dr. Pintassilgo

Barra do Piraí

Data da Fundação : 10 de março de 1890

Gentílico : barrense


Dentre as várias estradas que o ciclo do ouro abriu mata adentro, algumas passaram por onde hoje é Barra do Piraí. Esses caminhos foram abertos pelas tropas de mulas que faziam o transporte do ouro e, posteriormente, do café.

Com a decadência do ciclo do ouro, iniciaram as plantações de café e, assim, o surgimento de várias cidades em torno das lavouras cafeeiras como Valença, Vassouras, Piraí, Barra do Piraí, entre outras.

Em 1843, o fazendeiro Antônio Gonçalves de Moraes compra um sítio na foz do rio Piraí, denominado Barra do Piraí. A fazenda guarda até hoje os resquícios de sua época, sendo importante roteiro turístico da cidade.

Dez anos depois, foi construída uma ponte sobre o rio Piraí. Começava então o povoado de São Benedito, em terras do município de Piraí, cidade vizinha.

Para levar a produção cafeeira do Vale do Paraíba para o Rio de Janeiro foi construída, em 1864, a estrada de ferro D. Pedro II. Tal investimento refletiu no desenvolvimento do povoado de São Benedito, tornando-se o centro do comércio cafeeiro da região com a criação de estabelecimentos comerciais e armazéns de café que recebiam o produto de várias cidades que eram transportados para o Rio de Janeiro.

Em 1881, foi construída a estrada de ferro Santa Izabel do Rio Preto, que seria denominada mais tarde como estrada de ferro de Sapucay, Rede Sul Mineira e, por fim, Rede Mineira de Viação. Nesse mesmo período também foi construída uma ponte, que ainda existe, sobre o rio Paraíba para passagem dos trens e pedestres.

Em 1889 a região ganha outra estrada : estrada de ferro Piraiense, ligando Barra do Piraí à sede do município da época, Piraí.

Com esse entroncamento ferroviário, Barra do Piraí se torno um importante centro onde os viajantes faziam baldeação e, muitas vezes, pernoitavam. Mesmo com fim do ciclo do café, as estradas contribuíram para o desenvolvimento da região.

Mesmo ganhando destaque na região com um centro econômico do Vale do Paraíba, Barra do Piraí continuou sendo povoado. Somente em 1885 foi criada a freguesia de São Benedito de Barra do Piraí.

Somente em 10 de março de 1890 que Barra do Piraí foi elevada a município, tendo suas terras desmembradas dos municípios vizinhos. Da cidade de Valença, foi desmembrada a Vila de Sant’Ana, à margem esquerda do Paraíba. De Piraí, a próspera freguesia de Barra do Piraí, situada à margem direita do Paraíba. E de Vassouras, a Vila dos Mendes, que já possuía, nesta época, uma fábrica de papel (CIPEC) e fábrica de fósforos, além de fazendas.

Ainda sendo um importante centro comercial devido ao entroncamento ferroviário, a Light instalou seus escritórios no município, dirigindo de Barra do Piraí suas atividades nos municípios vizinhos.

Com o tempo, o gado substituiu o café. A partir de 1946, passou a ser realizada uma Exposição Agropecuária Sul Fluminense, reunindo produtores de muitos municípios e até hoje são realizadas as Exposições Agropecuárias que atraem muitos visitantes.

Foi criada a Casa do Viajante para reunir os "caixeiros viajantes", que eram representantes das fábricas que vinham visitar as lojas e efetuar vendas.

A cidade também recebeu muitos imigrantes vindos da Europa e do Oriente Médio, fugindo das guerras e procurando melhores condições de vida. Eles compõem boa parcela do comércio local.

Foram vários os fatores que abalaram a liderança de Barra do Piraí no Vale do Paraíba. A criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e o crescimento da cidade de Volta Redonda, a construção da rodovia Presidente Dutra, fazendo com que o transporte para o Vale do Paraíba deixasse de ser apenas ferroviário e a extinção dos trens de passageiros feita pelo presidente Jânio Quadros em 1961.

____________

Origem do nome

Barra significa lugar onde um rio se lança em outro. O rio Piraí, que corta a cidade, deságua nas águas do rio Paraíba do Sul, que também passa pelo município.

____________

Pontos turísticos

 

Ponte Presidente Getúlio Vargas

Construída em 1898, sobre o rio Paraíba do Sul, a Ponte Presidente Getúlio Vargas é passagem de trens da Rede Mineira de Viação, e posteriormente para uso dos pedestres também.

Toda construída na Bélgica, em sistema de pré-moldagem e em Barra do Piraí montada por engenheiros mineiros da Sapucahy.

 

 

Casa da Princesa

 

Construída em 1884, para receber e hospedar a Princesa Isabel, quando da visita do Imperador D.Pedro II, à Barra do Piraí.

 

 

 

 

Praça Nilo Peçanha

 

É a principal praça de Barra do Piraí e está localizada no centro da cidade. Seu principal atrativo é seu chafariz que representa os três Estados que eram servidos através do entroncamento ferroviário: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

 

 

 

 

Prédio da Estação Ferroviária D.Pedro II

A estação ferroviária de Barra do Piraí simboliza tudo aquilo que foi o maior entroncamento ferroviário do Brasil. Inaugurada em 1864 pelo Imperador Pedro II, era ponto de escoamento da produção cafeeira da região. Mais de uma dezena de trens diários ligavam Barra do Piraí ao Rio de Janeiro. O trem para Belo Horizonte teve seu encerramento em 1980, e o de São Paulo em 1998.

 

 

 

______________

Hino

Em dez de março de noventa,
Um sonho fez-se realidade.
Sem a menor visão sangrenta,
Surgiu a tua liberdade.

E tu, outrora tripartida,
Rompeste em marcha triufante.
E nesta luta pela vida
Foste um exemplo edificante.

Salve! Salve! Boa terra hopitaleira!
Barra! Barra! Progressista e altaneira!
Barra! Barra! Tu serás a vida inteira,
Em terras fluminenses,
Todo o nosso orgulho
De fiéis barrenses!

Entre colinas verdejantes,
Ricas, tão ricas de beleza,
Com teus dois rios coleantes,
És um primor da natureza.

Terra feliz, feliz e calma,
Sob este céu sempre de anil,
Tu és a cidade que tem alma,
Ó meu pedaço do Brasil!

Salve! Salve! Boa terra hospitaleira!
Barra! Barra! Progressista e altaneira!
Barra! Barra! Tu serás a vida inteira,
Em terras fluminenses,
Todo o nosso orgulho
De fiéis barrenses!

Ó terra minha, berço amado!
Ó meu torrão bem brasileiro!
Cheio de glória no passado
E de futuro alvissareiro!

À luz da tua própria história,
O teu caminho percorrido
É rumo certo para a glória
Deste Brasil estremecido!

Salve! Salve! Boa terra hospitaleira!
Barra! Barra! Progressista e altaneira!
Barra! Barra! Tu serás a vida inteira,

Em terras fluminenses,
Todo o nosso orgulho
De fiéis barrenses!

______________

Crônica | Histórico da comarca | Histórico da cidade | Ocelo clínico | Dados atuais | A cidade na década de 50