiso

Gleicy Michella de Souza Lima Tiso

Graduada em direito pela FIR/PE em 2011. Graduada em odontologia pela FOP/UPE em 2001 e pós-graduada pela ABO/PE em estética restauradora. Membro do grupo Mulheres Agilistas e do Business Agility Institute Brasil (BAI Brasil). MBA premium em gestão para escritórios e departamentos jurídicos pela Baiana Business School (em andamento). Sócia/ gestora da área de controladora jurídica/ Legal Operations do escritório Ivo Barboza & Advogados Associados. @gleicylimatiso

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca