MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Retrospectiva das principais decisões do STJ

Retrospectiva das principais decisões do STJ

Soluções passam a ser mais concisas em orientar de forma informativa os clientes, parceiros e colegas da profissão.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Atualizado às 14:29

Se faz pertinente à comunidade jurídica apresentarmos uma retrospectiva às principais decisões dos Tribunais Superiores nos mais diversos âmbitos jurídicos. No âmbito do Superior Tribunal de Justiça tivemos importantes teses, a partir das decisões, em julgamentos paradigmas, como as seguintes:

1.FAMÍLIA - MATRIMÔNIO E UNIÕES PARALELAS

Traição é traição. No Brasil, o matrimônio segue regido pela monogamia sendo inviável, portanto, o reconhecimento de uniões paralelas ainda que iniciadas antes do matrimonio. A violação a monogamia consiste na bigamia que constitui crime no Brasil. Destaque-se, no entanto, a possibilidade de união quando há a separação de fato comprovada. Em países como na Índia e Singapura preserva-se a poligamia com a possibilidade de várias uniões ao mesmo tempo. Na Corte superior canadense, recentemente, houve a discussão sobre o tema, já que no caso em análise, o contraventor possui religião no qual se admite a poligamia e, então, se colocou se cumprir a lei canadense da monogamia não seria, na verdade, uma violação à liberdade religiosa e leis divinas. A decisão canadense foi no sentido de que a lei canadense visa preservar, com a monogamia, a dignidade e saúde da mulher e dos filhos.

2.CÍVEL E CONSUMIDOR - PLANOS DE SAÚDE

O STJ decidiu, ainda, que o rol, estabelecido pela Agência Nacional de Saúde, é taxativo, mas o judiciário detém a liberdade de analisar caso a caso impondo a obrigatoriedade à operadora do plano ao procedimento necessário. Por maioria de votos, a Segunda Seção definiu que o rol da ANS é, em regra, taxativo, e não admitiria ampliações", ressalvando que, conforme o relator, ministro Luis Felipe Salomão, "em diversas situações é possível ao Judiciário determinar que o plano garanta ao beneficiário procedimento não previsto pela ANS, dependendo de critérios técnicos e da demonstração da necessidade e da pertinência desse tratamento".Após essa decisão da Segunda Seção, que é especializada em direito privado, "a questão foi discutida no Congresso Nacional, culminando com a aprovação e a sanção da lei 14.454, que estabeleceu critérios importantes para permitir a cobertura de exames ou de tratamentos de saúde não incluídos na lista da ANS".

Entre as decisões destacadas, está a tese fixada no Tema 1.082 dos recursos repetitivos. A Segunda Seção entendeu que a operadora, mesmo após rescindir unilateralmente o plano ou o seguro de saúde coletivo, deve garantir a continuidade da assistência a beneficiário internado ou em tratamento de doença grave, até a efetiva alta, desde que ele arque integralmente com o valor das mensalidades.

3.CÍVEL E IMOBILIÁRIO - COMPRA DE IMÓVEL COM GARANTIA de ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA E MORA

A Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sob o rito dos recursos repetitivos (Tema 1.095), estabeleceu que a resolução, por falta de pagamento, do contrato de compra de imóvel com garantia de alienação fiduciária - devidamente registrado em cartório e desde que o devedor tenha sido constituído em mora - deverá observar a forma prevista na lei 9.514/97, por se tratar de legislação específica, afastando-se assim a aplicação do Código de Defesa do Consumidor (CDC).Com a fixação da tese, podem voltar a tramitar todos os processos sobre a mesma questão jurídica que estavam suspensos à espera do julgamento do repetitivo. O precedente qualificado deverá ser observado pelos tribunais de todo o país na análise de casos idênticos.

4. EMPRESARIAL - RECUPERAÇÃO JUDICIAL E TERCEIROS DEVEDORES COOBRIGADOS OU SOLIDÁRIOS

O STJ ainda decidiu que a recuperação judicial do devedor principal não suspende ou impede as cobranças ou execuções quanto ao terceiros devedores coobrigados ou solidários. Para os  efeitos do art. 543-C do CPC: "A recuperação judicial do devedor principal não impede o prosseguimento das execuções nem induz suspensão ou extinção de ações ajuizadas contra terceiros devedores solidários ou coobrigados em geral, por garantia cambial, real ou fidejussória, pois não se lhes aplicam a suspensão prevista nos arts. 6º, caput, e 52, inciso III, ou a novação a que se refere o art. 59, caput, por força do que dispõe o art. 49, § 1º, todos da lei 11.101/05". [...] (REsp 1333349 SP, Rel. Ministro LUIS FELIPE SALOMÃO, SEGUNDA SEÇÃO, julgado em 26/11/2014, DJe 2/2/15)

Outra tese firmada, pelo STJ, versa quanto ao  efeito do art. 1.036 do CPC/15: Ao produtor rural que exerça sua atividade de forma empresarial há mais de dois anos é facultado requerer a recuperação judicial, desde que esteja inscrito na Junta Comercial no momento em que formalizar o pedido recuperacional, independentemente do tempo de seu registro. [...] (REsp 1905573 MT, relator Ministro Luis Felipe Salomão, Segunda Seção, julgado em 22/6/2022, DJe de 3/8/22) (REsp 1947011 PR, relator Ministro Luis Felipe Salomão, Segunda Seção, julgado em 22/6/2022, DJe de 3/8/22)

5.TRIBUTÁRIO - INEXIGÊNCIA  DE CND NO MOMENTO DO DESEMBARAÇO ADUANEIRO EM OPERAÇÕES SOB O REGIME DE DRAWBACK.

O STJ decidiu, ainda, sobre a questão do momento da apresentação da Certidão Negativa de débitos para as operações em regime de drawback. O artigo 60, da lei 9.069/95, dispõe que: "a concessão ou reconhecimento de qualquer incentivo ou benefício fiscal, relativos a tributos e contribuições administrados pela Secretaria da Receita Federal fica condicionada à comprovação pelo contribuinte, pessoa física ou jurídica, da quitação de tributos e contribuições federais". 3. Destarte, ressoa ilícita a exigência de nova certidão negativa de débito no momento do desembaraço aduaneiro da respectiva importação, se a comprovação de quitação de tributos federais já fora apresentada quando da concessão do benefício inerente às operações pelo regime de drawback [..] 4. [...] Acórdão submetido ao regime do artigo 543-C, do CPC, e da Resolução STJ 08/08. (REsp 1041237SP, Rel. Ministro LUIZ FUX, PRIMEIRA SEÇÃO, julgado em 28/10/09, DJe 19/11/09)

6.TRIBUTARIO - DEPÓSITO PRÉVIO CAUTELAR À EXECUÇÃO

O STJ decidiu, ainda, que o  contribuinte pode, após o vencimento da sua obrigação e antes da execução, garantir o juízo de forma antecipada, para o fim de obter certidão positiva com efeito de negativa. [...] 2. Dispõe o artigo 206 do CTN que: "tem os mesmos efeitos previstos no artigo anterior a certidão de que conste a existência de créditos não vencidos, em curso de cobrança executiva em que tenha sido efetivada a penhora, ou cuja exigibilidade esteja suspensa." A caução oferecida pelo contribuinte, antes da propositura da execução fiscal é equiparável à penhora antecipada e viabiliza a certidão pretendida, desde que prestada em valor suficiente à garantia do juízo. [...] 10. [...]. Acórdão submetido ao regime do art. 543-C do CPC e da Resolução STJ 08/08. (REsp 1123669 RS, Rel. Ministro LUIZ FUX, PRIMEIRA SEÇÃO, julgado em 9/12/09, DJe 1/2/10)

7. BANCÁRIO - JUROS MORATÓRIOS

Em um momento em que mais de noventa por cento dos brasileiros se encontram em condição de inadimplência, vale destacar a decisão do STJ que estabelece que nos  contratos bancários, não-regidos por legislação específica, os juros moratórios poderão ser convencionados até o limite de 1% ao mês. [...] (REsp 1061530 RS, Rel. Ministra NANCY ANDRIGHI, SEGUNDA SEÇÃO, julgado em 22/10/08, DJe 10/3/09)

Com isso, soluções passam a ser mais concisas em orientar de forma informativa os clientes, parceiros e colegas da profissão.

Giselle Farinhas

Giselle Farinhas

Sócia titular do escritório Giselle Farinhas Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca