MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Como o machine learning pode afetar a sua forma de trabalho

Como o machine learning pode afetar a sua forma de trabalho

Thales Maia

Na maioria dos casos, o preenchimento das informações necessita de uma intervenção humana, para que o sistema colete os dados inseridos e realize as operações necessárias.

domingo, 25 de junho de 2023

Atualizado em 23 de junho de 2023 15:00

A inteligência artificial no universo jurídico já é uma realidade, que faz parte da rotina de tribunais e dos escritórios de advocacia.  A utilização dessa tecnologia está transformando o modo como o Direito é operacionalizado e aplicado. 

Em seu conceito mais simples, a inteligência artificial pode ser definida como uma simulação de processos da inteligência humana, adotados por máquinas e sistemas na execução de diversas tarefas. A aplicação da inteligência artificial em nosso dia a dia pode ser vista, por exemplo, nos chatbots, assistentes virtuais (Siri, Alexa) ou centrais de atendimentos digitais, amplamente utilizados nas grandes empresas para agilizar os procedimentos internos.

No entanto, com o avanço tecnológico e as necessidades do mercado, a inteligência artificial deixou de ser uma ferramenta que apenas mimetiza o ser humano em atividades mais simples, evoluindo e passando a desenvolver conexões novas, como é o caso do machine learning (aprendizado de máquina).

machine learning é um ramo da inteligência artificial e da ciência da computação que se concentra no uso de dados e algoritmos para imitar a maneira como os humanos aprendem, melhorando gradualmente sua precisão. 1

Em outras palavras, os algoritmos do machine learning identificam padrões, analisam modelos estatísticos e se aprimoram com o tempo, realizando previsões e classificações sem instruções explícitas, sendo capazes de alavancar os negócios empresariais. É o caso dos algoritmos das grandes redes sociais que identificam o perfil do usuário e disponibilizam publicações relacionadas ao seu interesse, gerando um maior engajamento e um aumento significativo no tempo de utilização do usuário nas redes sociais.

A aplicação da inteligência artificial na advocacia melhora procedimentos, livra os advogados de algumas tarefas repetitivas e pode ser um grande atrativo para os clientes que buscam uma solução jurídica dinâmica e eficaz para o acompanhamento dos seus casos. Já estão disponíveis no mercado sistemas capazes de gerar informações, automatizar processos, extrair relatórios de jurimetria e reproduzir modelos padronizados de peças processuais.  No entanto, na maioria dos casos, o preenchimento das informações necessita de uma intervenção humana, para que o sistema colete os dados inseridos e realize as operações necessárias.

Com a utilização do machine learning, existe a possibilidade de a própria máquina identificar, inserir, revisar documentos e sinalizá-los como relevantes ao usuário, sendo possível até o seu aprimoramento e aprendizado conforme o seu uso contínuo. A título exemplificativo, essa tecnologia é capaz de identificar um processo, entender os padrões das peças e até elaborar defesas, recursos processuais com pouquíssima ou nenhuma intervenção humana, conforme amplamente noticiado com o lançamento do ChatGPT e GPT 4.0.

Contudo, para que tais processos fluam, ainda é preciso a inteligência humana, a criatividade e os balizamentos éticos e morais que nos distinguem. A utilização desta tecnologia já é aplicada de maneira muito eficaz em outras áreas, principalmente na astronomia, ciência e empresas de dados. No universo jurídico, com o aprimoramento e evolução dos novos softwares, não há dúvidas de que o machine learning moldará a organização do trabalho e as estratégias jurídicas nos próximos anos. Por enquanto, sabemos que isso inegavelmente afetará a forma de trabalho do advogado, o que provoca, dentre outras, a seguinte reflexão: esta ferramenta será limitada a uma excepcional plataforma de auxílio, ou será um meio de substituição em massa de profissionais no mercado de trabalho?

Thales Maia

Thales Maia

Advogado.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca