MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Legal Design no Judiciário: A modernização para um Direito mais acessível

Legal Design no Judiciário: A modernização para um Direito mais acessível

O Legal Design revoluciona o Direito, tornando documentos claros, acessíveis e eficientes, aliviando a sobrecarga do Judiciário.

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Atualizado em 20 de agosto de 2025 16:17

Atualmente, muito se discute sobre os avanços tecnológicos e a busca por soluções que tornem o trabalho mais eficiente. Nesse cenário, a área jurídica também vem passando por transformações e uma dessas inovações é o Legal Design.

O Legal Design propõe uma nova abordagem na elaboração de documentos jurídicos, utilizando elementos visuais, cores, fontes adequadas e linguagem acessível para tornar a informação mais clara e acessível, reduzindo o excesso de linguagem técnica de modo a eliminar barreiras para que o cidadão comum também possa entender sobre seus direitos e deveres.  

Inclusive exerce um papel muito importante no Judiciário, marcado por um volume expressivo de processos em tramitação.

Segundo o relatório Justiça em Números do CNJ, o Judiciário em 2023 encerrou o ano com um acervo de 83,8 milhões de processos em tramitação. Esse dado evidencia a sobrecarga do Judiciário e a limitação de tempo dos magistrados para análise de cada demanda.

Nesse contexto, petições longas, prolixas e com linguagem técnica excessiva acabam se tornando um empecilho e podem atrapalhar nas soluções das lides. É nesse ponto que o Legal Design surge como uma solução.

Importante destacar também, a diferença entre o Legal Desing e o Visual Law. O Legal Desing representa uma abordagem mais ampla na criação de documento, empregando elementos visuais, tipografia, cores e linguagem acessível com foco na experiência do usuário. Enquanto, o Visual Law é uma subárea do Legal Desing que utiliza de recursos visuais como gráficos, tabelas, ícones, imagens, mapas, entre outros para tornar a comunicação mais clara e objetiva.

Além disso, o próprio CNJ, por meio da resolução 347/20, art. 32, parágrafo único, incentiva o uso de Visual Law que assim dispõe:

"Sempre que possível, dever-se-á utilizar recursos de visual law que tornem a linguagem de todos os documentos, dados estatísticos em ambiente digital, análise de dados e dos fluxos de trabalho mais claros, usuais e acessíveis."

Vale ressaltar o Projeto #Simplificar 5.0, criado pela juíza Aline Tomás da comarca de Anápolis/GO que visa a transformação de sentenças, utilizando de Legal Design, Visual Law e Inteligência Artificial para a simplificação da linguagem jurídica.

Ademais, uma pesquisa realizada pelo grupo VisuLaw apontou que mais de 70% dos juízes brasileiros são favoráveis ao uso de Visual Law, desde que o uso de elementos visuais seja utilizado com equilíbrio e sem excesso.

Em suma, o Legal Design representa uma revolução na área jurídica que busca conciliar o acesso à justiça por meio de uma comunicação direta e assertiva e também se apresenta como uma resposta à sobrecarga do Judiciário.

_______

Referências:

ZAVAGLIA COELHO, Alexandre. ULANDOWSKI HOLTZ, Ana Paula.  E- book: Legal Design Visual Law. Comunicação entre o universo do Direito e os demais setores da sociedade. Thomson Reuters. 

Visual Law: o que é e como usar? Thomson Reuters, 2023. Disponível em: https://www.thomsonreuters.com.br/pt/juridico/blog/o-que-e-visual-law.html. Acesso em: 17 de junho de 2025

Visual Law e Legal Design: entenda a diferença. Thomson Reuters, 2024. Disponível em: https://www.thomsonreuters.com.br/pt/juridico/blog/visual-law-vs-legal-design.html. Acesso em: 17 de junho de 2025

LEGAL DESIGN: teoria e prática / Alexandre Zavaglia Coelho ... [et al.] ; coordenado por José Luiz de Moura Faleiros Júnior, Tales Calaza. - 2. Ed. - Indaiatuba, SP : Editora Foco, 2023.

Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Justiça em números 2024 / Conselho Nacional de Justiça. - Brasília: CNJ, 2024.

Projeto #Simplificar 5.0. Conselho Nacional de Justiça. Disponível em: https://renovajud.cnj.jus.br/conteudo-publico?iniciativa=227. Acesso em: 23 de junho de 2025

Projeto usa legal design e IA para facilitar entendimento de decisões judiciais. Conselho Nacional de Justiça, 2023. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/projeto-usa-legal-design-e-ia-para-facilitar-entendimento-de-decisoes-judiciais/. Acesso em: 23 de junho de 2025

AZEVEDO, Bernardo. Mais de 70% dos juízes brasileiros são favoráveis ao Visual Law, 2022. Disponível em: https://bernardodeazevedo.com/conteudos/mais-de-70-dos-juizes-brasileiros-sao-favoraveis-ao-visual-law/. Acesso em: 23 de junho de 2025

Michele Martins Barbosa Sanches

Michele Martins Barbosa Sanches

Advogada no Mascarenhas Barbosa Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca