dr. Pintassilgo

Ibiraci

Data da Fundação: 6 de abril de 1924

Ibiraci teve origem em um pequeno povoado, chamado Aterrado, à margem esquerda do Ribeirão do Ouro (onde hoje se encontra o Bairro da Santa Helena). Pequenos povoados ou grupos de casas feitas de barro, cobertas às vezes de capim, serviam de pouso para viajantes a caminho de outros lugares e de apoio para os garimpeiros que chegavam à região.

Documentos já se referem ao Aterrado desde 1763, pertencendo à Capitania de São Paulo, sendo que nesta época se reconhecia as divisas com Minas Gerais através de marcos colocados na Serra do Itambé, obedecendo a uma fronteira conhecida como Linha Tomaz Rubim, definida em 1749.

Em 1805, com a fundação de Franca, seu fundador, Cap. Hyppolito Antonio Pinheyro, construiu um Quartel de Guardas no Arraial do Aterrado, para guardar a fronteira contra o avanço dos mineiros. Dois anos depois, os mineiros construíram a pouca distância também um quartel, criando uma zona de permanente vigilância entre "os de Jacuhy e os de Franca".

No dia 12 de janeiro de 1816, o Capitão Felizardo Antunez Cintra, a mando da Câmara de Jacuhy, "deita abaixo" o quartel do Aterrado e avança os marcos 5 léguas (33 kms) dentro da Capitania de São Paulo, colocando-os às margens do rio Canoas.

Apesar dos protestos da Câmara de Mogi Mirim e da Freguezia da Franca, o próprio governador paulista, Conde de Palma, recomendou que não houvesse retaliação e sim tentativas diplomáticas e políticas para que Minas reconsiderasse a atitude. O governador mineiro afirmou ao governador de São Paulo que não havia autorizado a ocupação e inclusive oficial à Câmara de Jacuhy a que retorne os marcos aos lugares de origem, mas nada foi feito.

O comandante da ocupação, Cap. Felizardo Antunez Cintra passa então a residir no Arraial do Aterrado e em 1817 pede ao bispo de São Paulo (pois a área estava pertencia eclesiasticamente à Diocese de São Paulo) autorização para erigir uma capela. No dia 1 de outubro de 1824 é celebrada a primeira missa na Capela pelo Padre Manoel Coelho Vital.

Como na escritura de doação das terras para ereção da Capela, Dona Faustina Maria das Neves determina que a padroeira seja Nossa Senhora das Dores, acontece a mudança do orago e a partir de 1850, passa a se chamar Freguesia de Nossa Senhora das Dores do Aterrado.

Pela Lei nº 843 de 7 de setembro de 1923 é elevado a município com o nome de Ibiracy, compreendendo os distritos da sede e do Garimpo das Canoas, atual Claraval, o qual perde em 1953.

A instalação se dá a 6 de abril de 1924 (data que é comemorada como o dia da cidade) e o nome Ibiracy foi dado por Basílio Magalhães, escritor e político encarregado de alterar a toponímia dos distritos que eram emancipados através de uma visão nacionalista, procurando encontrar referências regionais e registrá-las em tupi guarani, por isto as informações sobre as "frondosas árvores da região" que recebeu levaram-no a juntar "Ibira" = árvore, com "cy" = mãe ou terra.

_________________

Locais históricos

Ponte dos Peixotos

 

Construída sobre o Rio Grande, entre 1902 e 1.913, tem 158 metros e era responsável pelo escoamento da produção do Triangulo Mineiro para o Sul de Minas. É Patrimônio Cultural tombado do município de Ibiraci.

 

Usina Hidrelétrica Marechal Mascarenhas de Moraes

 

Localizada entre as Usinas de Furnas e de Estreito, a Usina de Peixoto está entre dois grandes complexos energéticos. Sua história data de 1947, quando a CPFL via ameaçada de esgotamento a sua capacidade de geração. Em 1950, a CPFL consegui uma concessão para construí-la e sete anos depois, duas unidades de 40 MW cada, entraram em operação.

 

Capela de Nossa Senhora Aparecida

 

É uma construção pequena e simples, de 1932 e tem um grande valor histórico para a região, pois ali aconteceu a batalha de 12 de janeiro de 1816, quando os mineiros destruíram o Quartel do Aterrado, que era paulista e incorporaram a região à capitania de Minas Gerais.

 

Capela de Nossa Senhora das Graças

 

Através dela recontamos a história da doação do patrimônio de Ibiraci por D. Maria Faustina das Neves em 1819 e a fundação da vila, com a celebração da primeira missa na capela criada em 01 de outubro de 1824.

 

Capela da Piçarra

 

Projeto do arquiteto francês J.E.Chauviére, foi concluída em 1931, já fazendo parte do complexo turístico do "Hotel das Águas Virtuosas de Ibiracy", empreendimento dos francanos Torquato e Higyno Caleiro. É Patrimônio Cultural tombado do município de Ibiraci.

 

Capela do Rosário

 

Construída a partir de 1852, a Capela de Nossa Senhora do Rosário seguia originalmente o estilo colonial português. Por volta de 1920 sua fachada foi modificada incluindo elementos românicos, o que a tornou uma composição arquitetônica única na região, dentre suas contemporâneas. É Patrimônio Cultural tombado do município de Ibiraci.

 

Represa de Peixoto

 

Criada pela barragem da Usina de Peixoto, a represa abriga uma verdadeira cidade ao seu redor. Formada por uma paisagem magnífica, proporciona descanso e contato com a natureza.

 

Cachoeira da Piçarra

 

Localizada na Fazenda Piçarra, é uma queda não muito grande, mas que chama a atenção de quem visita o lugar. È propriedade privada, sendo um dos principais atrativos do Hotel Fazenda Fagundes.

 

_________________

Personagem

José Limonti Junior 

 

Artista plástico e pesquisador histórico. Membro da oscip PROBRIG, do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, da oscip Associação dos Historiadores e Pesquisadores do Sertão do Jacuhy e responsável pelo Projeto Mestre Athaide.

 

 

___________________

Crônica | Histórico da comarca | Histórico da cidade | Ocelo clínico | Dados atuais | A cidade na década de 50