dr. Pintassilgo

Resende

Denominação anterior : Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre da Paraíba Nova

Data da Fundação : 29 de setembro de 1801

Gentílico : resendense

Os primeiros habitantes de Resende, antes da chegada do homem branco, eram os índios Puris, termo que em português quer dizer "gente tímida e mansa".

Com a corrida pelo ouro iniciou-se o desbravamento dos Estados do Rio, São Paulo e Minas Gerais.

Um dos exploradores, o coronel paulista Simão da Cunha Gago obteve licença para explorar a região à procura de ouro e pedras preciosas, em 1744.

Ele seguiu para Aiuruoca/MG de onde desceu a serra estabelecendo-se em uma colina que avançava sobre o Rio Paraíba, onde hoje é o bairro Montese.

Nesse lugar, ergueu-se um altar onde foram rezadas as primeiras missas.

Mas o acampamento não permaneceria ali para sempre, sendo transferido para o outro lado do rio devido aos constantes incômodos provocados pelos índios às roças e às plantações dos colonos.

A este novo lugar deu-se o nome de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre da Paraíba Nova, o primeiro nome do futuro município de Resende.

Em 1756, o povoado é elevado à categoria de freguesia, e no dia 29 de setembro de 1801, ele passa a ser considerado vila de Resende.

A mudança do nome é uma homenagem ao Conde de Resende, vice-rei do Brasil naquela época.

Para simbolizar a elevação de povoado à vila foi construído, na atual Praça do Centenário, um Pelourinho (monumento que tem uma bola de cera no alto e que era o símbolo obrigatório das Vilas).

O tamanho da Vila de Resende se estendia da fronteira de São Paulo até pouco antes da Serra das Araras, além de fazer limite com Angra dos Reis e com Minas Gerais.

Com o passar dos anos e com a criação de outras vilas, no entanto, Resende foi perdendo grande parte de seu território.

Em 1821 foi construída a primeira ponte de madeira sobre o Rio Paraíba, mas ela foi destruída pela enchente de 1833. Depois, outra ponte de madeira foi feita durando até o fim do Século XIX e em 1905 é inaugurada uma ponte de ferro, a Ponte Nilo Peçanha (Ponte Velha) que resiste ao tempo e até hoje é uma testemunha da nossa história.

Em franco desenvolvimento por causa do plantio do café, em 13 de julho de 1848, Resende finalmente deixa de ser uma simples vila para ser elevada à categoria de cidade.

_______________

AMAN

Com uma área de 67 km2, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), de formação de oficiais do Exército, estende-se da Rodovia Presidente Dutra até as encostas da Serra da Mantiqueira e do Maciço do Itatiaia.

Aberta à visitação, a AMAN dispõe de um dos maiores e mais completos parques esportivos do Estado do Rio de Janeiro, além de moderno teatro com capacidade para 2.844 pessoas.

 

_______________

Centro urbano

No centro urbano de Resende encontra-se várias oportunidades de negócios ao setor turístico através de acessos rápidos para diversos roteiros locais e regionais, abrangendo localidades fluminenses, paulistas e mineiras, com ênfase nas fazendas de café, podendo até alcançar a Costa Verde de Angra dos Reis.

Há também o turismo de negócios, em franco crescimento, responsável por 70% da lotação/ano dos hotéis urbanos.

O parque industrial instalado fomenta um centro de convenções local e agrega-se ao turismo de eventos realizados na Região das Agulhas Negras, como o Festival de Inverno 2000/2001.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (imagem), localizada na Praça Oliveira Botelho, teve sua construção foi iniciada em 1756 e a inauguração ocorreu em 1813. Em 1945, a Igreja foi praticamente destruída por um incêndio e reconstruída anos depois graças às doações dos fiéis.

 

___________

Ponte Nilo Peçanha

A travessia do Rio Paraíba foi um obstáculo para os moradores de Resende até o início do século XIX. Em 1821 a primeira ponte de madeira foi construída sobre o rio, mas foi carregada pela grande enchente que atingiu o município em 1833.

Depois disso, uma nova ponte de madeira foi erguida, durando até o final do século XIX.

Entretando os problemas da travessia só acabaram mesmo em abril de 1905, quando foi inaugurada a Ponte Nilo Peçanha, mais conhecida como Ponte Velha.

Pré-fabricada em estrutura metálica importada da Bélgica e trazida de navio, sua construção foi um marco no desenvolvimento da cidade. O nome, Nilo Peçanha, é uma homenagem ao presidente da época que veio a Resende especialmente para a inauguração.

Em abril de 2005, a Ponte completou 100 anos.

 

___________

Fumaça

 

No Parque Municipal da Cachoeira da Fumaça, com grandes extensões de matas preservadas, além de nascentes e riachos, encontra-se a cachoeira que dá nome ao local, com corredeira de 200 metros. São 32km de estrada do centro de Resende até a localidade.

 

 

_______________

Hino de Resende

Resendenses, entoemos um hino
Que fulgure qual mundo de sóis
A esta terra que é um berço divino
De poetas, de artistas, de heróis!

Eia, pois, fervorosos saudemos
De Resende, a cidade gentil
Onde o berço, entre flores, tivemos
Sob um céu todo azul, todo anil! (estribilho)

Chovam bênçãos de luz sobre o dia
Em que o seu centenário ela faz!
Que nos enche de doce alegria
Que ventura tão doce nos traz!

De outro século o sol majestoso
Surge agora imponente brandão
Deste vale, dourando amoroso
Toda a nova e aromal floração!

O Itatiaia emergindo das brumas
Ei-lo, o século novo a saudar!
E o Paraíba o seu manto de espumas
Vai contente e cantante, a arrastar.

Que este dia, da Pátria, na História
Fulja sempre com mago esplendor!
E que viva na nossa memória
Todo luz, todo paz, todo amor!

______________

Crônica | Histórico da comarca | Histórico da cidade | Ocelo clínico | Dados atuais | A cidade na década de 50