MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Pacientes com câncer têm direito a medicação de alto custo pelo SUS

Pacientes com câncer têm direito a medicação de alto custo pelo SUS

Os medicamentos prescritos podem ultrapassar R$ 20 mil por caixa e são necessários quando não há melhora do paciente com os fármacos tradicionais fornecidos pelo SUS.

sexta-feira, 22 de abril de 2022

Atualizado às 14:29

 (Imagem: Artes Migalhas)

(Imagem: Artes Migalhas)

A saúde é direito fundamental, consagrado na Constituição Federal (arts. 6º e 196), sendo dever do Estado assegurá-la a todos os cidadãos indistintamente. O art. 2º da lei n.º 8.080/90, por sua vez, reafirma que a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado promover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

Sobre o tema - aquisição de medicamento de alto custo pelos entes públicos, a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça, em 24/5/18, no julgamento do REsp 1.657.156/RJ, recurso repetitivo (tema 106), fixou os seguintes requisitos cumulativos para imposição ao Poder Público do fornecimento de medicamentos não incorporados em atos normativos do SUS:

"i) Comprovação, por meio de laudo médico fundamentado e circunstanciado expedido por médico que assiste o paciente, da imprescindibilidade ou necessidade do medicamento, assim como da ineficácia, para o tratamento da moléstia, dos fármacos fornecidos pelo SUS;

ii) incapacidade financeira de arcar com o custo do medicamento prescrito;

iii) existência de registro do medicamento na ANVISA, observados os usos autorizados pela agência."

No precedente indicado acima, o STJ modulou os efeitos da decisão, para que esta fosse aplicada apenas às demandas ajuizadas a partir da data da publicação, isto é, 4/5/18.

Sendo assim, preenchidos os requisitos acima, o medicamento deve ser custeado ao paciente pelo SUS. É uma regra!

A determinação da equipe médica que acompanha o paciente é fundamental, descrevendo a situação emergencial, a necessidade daquele medicamento, especificamente, pois há risco de metástase ou de vida caso o referido tratamento não ocorra, assim como o laudo deve destacar os tratamentos convencionais que já foram feitos sem sucesso, sendo a medicação indicada a única capaz de manter um prognóstico estável, com progressão de vida ao paciente.

Portanto, havendo expressa indicação médica que aquele medicamento é o único eficaz para o tratamento oncológico, não pode o SUS excluí-lo de sua cobertura.

Sergio Dondeo

Sergio Dondeo

Advogado e sócio do Santos & Dondeo Advogados, dedica-se à atuação especializada em ações contra Planos de Saúde em âmbito nacional.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca