MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A transição energética demandará mudança de hábitos de consumo

A transição energética demandará mudança de hábitos de consumo

Luis Fernando Priolli

Desafio global: enfrentar o aquecimento global com medidas como a transição energética, substituindo fontes poluentes por energia solar, eólica, hidrelétrica e hidrogênio verde. Reduzir emissões de CO2 é crucial.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Atualizado às 08:44

O mundo está diante de um imenso desafio frente ao aumento do aquecimento global. A elevação da temperatura média do planeta tem o potencial de agravar eventos climáticos, tais como: aumento do número de furacões, períodos de estiagem mais longos, chuvas mais intensas que causam enchentes, aumento do nível do mar, entre outros.

Para evitar que o aquecimento global aumente ainda mais, os países têm buscado reduzir e neutralizar suas emissões de CO2 na atmosfera, avançando na transição energética, que se refere à mudança crescente dos sistemas de produção e consumo de energia, visando reduzir as emissões de gases de efeito estufa - GEE. Para isso, é preciso substituir fontes emissoras, como os combustíveis fósseis, por fontes mais limpas e renováveis, como a energia solar, eólica, hidrelétrica e o hidrogênio verde.

A tecnologia avançou, sendo capaz de reduzir até 70% das emissões atuais, segundo o CEO da empresa Schneider Electric, Jean Pascal Tricoire. No entanto, a sociedade se acostumou a usar a energia sem pensar em como ela é gerada, seus impactos ambientais e, muito menos, em como ela precisa ser usada de forma consciente e eficiente.

A transição energética é um processo complexo que envolve mudanças em todos os setores da sociedade, principalmente nos hábitos de consumo. O esforço concentrado na busca de soluções tecnológicas para reduzir a emissão dos GEE tem esbarrado numa variável fundamental que precisa ser melhor entendida e incluída nesse desafio: as pessoas. 

Apenas como título de exemplo para demonstrar a complexidade do tema, trata-se justamente de um dos pilares de consenso entre os especialistas do tema: a necessidade premente de eletrificação da frota de veículos, substituindo motores a combustão por elétricos. Isso porque o setor econômico que mais emite gases de efeito estufa é o de energia.

Porém, existem alguns pré-requisitos que precisam ser avaliados antes de se avançar na eletrificação da frota de veículos, que podem causar ainda mais consumo de energia elétrica. São eles:

  • De que forma é gerada essa energia? Qual a fonte geradora utilizada?;
  • O consumo da mesma no mundo não para de crescer ano a ano;
  • Seja acessível para todos, não agravando ainda mais a desigualdade social, tornando a eletricidade mais cara e consequentemente menos inclusiva.

Para atingir a necessária redução de gases de efeito estufa, é preciso que a sociedade se envolva e seja convencida de que, sem mudanças de hábitos diários de consumo, a transição energética pretendida será prejudicada. Afinal, ela demanda alterações nos padrões atuais de alimentação, transporte e energia em casa, no trabalho e nas cidades.

Não se está falando de um "esforço de guerra", onde por um período de tempo determinada população é submetida a uma redução forçada de seus hábitos. Trata-se, sim, de uma alteração de consciência, ou seja, uma transformação radical da sua estrutura social, econômica, cultural e tecnológica. Em suma, tudo o que diz respeito à vida humana.

Luis Fernando Priolli

Luis Fernando Priolli

Sócio do escritório Urbano Vitalino Advogados da área de Petróleo, Gás e Energia. O especialista atua há mais de 28 anos em cargos de liderança em departamentos jurídicos (contencioso, estratégico e consultivo) no setor privado em grandes organizações de diferentes setores econômicos, especialmente ligadas ao setor energético.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca