MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Nova modalidade de fornecimento de bens e serviços à Administração Pública e o advento crescente de processos digitais e otimizados

Nova modalidade de fornecimento de bens e serviços à Administração Pública e o advento crescente de processos digitais e otimizados

João Negrini Neto e Henrique Olivalves Fiore

PL 2.133/23 cria o Sicx e impulsiona compras públicas digitais, exigindo adaptação dos fornecedores ao novo modelo de credenciamento no PNCP.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Atualizado às 14:48

No dia 29 de novembro de 2025, foi aprovado pelo Senado Federal o PL 2.133/23, que altera a lei 14.133/21 instituindo o Sicx - Sistema de Compra Instantânea.

O projeto referido propõe a inclusão de uma quarta e nova hipótese para utilização do credenciamento pela Administração Pública. Prevê-se a utilização desse procedimento, quando o Poder Público quiser contratar bens e serviços comuns padronizados ofertados no Sicx - Sistema de Compras Expressas, que estará inserido dentro do PNCP - Portal Nacional de Contratações Públicas.

Para tanto, determina-se a edição de regulamento pelo Poder Executivo Federal para organizar o Sicx. Propõe-se, além da estruturação da plataforma, o estabelecimento de regras sobre as condições de admissão dos fornecedores e condições para inclusão de bens e serviços e estabelecimento de preços.

O Sicx poderá ser disponibilizado não apenas para União, mas também para Estados, Distrito Federal e Municípios, bem como para empresas estatais, suas subsidiárias e entidades privadas sem fins lucrativos.

O PL em questão expressa o alinhamento da Administração Pública brasileira com as práticas digitais mais atuais. As contratações públicas gradativamente inserem-se no universo digital, exigindo das empresas interessadas a adequada adaptação.

Nesse sentido, em especial com relação ao SICX a ser possivelmente instaurado, é importante que as empresas que costumam fornecer bens e serviços padronizados adaptem-se ao novo sistema. Devem manter iligência na atualização de seus cadastros no PNCP considerando a tendência de que esse procedimento de contratação seja utilizado de forma corriqueira para esse tipo de negócio.

João Negrini Neto

João Negrini Neto

Sócio do Dal Pozzo Advogados. Segundo Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos da Infraestrutura - IBEJI. Mestre e Doutorando pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Henrique Olivalves Fiore

Henrique Olivalves Fiore

Advogado do escritório Dal Pozzo Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca