MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Seguro-franquia para automóveis: um novo jeito de economizar

Seguro-franquia para automóveis: um novo jeito de economizar

Nesta contratação, as franquias passam a ser responsabilidade da seguradora, desde que o valor do prejuízo seja maior ou igual ao valor da franquia nos sinistros cobertos pelo seguro auto

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Atualizado em 7 de julho de 2022 08:31

Em todos os contratos de seguro de automóvel existe uma franquia, que é a participação financeira obrigatória do segurado para ajudar a seguradora a arcar com os custos caso ocorra sinistro. A franquia garante que os segurados tenham mais cuidado e atenção ao conduzir o veículo, pois sabem que deverão se responsabilizar por parte do prejuízo caso aconteça algum acidente ou dano necessário de reparo. 

Dependendo do dano causado ao automóvel, fica inviável acionar o seguro, porque o valor obrigatório a ser pago a título de franquia é mais alto do que o próprio conserto. Para que situações como esta não aconteçam, existe o seguro-franquia, não muito popular no Brasil, que promete ser uma boa estratégia para economizar na hora da contratação do seguro auto. 

O seguro-franquia é o seguro que cobre a franquia do veículo. Ou seja, o percentual obrigatório a ser pago pelo segurado passa a ser responsabilidade da seguradora, desde que o valor do prejuízo seja maior ou igual ao valor da franquia nos sinistros cobertos pelo seguro automóvel.  É importante esclarecer que o seguro-franquia só tem validade enquanto o seguro principal do automóvel estiver vigente. Além disso, ele cobre apenas o primeiro sinistro dentro deste prazo de vigência e não há pagamento de franquia em caso de perda total. 

Mesmo diante estas regras, o seguro-franquia é uma boa estratégia para aqueles que não querem arcar com o alto custo de franquias de valores elevados, tendo suas taxas proporcionalmente menores ao valor da franquia do seguro principal. Ele serve para aquelas pessoas que possuem uma apólice de seguro de veículos nas categorias de passeio, utilitários, pick-ups e de carga; cujo valor da franquia estipulada seja de até R$ 8.000,00. 

O melhor momento para contratar o seguro-franquia serviço é simultaneamente ao ato da contratação do seguro auto, porém, caso você tenha um seguro em andamento e queira contratar o seguro-franquia, o valor pago será proporcional ao período que ainda resta na apólice. Esteja atento às condições impostas no contrato, quais as coberturas estão evidenciadas, para que dores de cabeça sejam evitadas mediante o sinistro e possível indenização. 

 

Lucimer Coelho de Freitas

Lucimer Coelho de Freitas

Advogada associada à Jacó Coelho Advogados. Doutoranda em Ciências Jurídicas pela Universidad del Museo Social - Argentina. Possui especialização em Direito Público (Direito Constitucional e Direito Administrativo) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO); MBA Gestão de Seguros e Resseguro (Executivo) e MBA Gestão Jurídica de Seguro e Resseguro pela Escola Nacional de Seguros (FUNENSEG).

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca