MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. STF reconhece direito à restituição do imposto de renda pago indevidamente sobre pensão alimentícia

STF reconhece direito à restituição do imposto de renda pago indevidamente sobre pensão alimentícia

O procedimento para apresentação do pedido de restituição do valor do imposto indevidamente pago já foi esclarecido pela Receita Federal, que informou o valor recebido a título de pensão alimentícia não será mais tributado pelo imposto de renda.

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Atualizado às 08:34

Após anos de debates, chegou ao fim a discussão referente à bitributação de imposto de renda sobre pensão alimentícia, ante à incidência do tributo tanto na fonte pagadora quanto na fonte recebedora dos alimentos.

O tema está em debate desde 2015, quando foi ajuizada Ação Direta de Inconstitucionalidade - ADIn 5.422, pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM, questionando a (in)constitucionalidade de dispositivos legais que previam a incidência de imposto de renda sobre os valores recebidos a título de alimentos ou de pensões alimentícias.

Ao concluir o julgamento da ADIn, o Supremo Tribunal Federal - STF entendeu são isentos de imposto de renda os valores decorrentes do direito de família, pois tais verbas não acrescentam valor ao patrimônio do alimentado ou do genitor detentor de sua guarda, até porque este pagamento é feito pelo alimentante justamente como forma de suprir as necessidades daquele que, no momento, não possui condições de arcar com seu próprio sustento, de forma autônoma.

Assim, a tributação do valor recebido pelo alimentado, na visão do STF, fere direitos fundamentais e atinge os interesses de pessoas vulneráveis - idosos, crianças e adolescentes - que possuem proteção especial por parte do Estado, da família e da sociedade. Neste espírito, o STF ressaltou a importância e reconheceu o direito do alimentado de requerer ao Fisco a restituição dos impostos recolhidos - indevidamente - nos últimos 5 anos.

O procedimento para apresentação do pedido de restituição do valor do imposto indevidamente pago, pelo alimentado, já foi esclarecido pela Receita Federal, que também, informou que, doravante, o valor recebido a título de pensão alimentícia não será mais tributado pelo imposto de renda, devendo ser declarado como "rendimentos isentos e não tributáveis".

Larissa Claudino Delarissa

Larissa Claudino Delarissa

Sócia do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia.

Suellen Silva Pacheco

Suellen Silva Pacheco

Colaboradora do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca