MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Golpe do pix: como identificar e evitar prejuízos

Golpe do pix: como identificar e evitar prejuízos

A atenção é o principal ponto para evitar ser vítima deste golpe, é importante também ficar atento a várias questões que vão desde quem está solicitando a transferência até os dados do recebedor.

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Atualizado às 08:50

O golpe do Pix é uma das principais armadilhas utilizadas pelos criminosos para subtrair dinheiro dos brasileiros. Dessa forma os criminosos se valem da crescente utilização da ferramenta tecnológica e suas facilidades para cometer crimes contra os usuários.

A primeira coisa que você deve saber

Grande parte dos prejuízos sofridos pelos brasileiros neste golpe se dá a falta desta informação, muito embora você tenha sido vítima desse golpe e acredita que a culpa foi sua, saiba que na grande maioria dos casos o Banco tem responsabilidade e por consequência disto deverá indenizar todo o prejuízo que você suportou!

Bom agora que você sabe o mais importante, vamos dar continuidade aos detalhes que você precisa saber para não cair nesses golpes e continuar utilizando o pix que é uma ferramenta muito boa para todos nós.

A atenção é o principal ponto para evitar ser vítima deste golpe, é importante também ficar atento a várias questões que vão desde quem está solicitando a transferência até os dados do recebedor. Neste artigo, você vai aprender como identificar o golpe do Pix e assim evitar prejuízos.

A criação do Pix no Brasil!

O Pix, é um novo sistema de pagamentos instantâneos que visa tornar as operações financeiras mais rápidas, seguras e eficientes. Foi criado para substituir o antigo sistema de pagamentos brasileiro, chamado de TED (Transferência Eletrônica Disponível) e DOC (Documento de Ordem de Crédito).

Lançado oficialmente no dia 16 de novembro de 2020, o Pix virou febre e foi adotado por praticamente todas as instituições financeiras credenciadas pelo Banco Central.

Para utilizar o Pix, basta cadastrar uma chave de identificação única, que pode ser o número do CPF/CNPJ, endereço de e-mail ou número de celular. Essa chave será usada para enviar ou receber pagamentos instantâneos 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Com a promessa de facilitar muito a vida dos brasileiros, permitindo que qualquer pessoa realize transações financeiras em tempo real, sem a necessidade de utilizar um cartão de crédito ou débito. Além disso, o sistema também tem o escopo de reduzir consideravelmente os custos das operações financeiras no Brasil.

O que é o golpe do Pix?

O golpe do Pix é uma fraude que tem feito muitas vítimas no Brasil. O lado negativo que esse golpe pode ter várias faces, como por exemplo, utilização de operações falsas, criminosos se passando por funcionários de instituições financeiras, utilizações de contas falsas em aplicativo de pagamentos e, tudo para conseguir a transferência dos seus recursos indevidamente.

Como identificar o golpe do Pix?

Existem alguns sinais que podem indicar que você está sendo vítima do golpe do Pix:

- Você recebe uma mensagem no seu celular informando que você acabou de realizar uma compra ou uma transferência para uma conta desconhecida;

- Você não reconhece a conta para a qual você realizou a transferência;

- Você não lembra de ter feito a transferência;

- Você percebe que houve um saque na sua conta bancária sem que você tenha autorizado.

-Contatos suspeitos, logo após você realizar alguma operação/negociação bancária.

São várias as formas que os criminosos se utilizam para prejudicar você.

Como evitar o golpe do Pix?

Para evitar o golpe do Pix, é importante tomar alguns cuidados:

- Nunca utilize um aplicativo de pagamentos para fazer operações financeiras sem antes verificar se ele é confiável;

- Sempre verifique o endereço eletrônico da pessoa para a qual você está enviando o dinheiro. Certifique-se de que ela é realmente quem diz ser;

- Não utilize Wi-Fi público para fazer operações financeiras ou uso de internet banking. Essas redes geralmente não são seguras;

- Caso você seja vítima do golpe, entre em contato imediatamente com seu banco para bloquear sua conta e evitar maiores prejuízos.

Fui vítima do golpe do Pix, o que fazer?

Você acabou de cair vítima do golpe do Pix, o que fazer?

Primeiramente, não se desespere. Você ainda tem tempo de minimizar os prejuízos e até mesmo de recuperar todo dinheiro perdido. Siga as nossas dicas e saiba como agir:

1. A primeira coisa a fazer é entrar em contato com o banco e relatar o ocorrido. Isso vai ajudar a identificar a origem da fraude e bloquear as movimentações suspeitas;

2. Faça um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima, inclusive o boletim pode ser realizado pela internet. Esse documento será importante para identificação dos criminosos e também para uma eventual ação judicial;

3. Entre em contato com os órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, Consumidor.gov.br, para registrar sua queixa sobre o ocorrido e pedir informações;

4. Analise todos os documentos que você possui sobre a ação fraudulenta e guarde-os para apresentá-los às autoridades;

5. Não se esqueça de manter todas as conversas que teve com os golpistas, pois elas também podem ser úteis para as investigações;

6. Fique atento a todos os detalhes tentando obter o máximo de informações possíveis sobre a situação;

7. Conte com ajuda de profissionais especializados.

Conclusão

Assim, como existem diversos golpes que podem ser aplicados aos brasileiros, é preciso estar atento para não cair em nenhum deles.

O golpe do Pix é uma das principais armadilhas utilizadas pelos criminosos para subtrair dinheiro dos brasileiros. 

Valdecir Rabelo Filho

VIP Valdecir Rabelo Filho

Advogado.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca