MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A importância da prospecção tecnológica para as startups

A importância da prospecção tecnológica para as startups

O TRL é uma importante ferramenta de que busca analisar a prontidão tecnológica de uma ideia. O conceito foi desenvolvido pela NASA (National Aeronautics and Space Administration) na década de 1970.

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Atualizado às 07:56

Inovação é um tema recorrente no mercado atual. Desse modo, diversos inventores buscam solucionar problemas reais por meio de suas invenções ou ideias. As ideias que são aplicáveis a realidade tornam-se startups. As startups hoje representam uma clara demonstração de que o pensamento fora da caixinha pode tornar uma invenção em um unicórnio valioso

Entretanto, o caminho percorrido para tornar-se um empreendimento de sucesso é longo e exige investimento. O complexo das inovações é que nem todos estão dispostos a financiá-las, assim, muitas startups morrem antes mesmo de iniciar suas operações.

Desse modo, os inventores necessitam buscar, com a maior embasamento possível, investidores, conhecidos como anjos, que objetivam conceder a oportunidade de a startup fluir e alcançar patamares mais avançados. Por essa razão, cabe ao inventor apresentar ao investidor justificativas para o financiamento da ideia, e um dos métodos é a prospecção tecnológica.

Note que a maioria das startups que existentes são provenientes de uma propriedade intelectual criada, a ideia sai do plano de imaginação e se torna um aplicativo, site, método para proteção, método para gerenciamento entre outros, porém na mesma medida que há ideias, há inventores, por essa razão diversas criações não são financiadas, pois não demonstram maturidade suficiente para a aplicação empresarial.

É dentro da necessidade de justificar a inovação de uma ideia que está inserida a prospecção de tecnologia. Compreendida com uma estratégia empresarial, ela que visa identificar e garantir a inovação, por meio de pesquisa em inúmeros bancos de dados mundiais.

Assim, será analisado diversos aspectos, como as discussões, legislação, invenções e estudos que envolvem o tema. A pesquisa precisa abranger níveis internacionais, pois geralmente os investidores pretendem alcançar degraus mais altos possíveis com o investimento aplicado.

Desse modo, o principal aspecto analisado será  a maturidade da invenção, que consiste na análise doutrinária, documental e social daquela invenção. O intuito é compreender se a ideia apresentada responde a algum problema antes apresentado ou debatido. Constatado amplo debate sobre o tema é possível analisar as tecnologias criadas para o problema.

Observe que a necessidade de um problema é fator crucial para os investimentos, pois as invenções compostas por soluções geram maior garantia de retorno. A análise sobre as tecnologias ou soluções criadas visa identificar como o mercado tem se movimentado em relação ao problema e se a invenção possui relevante diferença em relação as demais.

Assim, a análise das tecnologias poderá basear-se na análise das patentes existentes, elas constituem um importante vetor para identificação do interesse empresarial da ideia. Além disso, é possível, por meio de base de dados analisar os valores atribuídos na cessão e licenciamento dessas invenções.

Dessa forma, a prospecção tecnológica será um importante passo para as startups, primeiramente para compreender o mercado por traz da ideia e segundo para entender quem pode ser um alvo para fomentar a ideia. Entretanto, a prospecção tecnológica busca também identificar o Technology Readiness Level (TRL) ou Níveis de Prontidão de Tecnologia.

O TRL é uma importante ferramenta de que busca analisar a prontidão tecnológica de uma ideia. O conceito foi desenvolvido pela NASA (National Aeronautics and Space Administration) na década de 1970. Assim, será aplicada uma escala capaz de identificar a evolução tecnológica da ideia.

Assim, a prontidão será aplicada dentro de 9 níveis. O nível 1, mais baixo, é aplicado a ideias que ainda estão no campo da pesquisa. Por evolução, o nível 3 analisa se a tecnologia possui condições de prosseguir em seu desenvolvimento, já o nível de TRL 6, será constato quando o protótipo da invenção estiver pronto, estima-se que a maioria das startups caem no vale da morte, quando alcançado o nível de TRL6.

O nível mais alto, TRL 9, somente será alcançado quando a tecnologia for implementada e se mostrar eficaz. A medição por meio de TRL é mundialmente utilizada, por essa razão é extremamente importante para as startups.

O TRL garante a possibilidade de realizar um gerenciamento de riscos e visualizar se o investimento é favorável. Além disso, auxilia a tomada de decisões, porém não é o fator crucial para critérios de avaliação utilizada por aceleradores.

Dessa forma, a prospecção tecnológica é extremamente importante, pois garante ao inventor a possibilidade de analisar e compreender como sua ideia tem sido debatida em todo mundo, encontrar possíveis empresas interessadas no ramo e também entender a maturidade de sua invenção. Além disso, fornece a possíveis investidores uma análise prática e realista do tema.

Fonte: Revista FAPESP. Mai.2019

_____________________

Pierro, Bruno. Inovações induzidas. Maio 2019. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/inovacoes-induzidas/. Acesso: 15 de set. de 2022

Biotech Town. Technology readiness level: como funciona o método TRL. Maio 2021. Disponível em: https://biotechtown.com/blog/trl/. Acesso: 15 de set. de 2022

Lorena Marques Magalhães

Lorena Marques Magalhães

Advogada na Barreto Dolabella advogados, mestranda em propriedade intelectual e transferência de tecnologia na UNB

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca