MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Sobre a ilegalidade da cobrança de consumação mínima

Sobre a ilegalidade da cobrança de consumação mínima

A vítima da imposição da cobrança da consumação mínima pode levar os fatos a conhecimento do PROCON, solicitando a restituição dos valores pagos irregularmente.

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Atualizado às 14:37

Habitualmente sofremos a imposição em realizar o pagamento referente a consumação mínima em bares, boates e restaurantes. O que poucas pessoas têm conhecimento é que essa prática é irregular e abusiva.

Ocorre que, de acordo com o que dispõe o inciso I do artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, a cobrança de taxa mínima de consumação é considerada uma venda casada; sendo uma prática ilegal e vedada em nossa legislação consumerista, vejamos:

Art. 39 - É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:

I - Condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos;

Ademais, cumpre esclarecer que a consumação mínima se trata de uma taxa mínima, estabelecida unilateralmente pelos donos de bares, boates e restaurantes, que os clientes em tese seriam obrigados a pagar ao ingressar no estabelecimento. Caso a pessoa não queira ou consiga consumir o valor por ela pago antecipadamente, não poderá ter a restituição de seu dinheiro, ou seja, ou consome a cota paga ou irá pagar por algo que não consumiu.

Inobstante, vislumbramos a possibilidade da realização da imposição de limites quantitativos desde que haja motivo justo. No caso da cobrança da consumação mínima inexiste justificativa suficiente a embasar o pagamento do valor mínimo de consumação.

Contudo, é valido expor que a cobrança de valor fixo relativo a ingresso ao estabelecimento não se faz irregular, desse modo, os estabelecimentos conseguiriam reduzir o valor cobrado a título de consumação mínima e o consumidor não seria obrigado a consumir ou pagar por algo que não desejava.

Em alguns Estados, como é o caso do Rio de Janeiro, desde outubro de 2003, com a entrada em vigor da lei 4.198/03, está proibido condicionar o fornecimento de produtos e serviços a limites quantitativos, ainda que a título de consumação mínima.

Somada a proibição da cobrança da consumação mínima, a lei também estabelece a proibição da cobrança de multa pelo extravio de comadas, de modo a considerar abusivo o valor igual ou superior a duas vezes o valor do ingresso local.

A vítima da imposição da cobrança da consumação mínima pode levar os fatos a conhecimento do PROCON, solicitando a restituição dos valores pagos irregularmente.

Por fim, caso seja o consumidor compelido a pagar o valor de entrada e também o da consumação mínima, recomenda-se solicitar uma nota fiscal detalhada, na qual conste especificamente os valores cobrados e produtos consumidos.

Alonso Santos Alvares

VIP Alonso Santos Alvares

Advogado especialista em Direito Tributário e é sócio da Alvares Advogados, escritório de advocacia especializado nas mais diversas frentes do Direito Empresarial.

Bruna Freitas

Bruna Freitas

Advogada especialista em Direito Empresarial e integrante do núcleo cível da Alvares Advogados, escritório de advocacia especializado nas mais diversas frentes do Direito Empresarial.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca