MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Cagece publica edital do maior projeto de PPP em saneamento básico do país

Cagece publica edital do maior projeto de PPP em saneamento básico do país

O projeto é semelhante à PPP celebrada pela Companhia Pernambucana de Saneamento - Compesa na Região Metropolitana do Recife em 2013, atualmente operada pela empresa BRK Ambiental.

quarta-feira, 20 de julho de 2022

Atualizado às 09:29

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará - Cagece publicou na última quinta-feira, 14.jul.2022, o Edital da Concorrência Pública Internacional para a celebração de parceria público-privada (PPP) para a prestação do serviço público de esgotamento sanitário nas Regiões Metropolitanas de Fortaleza e do Cariri. Este é o maior projeto de PPP em saneamento básico do país com relação ao número de pessoas que serão atendidas. 

A PPP, estruturada inicialmente pelo BNDES, foi revisada pela Cagece com a assessoria jurídica da Manesco e assessoria econômico-financeira da Fundace. 

Trata-se de concessão administrativa, pelo prazo de 30 anos, durante o qual o parceiro privado será contratado pela Cagece para operar os sistemas de esgotamento sanitário da Companhia, sendo remunerado por contraprestação pública que varia conforme o volume de esgoto coletado e o atendimento a indicadores de desempenho previstos no contrato. 

A licitação será julgada pela menor soma das contraprestações públicas pagas pela Cagece à Concessionária ao longo dos 30 anos do contrato. O valor bidado é mera estimativa das reais contraprestações que serão pagas, mas, junto à proposta comercial, a licitante deverá apresentar Plano de Negócios que especificará o preço unitário (R$/m³ de esgoto coletado e tratado) que será utilizado para calcular a contraprestação pública real durante a concessão. 

Os 24 municípios atendidos são divididos em dois Blocos, sendo o Bloco 1 formado pela Região Metropolitana do Cariri (RMC) e pela porção Sul da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF Sul), e o Bloco 2 formado pela porção Norte da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF Norte). No total, os Blocos somam 60% da população atendida pela Cagece no Estado do Ceará. 

O modelo difere dos últimos leilões de saneamento estruturados pelo BNDES nos estados do Alagoas, Rio de Janeiro e Amapá, por ser uma concessão administrativa celebrada pela companhia estadual de saneamento básico. Assim, não há relação direta da concessionária com os usuários. Para todos os efeitos, a Cagece continuará sendo a prestadora responsável pelos serviços de água e de esgoto perante os usuários, os municípios e as agências reguladoras competentes (a Arce, e, no Município de Fortaleza, a ACFor). 

O projeto é semelhante à PPP celebrada pela Companhia Pernambucana de Saneamento - Compesa na Região Metropolitana do Recife em 2013, atualmente operada pela empresa BRK Ambiental. Ainda, não se trata da primeira PPP celebrada pela Cagece, que assinou, em julho de 2021, a concessão para a construção, operação e manutenção de Planta de Dessalinização de Água Marinha para abastecer a Região Metropolitana de Fortaleza. 

O foco da PPP em licitação, agora, é o esgoto. O objetivo é assegurar a universalização do serviço público de esgotamento sanitário até 2033, prazo fixado pelo Novo Marco Regulatório. Para tanto, estão previstos investimentos na ordem de R$ 6,2 bilhões. 

A data para o recebimento dos envelopes é dia 22 de setembro, e a sessão pública de leilão ocorre no dia 27 de setembro, na B3, em São Paulo.

Wladimir Antonio Ribeiro

Wladimir Antonio Ribeiro

Sócio do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados.

Tamara Cukiert

Tamara Cukiert

Sócia advogada do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca