MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. 5 principais habilidades para carreiras de perito judicial

5 principais habilidades para carreiras de perito judicial

Embora as diferentes carreiras na perito judicial sejam amplas e variadas, certas qualidades são comuns em todo o campo.

quarta-feira, 9 de março de 2022

Atualizado às 07:45

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

1. Comunicação

Habilidades de escrita e fala fortes e eficazes são essenciais porque a comunicação é fundamental para todos os aspectos da carreira.

Ser capaz de escrever articuladamente é um dos aspectos mais importantes do trabalho. Então ter aulas de redação deve ser uma prioridade! Ao fazer aulas de justiça criminal, você nunca deve deixar passar a oportunidade de fazer aulas de oratória. Esta profissão oferece a oportunidade de conversar com os mais diversos tipos de pessoas (vítimas, testemunhas, advogados, juízes e políticos). Incluindo a mídia, é uma parte vital do trabalho.

2. Solução de problemas

Muitas vezes é necessário enfrentar cenários complexos. Assim, os peritos devem ser capazes de se adaptar a situações que mudam rapidamente, tomar decisões rápidas e pensar racionalmente nos possíveis resultados e hipóteses.

3. Liderança

Fortes habilidades de liderança são necessárias para direcionar os outros e responder a questões críticas, quando há o trabalho em equipe, ou em uma comum diligência.

4. Ética e trabalho colaborativo

Por sua natureza, a perícia judicial exige trabalho em equipe e colaboração. Os peritos devem ser capazes de trabalhar bem com os outros, ouvir e funcionar como parte de uma equipe, que tem como objetivo principal auxiliar a Justiça.

Aprender sobre seu ofício e trabalhar bem com outros grupos diversificados constrói a base.

5. Integridade e Altruísmo

Os indivíduos devem ser honestos com um alto nível de integridade e capacidade de lidar com questões delicadas com responsabilidade. Uma atitude altruísta com um desejo sincero de ajudar os outros é altamente valorizada.

Jacqueline Tirotti

Jacqueline Tirotti

Perita em Tirotti Perícias Judiciais e Avaliações.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca