MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Personalidade jurídica do condomínio edilício

Personalidade jurídica do condomínio edilício

Pode-se afirmar que o condomínio edilício está destinado à expandir a sua presença e relevância enquanto instrumento legal eficaz para reger a cooperação de pessoas em torno de imóveis que conjuguem uso exclusivo e uso comum.

quarta-feira, 29 de março de 2023

Atualizado às 08:15

Condomínio edilício é criação jurídica genial visando o governo da coisa comum. República e condomínio edilício são estruturas normativas equivalentes no plano lógico: definem relações jurídicas que regem sujeitos que estão vinculados a certo objeto comum; que se unem formando certo conjunto; que se submetem à normas visando alcançar certa finalidade e para tanto escolhem o governo da coisa comum.

Essa equivalência nas relações entre os elementos do seu conceito não é coincidência: é um padrão matemático. A Figura 1 organiza essas relações para mais fácil compreensão.

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

A Sociedade se organiza em círculos concêntricos: do menor para o maior. Essa ordem pode ser percebida na família, no condomínio, na associação ou comunidades organizadas, no município, no estado, na União e na ONU. Cada ente possui sua finalidade segundo a sua posição nessa grande ordem de círculos concêntricos. A presença ou a ausência de algum desses entes podem determinar ordens jurídicas mais ou menos eficientes na gestão da cooperação entre os indivíduos em torno do objeto comum.

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

Condomínio edilício é um desses círculos e será examinado nesse artigo. A ordem de exame será deduzida em quatro tópico seguindo os temas apresentados na Figura 2.

  • Clique aqui e confira a íntegra do artigo.
Luiz Walter Coelho Filho

VIP Luiz Walter Coelho Filho

Sócio-fundador do escritório Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Sociedade de Advogados. Graduado em Direito pela UFBA, ano de 1985. Exerce a advocacia nas áreas de Direito Administrativo e Imobiliário

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca