dr. Pintassilgo

Patrocínio Paulista

Denominações anteriores: Nossa Senhora do Patrocínio de Santa Bárbara dos Macaúbas, Nossa Senhora do Patrocínio de Sapucaí

Fundadores: Joaquim Carlos Monteiro e Monsenhor Cândido Rosa

Data da fundação: Ano de 1885

A cidade de Patrocínio Paulista é mais uma entre tantas que surgiu a partir da atividade garimpeira. Embora a origem da população tenha sido com as tribos caiapós, foi a descoberta de diamantes na região entre os rios Santa Bárbara e Sapucaizinho que ocasionou a chegada dos primeiros garimpeiros, muitos oriundos de Minas Gerais, dando início ao povoado no início de 1830. Após a libertação dos escravos, alguns poucos estrangeiros chegaram à região para trabalhar nas fazendas, como italianos, espanhóis e portugueses.

Em 1850, proprietários que se dedicavam à pecuária e ao plantio de café provocaram a expulsão dos garimpeiros por invasão de terras. O uso da força militar afugentou-os para a região do rio Sapucaizino, onde criou-se um nova povoação. Assim, o Bispado de São Paulo criou a freguesia de Nossa Senhora do Patrocínio do Sapucaí, em abril de 1874. Uma curiosidade: embora jamais tenha sido um nome oficial, até esse ano o povoado era conhecido informalmente por "Garimpo do Sapucaí".

Quando se tornou vila, em março de 1885, passou a ser denominada Patrocínio do Sapucaí. Pela lei nº 233, Patrocínio do Sapucaí virou Patrocínio Paulista, em 24 de dezembro de 1944.

Há séculos a região do município era abundante de matas virgens, e seus relevos topográficos estão configurados como "Planalto Paulista", formado por ondulações de colinas em 90% das áreas, sendo os 10% restantes marcados por serras.

Localizada no nordeste do Estado de São Paulo, Patrocínio Paulista faz divisas com Franca, Ibiraci, Capetinga, Itirapuã, São Tomás de Aquino, Altinópolis e Batatais.

O município possui 12.183 habitantes (IBGE, 2007) em uma área de 611 km², sendo 80% residentes na área urbana e 20% na área rural.

O clima tem características como tropical de altitude, sendo que a temperatura média anual é registrada na faixa de 24° C pluviometria anual de 1.500 mm.

E, por fim, os solos são predominados pela formação latossolo vermelho-amarelo, a paisagem agroecológica é definida com a cultura de café, cana, pastagem, citricultura, cerrado e floresta de planalto.

Centenário

Na ocasião do centenário do Município, em 1985, foi editado o Almanaque Histórico de Patrocínio Paulista, em homenagem à cidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

________________

Personagens

Estevão Marcolino de Figueiredo

O "Coronel" Estevão Marcolino nasceu em 15 de janeiro de 1854 na Fazenda Santa Bárbara, em Patrocínio Paulista. Quando seu pai morreu, em 1874, largou o seminário e assumiu os negócios da família, dedicando-se à agricultura. O Coronel se tornaria um dos maiores produtores de café de São Paulo. Aos vinte e sete anos iniciou sua carreira política e foi um dos mais importantes líderes políticos na região de Franca. Foi três vezes vereador em Patrocínio Paulista, além de quatro vezes deputado Estadual e uma vez deputado Federal. Morreu em 1916. Dois anos após sua morte, o presidente da Câmara de Patrocínio Paulista, Pio Avelino de Figueiredo, propôs um projeto para mudança do nome da cidade de Patrocínio Paulista para "Estefanópolis" ou "Estevinópolis", em homenagem ao "Coronel". O projeto não obteve êxito, porém um jornal criado por seus herdeiros políticos foi chamado de "O Estevinópolis".

Jorge Faleiros

Nascido em Patrocínio Paulista em 3 de novembro de 1898, Faleiros foi um grande poeta patrocinense. A Escola Estadual Jorge Faleiros, em Patrocínio Paulista, homenageia seu conterrâneo, falecido em 19 de novembro de 1924.

_________________

Locais históricos



Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio

A Igreja do Município de Patrocínio Paulista.

 

 

 

Árvore Sapucaia, em frente ao Fórum

Exemplo da espécie que inspirou um dos primeiros nomes do município, "Patrocínio de Sapucahy".

 

 

 

 

 

Estátua de garimpeiro

Escultura que representa os garimpeiros que deram origem à cidade.

 

 

 

 

 

____________________

Curiosidades



No ano de 2010, Patrocínio Paulista comemorou o aniversário de 125 anos de sua elevação à condição de vila pela lei nº 23 de 10 de março de 1885. Ao lado, a bandeira do Município.

 

A Festa do Peão e o Torneio Leiteiro de Patrocínio Paulista são os dois maiores eventos da cidade. A Festa do Peão está já em sua 20ª edição em 2010, enquanto o Torneio Leiteiro em sua 51ª edição.

_______________________

Crônica | Histórico da comarca | Histórico da cidade | Ocelo clínico | Dados atuais | A cidade na década de 50