MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Agosto Lilás: A violência contra a mulher e a responsabilidade social das empresas

Agosto Lilás: A violência contra a mulher e a responsabilidade social das empresas

No ano de 2022, foram mais de 18 milhões de mulheres vítimas de todas as modalidades de violência, o que corresponde a uma média de mais de 50 mil vítimas por dia.

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Atualizado às 18:48

É possível estupro de marido contra mulher se eles ainda permanecem casados? Manter ato sexual com alguém que está dormindo é considerado estupro? A retirada do preservativo durante o ato sexual sem o conhecimento da mulher configura algum crime? A violência doméstica abarca apenas atos de violência física?

Esses foram alguns questionamentos feitos - por mulheres e homens - em uma palestra realizada em uma empresa sobre o tema: "Agosto Lilás e o Combate à Violência Doméstica Contra a Mulher".

As perguntas e as interações durante a apresentação fazem refletir sobre a importância de debatermos as diferentes formas de violência doméstica e familiar, inclusive trazendo a discussão para dentro do ambiente de trabalho.

No ano de 2022, foram mais de 18 milhões de mulheres vítimas de todas as modalidades de violência, o que corresponde a uma média de mais de 50 mil vítimas por dia, equivalente a um estádio de futebol lotado, de acordo com informações da Agência Brasil, no dia 27 de agosto de 2023.

A campanha do "Agosto Lilás" deste ano - mês dedicado ao enfrentamento da violência contra as mulheres - lançada pelo Ministério das Mulheres, abordou as diferentes formas de violência: física, psicológica, moral, patrimonial, sexual, política e as desigualdades que as mulheres enfrentam em seu cotidiano.

A importância do tema é justamente ampliar a compreensão da população de que a violência contra a mulher nem sempre vem atrelada com um soco, chute ou olho roxo - exemplos de violência física -, mas pode acontecer de formas veladas que também merecem atenção.

Nesse contexto, a violência psicológica é entendida como qualquer conduta que cause dano emocional à mulher e diminuição da autoestima, ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento, saúde psicológica e autodeterminação.

A violência psicológica foi criminalizada em 2021, com a criação do artigo 147-B, do Código Penal, que tipifica a conduta de "causar dano emocional à mulher que a prejudique e perturbe seu pleno desenvolvimento ou que vise a degradar ou a controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização, limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que cause prejuízo à sua saúde psicológica e autodeterminação", atribuindo pena de reclusão de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos e multa, se a conduta não constitui crime mais grave.

Recentemente, muito se fala sobre a prática de violência psicológica conhecida como gaslighting: método de distorção, omissão e chantagem realizada por parte do abusador, que se vale de abuso psicológico para exercer controle sobre sua companheira, deixando-a em dúvida sobre sua memória ou sanidade.

Um exemplo típico de gaslighting é quando o agressor afirma falsamente à vítima que ela não atendeu aos seus telefonemas, ou até mesmo que não compareceu ao encontro marcado. Ele faz assim com que a vítima se sinta culpada de um fato inexistente e que foi criado apenas para que tenha o pleno domínio da relação afetiva.

Outra forma de violência contra a mulher é a violência sexual, que engloba não apenas o estupro, mas qualquer conduta que limite ou anule o exercício dos direitos sexuais e reprodutivos da mulher como, por exemplo, o impedimento ao uso de qualquer método contraceptivo, a obrigação à gravidez, aborto ou à prostituição.

Um exemplo de violência sexual e que as vítimas sequer sabem que constitui um tipo de violência é a prática denominada stealthing, que consiste na retirada do preservativo durante a relação sexual, sem o consentimento da outra pessoa, que acredita que está em um ato sexual seguro e protegido.

Alguns Tribunais entendem que a prática pode caracterizar o crime de violação sexual mediante fraude, tipificado no artigo 215, do Código Penal, e que pune com pena de 2 (dois) a 6 (seis) anos de reclusão a conduta de ter relação íntima com alguém, por meio de fraude ou ato que dificulte a manifestação de vontade da vítima.

Atualmente, tramita no Congresso Nacional o projeto de lei 965/2022, que cria um tipo penal específico para o stealthing, criminalizando "o ato de remover propositalmente o preservativo durante o ato sexual, ou deixar de colocá-lo sem o consentimento do parceiro ou da parceira". A pena prevista é de reclusão de 1 a 4 anos, se o ato não constituir crime mais grave.

Já a quarta modalidade de violência contra a mulher é a patrimonial, entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades, como controlar dinheiro, deixar de pagar pensão alimentícia, destruição de documentos pessoais, furtar coisas materiais da vítima, causar danos propositais a objetos da mulher, entre outros.

Além disso, a mulher também pode ser vítima de violência moral, compreendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria contra a mulher, como, por exemplo, expor a vida íntima, acusar a mulher de traição, emitir juízos morais sobre a conduta da vítima e desvalorizar a mulher pelo modo de se vestir, entre outros.

O "Agosto Lilás" já está terminando, mas é preciso que o governo, a sociedade e, inclusive as empresas, por meio de sua responsabilidade social, não abandonem o tema para ser tratado apenas daqui um ano. 

Em tempos em que as práticas de ESG - Enviromental, Social and Governance - são tão fomentadas dentro das empresas, é importante que o combate à violência doméstica tenha um papel significativo em termos de responsabilidade social, seja por meio de palestras para discutir o assunto, criação de canais de denúncia ou apoio e assessoria jurídica para eventuais colaboradoras vítimas de violência doméstica.

Desta forma, somente mediante atuação conjunta de todas as esferas da sociedade, com a coordenação de iniciativas públicas e privadas, conseguiremos avançar no relevante tema sobre a conscientização e o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Beatriz Esteves

Beatriz Esteves

Advogada Criminalista no Avelar Advogados. Pós-Graduada em Direito Processual Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Paula Stolar

Paula Stolar

Advogada Criminalista no Avelar Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca