MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A cultura do exposed X Os prejuízos à privacidade e o bem-estar emocional das pessoas envolvidas

A cultura do exposed X Os prejuízos à privacidade e o bem-estar emocional das pessoas envolvidas

Esses atos podem gerar o famoso "cancelamento" dessas pessoas nas redes sociais, no convívio social e no trabalho.

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Atualizado às 08:37

Com a facilidade e a velocidade de acesso às informações por meio das redes sociais, dificuldade de obter tutela jurisdicional quanto à prática de crimes, bem assim a fim de prevenir eventuais possíveis vítimas, tem sido comum a utilização das redes sociais para denunciar comportamentos inadequados ou abusivos. Violências sexuais, violência doméstica, de gênero, racismo e abuso psicológico são as principais temáticas das exposições. 

 

Portanto, exposed significa expor um caso nas redes sociais. 

 

Tem-se visto muitas exposições em redes sociais de vítimas de violência doméstica e, aqui, não me atrevo a julgar as razões pelas quais as vítimas optaram pelo exposed das agressões que sofreram, até porque o direito da vítima de expor a sua própria história, no caso uma história de violência, acaba por consequência expondo o próprio agressor.  

 

No entanto, sem desconsiderar que o exposed pode ser um instrumento poderoso de denúncia, essa exposição pública pode trazer consequências de danos imensuráveis para a própria vítima, para o agressor e para os filhos porventura existentes. Ainda, também pode levar a retaliações, cyberbullying e outras formas de violência. 

 

Além disso, a exposição pública pode prejudicar a defesa judicial da vítima, pois pode ser vista como uma forma de vingança ou tentativa de desacreditar o agressor perante a opinião pública. Isso pode prejudicar a avaliação dos fatos pelo juiz ou outros órgãos judiciais, bem assim a vítima pode vir a ser demandada em juízo por reparação de danos (morais e materiais) pelo próprio agressor ou até mesmo pode responder penalmente por eventuais crimes que praticar em razão da exposição pública. 

Assim, o exposed não é a melhor opção para denunciar casos de violência doméstica ou buscar justiça. Existem canais específicos, como delegacias da mulher e serviços de atendimento especializados, que oferecem proteção e apoio jurídico às vítimas. É importante buscar ajuda de profissionais especializados e agir com cautela para evitar retaliações e violência ainda maiores. 

 

Mas se ainda assim a vítima desejar expor a sua história publicamente, procure realizar de maneira a não identificar o agressor e focar no relato do abuso sofrido e no seu sofrimento pessoal. 

 

Por fim, a identificação do agressor, ainda que repugnante os seus atos, não pode ser realizada de forma contrária à lei, sem a observação da garantia constitucional do devido processo legal. Esses atos podem gerar o famoso "cancelamento" dessas pessoas nas redes sociais, no convívio social e no trabalho. 

Caroline Ribeiro Souto Bessa

Caroline Ribeiro Souto Bessa

Advogada da área Penal Empresarial do escritório Martorelli Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca