MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Penhora do bem de família do fiador em aluguel comercial

Penhora do bem de família do fiador em aluguel comercial

O ministro relator, Alexandre de Moraes, argumentou que "se a intenção do legislador fosse a de restringir a possibilidade de penhora do imóvel do fiador ao contrato de locação, teria feito expressamente essa ressalva".

segunda-feira, 23 de maio de 2022

Atualizado em 24 de maio de 2022 11:29

O bem de família é o imóvel da entidade familiar, que tem por si só proteção legal e não pode ser penhorado.

No dia 5/8/21, o STF, deu início ao julgamento de uma grande controvérsia jurídica, que visava discutir o tema da "Penhorabilidade do bem de família do fiador nos casos de contrato de locação comercial".

O tema teve repercussão geral no RE 1.307.334 e, aqueles que defenderam a penhorabilidade do bem de família do fiador nos contratos de locação comerciais, justificaram que a lei 8.099/90 (lei do bem de família) não especifica o tipo de locação que pode ou não versar sobre a eventual possibilidade da penhora.

Entretanto, o STF considerou constitucional a penhora, seja em contrato comercial ou residencial, sendo essa tese fixada pelos sete votos ganhos no julgamento virtual encerrado no dia 8/3/22.

O julgamento avaliou a constitucionalidade do inciso VII do art. 3° da lei 8.009/90, no qual dispõe sobre a obrigação da fiança concedida em contrato de locação como uma das exceções a impenhorabilidade do bem de família, sendo tal análise realizada a luz da constitucionalidade dos arts. 1°, inciso III, 6° e 226 da CF/88.

O ministro relator, Alexandre de Moraes, argumentou que "se a intenção do legislador fosse a de restringir a possibilidade de penhora do imóvel do fiador ao contrato de locação, teria feito expressamente essa ressalva". E, ainda, o ministro entende que a penhora do bem não viola o direito à moradia do fiador uma vez que "ao assinar, por livre e espontânea vontade, o contrato de fiança em locação de bem imóvel (contrato este que só foi firmado em razão da garantia dada pelo fiador), o fiador abre mão da impenhorabilidade de seu bem de família, conferindo a possibilidade de construção do imóvel em razão da dívida do locatário".

Por fim, vemos que o tema discutido em tela já tem a devida posição legal, podendo ser englobado na vida prática e inserido nas discussões jurídicas de forma objetiva e fundamentada.

Alonso Santos Alvares

VIP Alonso Santos Alvares

Advogado especialista em Direito Tributário e é sócio da Alvares Advogados, escritório de advocacia especializado nas mais diversas frentes do Direito Empresarial.

Alessandra Montano

Alessandra Montano

Advogada pós-graduanda em Processo Civil e Direito Civil, e integrante do núcleo cível da Alvares Advogados, escritório de advocacia especializado nas mais diversas frentes do Direito Empresarial.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca