dr. Pintassilgo

Itatiaia

Denominação anterior : Campo Belo

Data da Fundação : 6 de julho de 1988

Gentílico: itatiaiense

Itatiaia, do tupi-guarani, "penhasco cheio de pontas", é um dos municípios mais jovem do Estado do Rio Janeiro, sendo criado pela lei 1.330, de 6 de julho de 1988, quando desmembrou-se de Resende, possuindo uma área de 204 Km2.

A primeira administração instalada data de 1º de junho de 1989, porém a história começa desde meados do século XIX, sendo 5 de abril de 1839 marco oficial de sua fundação, com o nome de Campo Belo.

Os primeiros habitantes do local eram os índios Puris, que ocuparam toda a região compreendida entre Queluz/SP e Barra mansa/RJ.

No século XVII a região servia de passagem e pouso de viajantes vindos do sul de Minas Gerais. A necessidade do escoamento do ouro das Minas Gerais para os portos de Angra dos Reis e Paraty forçou a descida pela serra no roteiro onde hoje existe Mauá e pela Serra do Picu, onde é Itatiaia.

O Ciclo do Ouro chegou ao fim, mas a exploração por novas terras não. Foi quando os exploradores começaram a se instalar na região onde hoje é Itatiaia.

Começa, então, uma fase de transição econômica, passando da agricultura e pecuária de subsistência para o aparecimento das grandes fazendas de cana-de-açúcar e café, sendo a primeira atividade logo superada pela segunda, com a desativação dos poucos engenhos que chegaram a surgir.

É durante esse período que se formam as maiores fazendas da região, como a da Cachoeira, a Itatiaia, a Belos Prados, Campo Belo, da Serra, a Fazendinha e a de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, esta última correspondendo à atual área do Parque Nacional do Itatiaia, com suas matas preservadas graças a seu proprietário não ter aderido à monocultura cafeeira.

Mas é no início do século XIX que surge o povoado de Campo Belo, atual Itatiaia, com a instalação do Distrito de Paz e Tabelionato, em 13 de maio de 1832. Em 5 de abril de 1839, foi instalado o Curato Eclesiástico de São José de Campo Belo.

Campo Belo foi elevado à vila por lei Federal 311, de 2 de março de 1938. Em 31 de dezembro de 1943, o decreto lei 1056 deu ao quarto distrito de Resende e Vila de Campo Belo o expressivo nome de Itatiaia que, em tupi guarani significa "pedras cheias de pontas".

Para o escoamento do café, durante 1860 e 1870 surgiu a exploração fluvial do Rio Paraíba, que navegavam desde a Barra do Piraí até rio acima, chegando a Itatiaia, então Campo Belo.

Inicia-se o crescimento do que se tornaria um dos maiores entrepostos alfandegários e comerciais para o qual inclusive eram despachadas para o Rio de Janeiro as produções dos municípios paulistas de Queluz e Areias.

Aos poucos o rio foi sendo substituído pela terra. A Estrada de Ferro D. Pedro II, em 1873, marca o início do comércio terrestre.

Com o fim os tempos da "febre cafeeira" as grandes fazendas começaram a apostar na pecuária de ponta e a leiteira. Foi em Itatiaia que surgiu o primeiro exportador fluminense de manteiga. Hoje, como marcos rurais, existem as Fazendas Belos Prados e da Serra, as primeiras que se sabe, exploradas como hotéis fazendas, hoje bastante difundido na área.

Com a construção da Rodovia Presidente Dutra, por volta de 1950, ligando o Rio de Janeiro e São Paulo e mais a Hidrelétrica do Funil, a cidade iniciou um novo ciclo de atividades e desenvolvimento com a instalação de grandes empresas, e o início da atividade turística que marca presença na região.

___________

  • Origem do nome

O topônimo indígena tupi-guarani Itatiaia significa pedra cheia de pontas.

___________

Parque Nacional do Itatiaia

As terras do Parque Nacional do Itatiaia, sob a administração do IBAMA, órgão do Ministério do Meio Ambiente, ocupa uma área de 30.000 hectares, coberta na sua maioria de matas primitivas com montanhas e picos que atingem uma altitude variando de 600 a 2.791m. Compreende dois municípios do Estado do Rio de Janeiro, Itatiaia e Resende, e três municípios do Estado de Minas Gerais, Itamonte, Alagoa e Bocaina de Minas.

Cortado por numerosos rios e pequenos córregos que deságuam no rio Campo Belo, assim como o rio Preto, rio Grande, rio Bonito e rio Aiuruoca têm no Parque suas nascentes. Este último é o rio que tem sua nascente a mais alta do país. Apresenta flora inteiramente diversa de outras regiões do Brasil e mesmo de outros contrafortes da Serra da Mantiqueira.

O Parque oferece vários caminhos e locais com interesse de visitação como : museus, rios, cachoeiras, lagos, rochas e picos, destacando-se o Pico das Agulhas Negras, ponto culminante do Estado do Rio de Janeiro.

Sua área é propícia à prática de montanhismo e caminhadas. Possui ainda infra-estrutura de apoio para o turista, como um abrigo para alpinistas – Abrigo Rebouças.

____________

Igreja Matriz de São José

Em 5 de abril de 1839 foi instalado o Curato Eclesiástico de São José do Campo Belo (antigo nome do Município de Itatiaia). A primitiva Capela da Igreja Matriz de São José data de 1839, tendo sido erigida em terras doadas por D. Silvéria Soares Lucinda, com a condição de invocar São José, padroeiro de sua família. Esta Capela deu origem a atual Igreja Matriz de São José – padroeiro do município de Itatiaia.

________

Hino de Itatiaia

Itatiaia, seus gritos sagrados
Espalham amor por toda a parte
No ar, no ar, não há
Um grito bravo forte quanto o seu.

Somos gigantes
De nossa história
De braços fortes, hostis e guerreiros
Nas lutas somos vibrantes
E confiantes na certeza da vitória.

Oh! Itatiaia, pedra de ponta
Que outrora aponta
A beleza natural
Como seu cartão postal.

Nas matas
Por onde passam
Os nossos rios, lagos e cascatas
Retratam na memória
Lugares que entraram para a história.

Penedo, Maromba e Maringá
Esplêndido amor varonil
Espelham as riquezas do Brasil.

Itatiaia, seus gritos sagrados
Espalham amor por toda a parte
No ar, no ar, no ar
Uma bandeira linda a bailar no ar.

Letra e melodia de Edmar Barbosa da Silva

__________

Crônica | Histórico da comarca | Histórico da cidade | Ocelo clínico | Dados atuais | A cidade na década de 50