MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Dia do consumidor: você sabe por que foi criada esta data?

Dia do consumidor: você sabe por que foi criada esta data?

O consumidor está cada vez mais exigente e as empresas precisam se atentar ao que as conecta com seus clientes. A prevenção faz parte do bom serviço e do produto de qualidade.

quinta-feira, 17 de março de 2022

Atualizado em 18 de março de 2022 07:29

(Imagem: Arte Migalhas)

Em 1962 o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, fez uma declaração ao congresso sobre a necessidade de se discutir os direitos do consumidor.

De lá pra cá muita coisa evoluiu, mas ainda temos muito a fazer, pois notamos que diversas empresas falham, e muito, quando o assunto é prevenção e cuidado com o consumidor, e praticamente todas essas falhas podem ser evitadas.

Vamos usar o exemplo que aconteceu nesta semana, aqui em São Paulo, num famoso restaurante francês. Numa breve síntese, um cliente ofendeu outro cliente com suposto ataque homofóbico (versão circulada na mídia, a ser apurada pelas autoridades competentes), mas o que nos chama a atenção é o fato dos funcionários do restaurante, num primeiro momento, terem acobertado a situação ou, ainda, terem impedido outros clientes de chamarem a polícia.

O restaurante, ciente dos fatos, assumiu a responsabilidade pelo ocorrido, não apenas trocando a equipe de segurança - que, na opinião da administração da casa, falhou - como também contratou uma consultoria especializada em treinamento de pessoal, a fim de evitar que novos acontecimentos semelhantes ocorram, sobretudo para que consigam dar o devido respaldo a todas as vítimas de situações que venham a ocorrer.

É previsível que, de agora em diante, o restaurante tenha uma série de problemas, sejam de ordem processual, moral, material, etc. e claramente isso resultará em grandes prejuízos.

A moral da história: o restaurante esperou acontecer o pior para então agir e buscar soluções. Não pensou em prevenção, quando deveria ter treinado bem o seu pessoal, já que seu foco são clientes que pagam bem para ter comida e bebida, mas principalmente atendimento, de alta qualidade.

A equação é simples. O quanto se gasta em investimento x o quanto se gasta em solução de problemas. A conta quase nunca fecha!

O consumidor está cada vez mais exigente e as empresas precisam se atentar ao que as conecta com seus clientes. A prevenção faz parte do bom serviço e do produto de qualidade. Fica o convite à reflexão: como você tem tratado os seus clientes?

Marcelle Menezes do Amaral

Marcelle Menezes do Amaral

Sócia do IMAP Soluções (www.imapsolucoes.com.br). Especialista em mediação e arbitragem pela Fundação Getúlio Vargas, Especialista em mediação pela Escola Nacional de Mediação e Conciliação e Especialista em conciliação e mediação nas relações de consumo pela Escola Paulista da Magistratura. Pós graduanda em Neurociências e Comportamento pela PUCRS.

Rossana Fattori Linares

Rossana Fattori Linares

Advogada e consultora em mediação e arbitragem. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo no ano de 1996. Sócia do IMAP Soluções.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca