MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. O impacto das novas tecnologias na celebração de documentos públicos e particulares

O impacto das novas tecnologias na celebração de documentos públicos e particulares

Paulo Henrique Bione e Joyce Horrana da Silva

Ao contrário do que alguns podem vir a pensar, assinatura eletrônica não é a mesma coisa que assinatura digital.

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Atualizado às 09:00

Dentre os principais avanços contemporâneos na formalização de negócios, há que se registrar a expressiva diminuição da burocracia e dos entraves para celebração e assinatura de documentos.

Ainda que retomadas, ao menos parcialmente, as atividades presenciais, é certo que a celebração de contratos e assinatura digitais cresceram exponencialmente.

O maior tempo de criação do documento, a complexidade da coleta de assinaturas físicas, os custos com papel e impressora, cartório, transporte, armazenamento, entre outros, reforçaram tal mudança de formato.

Antes de mais nada, aos que estiverem se perguntando acerca da segurança jurídica envolvida: sim, tanto a assinatura digital quanto a eletrônica possuem validade jurídica prevista em lei, assegurada pela Medida Provisória 2.200/01. A MP também reforça que o ICP-Brasil não é o único meio que as tornam válidas, levando em conta os métodos de assinatura eletrônica que trouxemos acima.

De toda forma, por segurança, muitas empresas têm adotado cláusulas que deixam claro o uso dessa tecnologia na celebração de seus contratos, ratificando ainda mais a validade. Isso tem ocorrido para evitar qualquer tipo de objeção futura de alguma das partes, vez que, apesar da previsão legal, o entendimento ainda não é 100% pacificado entre os tribunais.

Mas atenção. Alguns documentos ou órgãos públicos exigem a utilização do certificado digital ICP-Brasil.

Ao contrário do que alguns podem vir a pensar, assinatura eletrônica não é a mesma coisa que assinatura digital.

Enquanto a assinatura digital é uma espécie de assinatura eletrônica, que requer o uso de um certificado digital, a assinatura eletrônica é mais abrangente: são todos os métodos utilizados para acessar, assinar, compartilhar e aprovar informações no virtual.

Para garantir sua legitimidade, a assinatura eletrônica adota mecanismos como senha, biometria ou até mesmo a própria assinatura digital, que, aliados a um contexto (e-mails, pagamentos etc.), garantem uma validade irrefutável àquele documento. Foi o que entendeu o Tribunal de Justiça de São Paulo, em abril de 2022, ao julgar um agravo de instrumento no qual o executado impugnou a validade da sua assinatura à confissão de dívida, por ela ter sido de forma eletrônica:

AGRAVO DE INSTRUMENTO. ASSINATURA ELETRÔNICA. VALIDADE DO DOCUMENTO. Os executados impugnaram a assinatura presente no Contrato de Confissão de Dívida. Porém, apesar do alcance distinto, a assinatura eletrônica também garante segurança e autenticidade. Diferente da assinatura digitalizada, a assinatura digital/eletrônica tem o mesmo valor de uma realizada a próprio punho. A agravante não negou a contratação da confissão de dívida, o que fazia presumir sua validade. Isto é, em nenhum momento no recurso a parte negou que seu representante fosse o autor daquela assinatura digital. Incidência do o § 2o do artigo 10º da Medida Provisória 2.200-2/2001. Precedentes do Superior Tribunal de Justiça e desta Turma julgadora. DECISÃO MANTIDA. AGRAVO IMPROVIDO.

(TJ-SP - AI: 20314981720228260000 SP 2031498-17.2022.8.26.0000, Relator: Alexandre David Malfatti, Data de Julgamento: 07/04/2022, 12ª Câmara de Direito Privado, Data de Publicação: 07/04/2022)

Sendo assim, já é possível assumir que, atualmente, a assinatura eletrônica apresenta-se como a forma mais eficiente para firmar contratos entre particulares, desde que sejam observados os principais pontos que conferem validade jurídica aos documentos assinados dessa forma.

Além disso, a prática de atos notariais eletrônicos nos tabelionatos de notas do país encontra-se regulamentada. O provimento 100/20, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), instituiu o e-Notariado, plataforma que, entre suas diversas funcionalidades, viabiliza, de forma online, a assinatura de documentos, o reconhecimento de firma, a lavratura de procurações e escrituras públicas, a emissão de certificados, todos digitalmente emitidos por tabeliões de notas e profissionais do Direito dotados de fé pública.

A iniciativa atrai principalmente os usuários mais reticentes com novas tecnologias, aumentando a aderência da modalidade.

Os benefícios e o custo baixo pelo uso dessas novas tecnologias parecem bastante atrativos às empresas. E são.

Existem cases de sucesso documentados pelo DocuSign, umas das principais empresas do ramo de assinaturas digitais, que demonstraram:

  • Redução do tempo de assinatura de contratos em 67%, sendo que 25% dos negócios passaram a ser fechados em menos de 1 hora;
  • Diminuição do custo médio de logística de operação em incríveis 75%.1

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) registrou, ainda, em 2021, mais de 7 milhões de certificados digitais emitidos apenas no padrão da ICP-Brasil. Até abril de 2022, o número total de certificados ativos totalizava 10.822.393.

Portanto, esse aumento demonstra um claro avanço na forma de desenvolver novos negócios. Alguns por entusiasmo, outros por necessidade e muitos por redução de custos, aumento de produtividade e inovação.

Aos que buscam aderir às ferramentas aqui mencionadas: é importante lembrar, para garantir-se a devida segurança jurídica, a importância de cláusulas contratuais específicas completas e adequadas para o uso dessa e outras tecnologias.

____________

1 https://www.docusign.com.br/blog/beneficios-da-assinatura-eletronica

Paulo Henrique Bione

Paulo Henrique Bione

Advogado do escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia.

Joyce Horrana da Silva

Joyce Horrana da Silva

Advogada do escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca