MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A gravação clandestina e a validade da prova

A gravação clandestina e a validade da prova

Trata-se de produção probatória voluntária lícita, uma vez que é oriunda de legítima defesa de um dos envolvidos no diálogo.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Atualizado em 20 de fevereiro de 2024 14:20

A gravação clandestina pode ser objetivamente compreendida como aquela feita de forma voluntária, por um dos interlocutores, sem a participação dos órgãos de persecução criminal, cujo propósito se destina à formação de material probatório que poderá ser utilizado para fins de autodefesa ou de instrução de investigação criminal. Trata-se, portanto, de produção probatória voluntária lícita, uma vez que é oriunda de legítima defesa de um dos envolvidos no diálogo: 

"Na colisão de interesses, o uso de captações clandestinas se justifica sempre que o direito a ser protegido tiver valor superior à privacidade e à imagem do autor de crime, utilizando-se da legítima defesa probatória, a fim de se garantir a licitude da prova." (HC 812.310/RJ, relator Ministro Ribeiro Dantas, Quinta Turma, julgado em 21/11/23, DJe de 28/11/23.)

Como afirmado, a gravação clandestina se destina à autodefesa ou à legítima defesa probatória. Isso quer dizer que essa prova não poderá ser utilizada para outro fim, pois o artigo 5º, X, da Constituição Federal considera ilícita a prova produzida com violações a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas. Isto é, a partir do momento em que a gravação clandestina é desvirtuada da autodefesa ou da legítima defesa probatória, haverá ofensa direta ao referido dispositivo constitucional, o que implicará na nulidade da prova obtida através de gravação clandestina. Confira o teor dessa garantia constitucional: 

"X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;"

Vale destacar que a gravação clandestina poderá ser realizada por terceiro previamente autorizado por um dos interlocutores ou pelo representante legal de uma das partes envolvidas no diálogo, pois a legítima defesa probatória também poderá ser exercida sobre direito de outrem, conforme expressamente previsto no artigo 25 do Código Penal: 

"Art. 25 - Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem."

No julgamento do AgRg no HC 849.543/SC, relator Ministro Rogerio Schietti Cruz, Sexta Turma, julgado em 12/12/23, DJe de 15/12/23 foi declarada lícita a prova produzida pelo representante legal de menor vítima de crime sexual praticado pelo próprio genitor, uma vez que visou amparar a instrução de investigação criminal dos crimes sexuais praticados contra a menor: 

"No caso, a prova produzida pela avó (genitora da madrasta) da vítima de crime sexual praticado pelo próprio pai - consistente em gravação audiovisual ambiental -, é lícita, pois visou amparar os elementos indiciários de prova dos estupros, em tese, consumados contra a menor."

Em outro caso analisado pelo STJ, em que se julgou habeas corpus impetrado contra procedimento investigatório criminal instaurado pelo Ministério Público para apurar eventual conduta ilícita praticada por advogado que gravou o depoimento prestado por seu constituinte de forma clandestina, o colegiado entendeu que esse tipo de gravação é licita, afigurando-se desproporcial e ilegal a instauração de persecução criminal para esse fim, o que levou à anulação de todas as provas produzidas a partir da instauração do procedimento investigatório criminal:  

"A realização da gravação, nas circunstâncias em que levada a efeito - em oitiva formal de assistido seu, oficial e notoriamente registrada em sistema audiovisual pela autoridade administrativa responsável pelo ato - não se confunde com a escuta ambiental indevida e é legalmente permitida, independentemente de prévia autorização da autoridade incumbida da presidência do ato, nos explícitos termos do art. 387, § 6º, do CPC, diploma jurídico de aplicação supletiva aos procedimentos administrativos em geral.

Adequação típica alvitrada pelo Ministério Público como justificativa para a instauração do procedimento investigativo carente de mínima plausibilidade, afigurando-se insuficiência de justa causa à persecução. Consequente decisão judicial de busca e apreensão fulminada pela nulidade por desdobramento (fruits of the poisonous tree)." (HC 662.690/RJ, relator Ministro Joel Ilan Paciornik, Quinta Turma, julgado em 17/5/22, DJe de 19/5/22)

Recentemente, na analise do AgRg no RHC 150.343/GO, relator Ministro Rogerio Schietti Cruz, relator para acórdão Ministro Sebastião Reis Júnior, Sexta Turma, julgado em 15/8/23, DJe de 30/8/23, onde houve alteração de entendimento sobre a possibilidade de participação do Ministério Público nos atos prepatatórios à gravação clandestina, por maioria de votos, o colegiado reputou nulas as captações ambientais realizadas com auxílio do órgão de acusação, pois deliberou-se que a gravação clandestina só tem validade quando produzida sem o prévio conhecimento dos órgãos de persecução criminal. Confira trechos do voto vencedor: 

 "(...) Não estamos mais diante de uma conversa privada em que um dos interlocutores toma a iniciativa de gravar a conversa para eventual ação futura. Estamos diante de uma conversa entre particulares, gravada por iniciativa de um dos interlocutores, mas com orientação e acompanhamento direto do órgão de investigação estatal. São situações bem distintas.

Quando o Ministério Público fornece equipamento, entra, indubitavelmente, em contato com o agente particular, aproximando-o da figura de um agente colaborador ou de um agente infiltrado e, consequentemente, de suas restrições. Insisto: difícil crer que, em situações assim, o Ministério Público não oriente o interlocutor a como conduzir a conversa quanto às quais as informações seriam necessárias e relevantes, limitando-se apenas a fornecer o equipamento necessário para a gravação.

(...) No caso concreto, considerando a efetiva e reconhecida participação do órgão de persecução estatal na obtenção da prova aqui questionada sem prévia autorização judicial, entendo como ilegal a gravação obtida e, por isso, deve ser excluída, bem como todas as provas derivadas."

Portanto, de acordo com o entendimento do STJ, a gravação clandestina será válida quando estiverem presentes os seguintes requisitos: a) voluntariedade de um dos interlocutores; b) ausência de participação dos órgaões de persecução criminal; c) destina à autodefesa ou à legítima defesa probatória. 

------------------------------

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Decreto-Lei nº. 3.689, de 3 de outubro de 1941. 

Decreto-Lei nº. 2.848, de 7 de dezembro de 1940. 

HC n. 812.310/RJ, relator Ministro Ribeiro Dantas, Quinta Turma, julgado em 21/11/2023, DJe de 28/11/2023.

AgRg no HC n. 849.543/SC, relator Ministro Rogerio Schietti Cruz, Sexta Turma, julgado em 12/12/2023, DJe de 15/12/2023.

HC n. 662.690/RJ, relator Ministro Joel Ilan Paciornik, Quinta Turma, julgado em 17/5/2022, DJe de 19/5/2022.

AgRg no RHC n. 150.343/GO, relator Ministro Rogerio Schietti Cruz, relator para acórdão Ministro Sebastião Reis Júnior, Sexta Turma, julgado em 15/8/2023, DJe de 30/8/2023.

Ricardo Henrique Araujo Pinheiro

VIP Ricardo Henrique Araujo Pinheiro

Advogado especialista em Direito Penal. Sócio no Araújo Pinheiro Advocacia.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca