MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A executividade dos contratos assinados eletronicamente mesmo sem a presença de testemunhas

A executividade dos contratos assinados eletronicamente mesmo sem a presença de testemunhas

A classificação das assinaturas eletrônicas possui previsibilidade no art. 4º da legislação em debate, havendo uma divisão em simples, avançadas e qualificadas.

quarta-feira, 26 de julho de 2023

Atualizado às 09:27

Entrou em vigor, no dia 14 de julho, a lei 14.620/23, por meio da qual houve uma importante alteração no Código de Processo Civil pátrio no que diz respeito à exequibilidade do contrato eletrônico.

Esta modalidade de instrumentalização decorre da formalização de negócios jurídicos por meios eletrônicos, tendo sua autenticação realizada através de um sistema informatizado.

A sua admissibilidade muito se assemelha ao contrato tradicional físico, havendo, como principal diferença, o seu formato, uma vez que a sua realização se dá via internet, através de redes e programas eletrônicos que dão suporte à comunicação para sua execução.

Outra disparidade se dá acerca da flexibilização no reconhecimento da executividade do título quando ausentes as assinaturas de duas testemunhas.

A redação anterior do art. 784 da lei 13.105/15 (Código de Processo Civil) previa, para que houvesse força executiva extrajudicial de documento particular, a necessidade de se constar, em contrato, a assinatura das partes envolvidas, bem como de duas testemunhas.

O objetivo da assinatura, a propósito, por duas testemunhas é aportar a existência e a validade do negócio jurídico, corroborando a ausência de vício de vontade.

A partir da publicação da lei 14.620/23, supra mensurada, o art. 784 do CPC passou a conter o parágrafo 4º, reconhecendo válido como título executivo extrajudicial os contratos assinados eletronicamente, cuja integridade seja conferida por provedor de assinatura, sendo dispensável a presença de testemunhas no documento.

Senão vejamos o inteiro teor do referido dispositivo:

"Nos títulos executivos constituídos ou atestados por meio eletrônico, é admitida qualquer modalidade de assinatura eletrônica prevista em lei, dispensada a assinatura de testemunhas quando sua integridade for conferida por provedor de assinatura."

Esta previsibilidade normativa ratifica o entendimento da 3ª turma do STJ, através do REsp 1.495.920/DF, por meio do qual se reconheceu que o contrato firmado eletronicamente e com assinatura digital prescinde da assinatura das testemunhas previstas no CPC.

No voto do relator, acompanhado pela maioria da turma, em decorrência da nova realidade comercial e tecnológica, fora observado que:

"A assinatura digital do contrato eletrônico, funcionalidade que, não se deslembre, é amplamente adotada em sede de processo eletrônico, faz evidenciada a autenticidade do signo pessoal daquele que a apôs e, inclusive, a confiabilidade de que o instrumento eletrônico assinado contém os dados existentes no momento da assinatura".

E assim completou o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Sanseverino:

"A assinatura digital de contrato eletrônico tem a vocação de certificar, através de terceiro desinteressado (autoridade certificadora), que determinado usuário de certa assinatura a utilizara e, assim, está efetivamente a firmar o documento eletrônico e a garantir serem os mesmos os dados do documento assinado que estão a ser sigilosamente enviados".

É sabido que a validade jurídica de documentos assinados em forma eletrônica já possuía regulamentação por meio da MP 2.200-2/01, havendo presunção de veracidade dos contratos produzidos com certificação do ICP-Brasil ou outra certificadora, desde que aceita pelas partes ou por aquela a quem for oposto o documento (art. 10, § 2° da MP 2200-2/2001). A força exequível de tais instrumentos, também, já era reconhecida.

Urge esclarecer, por oportuno, que a lei 14.620/23 também traz algumas ponderações acerca da autenticação e assinatura eletrônica que merecem destaque, viabilizando a percepção sobre os contratos e tipos de assinaturas eletrônicas que ensejarão a dispensa de subscrição por testemunhas para manutenção de sua executividade.

A primeira delas diz respeito à conceituação destas terminologias, dispostas no artigo 3º, incisos I a IV do referido diploma normativo.

"I - autenticação: o processo eletrônico que permite a identificação eletrônica de uma pessoa natural ou jurídica;

II - assinatura eletrônica: os dados em formato eletrônico que se ligam ou estão logicamente associados a outros dados em formato eletrônico e que são utilizados pelo signatário para assinar, observados os níveis de assinaturas apropriados para os atos previstos nesta lei;

III - certificado digital: atestado eletrônico que associa os dados de validação da assinatura eletrônica a uma pessoa natural ou jurídica;

IV - certificado digital ICP-Brasil: certificado digital emitido por uma Autoridade Certificadora (AC) credenciada na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), na forma da legislação vigente."

A classificação das assinaturas eletrônicas, por sua vez, refletindo a disposição contida na lei 14.063/201, possui previsibilidade no art. 4º da legislação em debate, havendo uma divisão em simples, avançadas e qualificadas.

As assinaturas eletrônicas qualificadas decorrem do uso de certificação digital emitida pela ICP-Brasil (MP 2.200-2/2001, art. 10, §1º). As avançadas resultam da utilização de certificado não emitido pela ICP-Brasil, como a ferramenta disposta no Portal GOV.BR (https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica). Por fim, as assinaturas simples são passíveis de identificação do signatário, havendo correlação a dados atrelados, por exemplo, a um login e senha utilizados.

Diante de todo o exposto, é importante evidenciar que a alteração no Código de Processo Civil, advinda da lei 14.620/23, privilegia o entendimento jurisprudencial que vinha em consolidação no STJ, propiciando, por conseguinte, uma maior segurança jurídica ao preceito do negócio.

Em decorrência da mudança normativa evidenciada, para os contratos eletrônicos, a não assinatura das testemunhas não tira o seu caráter exequível, sendo certo que, é possível o ajuizamento de demanda, em caso de descumprimento de seus termos, em procedimento mais célere, qual seja, a execução de título extrajudicial, dispensada uma nova discussão sobre o direito do credor, bastando que os interessados os assinem usando um provedor de assinatura eletrônica que confirme a sua integridade.

----------

https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias-antigas/2018/2018-05-28_14-23_Contrato-eletronico-com-assinatura-digital-mesmo-sem-testemunhas-e-titulo-executivo.aspx, acessado em 24/7/23;

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l14063.htm, acessado em 27/7/23;

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.063-de-23-de-setembro-de-2020-279185931, acessado em 27/7/23.

----------

1 Art. 4º Para efeitos desta Lei, as assinaturas eletrônicas são classificadas em:

I - assinatura eletrônica simples:

a) a que permite identificar o seu signatário;

b) a que anexa ou associa dados a outros dados em formato eletrônico do signatário;

II - assinatura eletrônica avançada: a que utiliza certificados não emitidos pela ICP-Brasil ou outro meio de comprovação da autoria e da integridade de documentos em forma eletrônica, desde que admitido pelas partes como válido ou aceito pela pessoa a quem for oposto o documento, com as seguintes características:

a) está associada ao signatário de maneira unívoca;

b) utiliza dados para a criação de assinatura eletrônica cujo signatário pode, com elevado nível de confiança, operar sob o seu controle exclusivo;

c) está relacionada aos dados a ela associados de tal modo que qualquer modificação posterior é detectável;

III - assinatura eletrônica qualificada: a que utiliza certificado digital, nos termos do § 1º do art. 10 da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001.

§ 1º Os 3 (três) tipos de assinatura referidos nos incisos I, II e III do caput deste artigo caracterizam o nível de confiança sobre a identidade e a manifestação de vontade de seu titular, e a assinatura eletrônica qualificada é a que possui nível mais elevado de confiabilidade a partir de suas normas, de seus padrões e de seus procedimentos específicos.

Rodrigo Marcello Reis Coutinho

Rodrigo Marcello Reis Coutinho

Sócio do escritório Urbano Vitalino Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca