MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Lei 14.789/23: Tributação dos benefícios de ICMS pode ser contestada judicialmente

Lei 14.789/23: Tributação dos benefícios de ICMS pode ser contestada judicialmente

Lei 14.789/23 altera regime tributário, sujeitando benefícios fiscais a tributos federais. Controvérsia surge, considerando orientações anteriores do STJ sobre tributação de subvenções, especialmente para IRPJ e CSLL, enquanto PIS e COFINS mantinham isenção.

quinta-feira, 7 de março de 2024

Atualizado às 07:49

No final de 2023 foi promulgada a lei 14.789, que alterou bruscamente o regime tributário dos benefícios fiscais, determinando a plena incidência dos tributos federais sobre incentivos de ICMS. Não obstante, há argumentos para combater tal pretensão arrecadatória do Governo Federal.

Contextualizando: o STJ já havia assentado as regras de tributação das subvenções, quais sejam: (i) os créditos presumidos devem ser excluídos da base de cálculo de IRPJ e da CSLL1; (ii) para as demais modalidades de benefícios fiscais, a Corte definiu2 que, para dedução das subvenções da incidência de IRPJ e CSLL, é exigido o estrito cumprimento às condições e critérios previstos na legislação3.

Em relação à contribuição ao PIS e a COFINS, as subvenções estavam expressamente isentas pela legislação de regência das contribuições.

A nova legislação, por sua vez, revogou tanto as normas de isenção de PIS/Cofins para os benefícios fiscais, quanto o dispositivo que permitia as condições para dedutibilidade da base de cálculo de IRPJ e CSLL, passando a submeter as subvenções à incidência regular de IRPJ, CSLL, PIS e Cofins.

A alteração legislativa, contudo, é passível de contestação perante o Poder Judiciário, já havendo, inclusive, decisão de primeira instância favoráveis aos contribuintes.

Considerando que o novo regramento representa significativo aumento de tributo (mais de 40%, considerando todos os tributos), é aconselhável que as empresas avaliem o impacto interno e busquem medidas cabíveis para garantir o direito já estabelecido por tribunal superior.

-------------------------------

1 ERESP 1.517.492/PR.

2 REsp 1.945.110 e REsp 1.987.158 (Tema 1.182),

3 Lei Complementar 160/2017 e Lei 12.973/2014).

Thiago Garbelotti

Thiago Garbelotti

Sócio da Braga & Garbelotti - Consultores Jurídicos e Advogados.

Lucas Zapater Bertoni

Lucas Zapater Bertoni

Advogado no Braga & Garbelotti - Consultores Jurídicos e Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca