dr. Pintassilgo

Pouso Alegre

Segundo os dados do Recenseamento Geral de 1950, era de 28.731 habitantes a população do município. A densidade demográfica de 42 habitantes por quilômetro quadrado.

Atividade econômica

A produção agrícola do município, em 1955, foi expressa pela produção e milho, seguido de arroz e feijão.

A economia do município está fundamentada em sua maior parte nas atividades agropecuárias, incluindo-se a sua indústria rural.

Os principais ramos industriais são: latas brancas e litografadas, guarda-chuvas e sombrinhas, plantadeiras de arroz, calçados para homens e senhoras, sandálias em geral, banha de porcos e derivados, laticínio em geral, vassouras de piaçava, etc.

Meios de transporte

O território municipal é cortado por 183 quilômetros de estrada de rodagem, dos quais 41 se acham sob a administração federal, 37 sob a estadual e 105 sob a municipal.

Em 1955, encontravam-se registrados, no órgão competente, 132 automóveis, 27 camionetas, 77 caminhões e 10 ônibus.

Vias de comunicação

Possui o município uma agência postal-telegráfica e conta com serviço telefônico urbano e interurbano.

Comércio e Banco

Conta a população do município com 5 estabelecimentos comerciais atacadistas situados na sede, e ainda com 158 varejistas, destes 140 se localizam na cidade. Dispõe, também, de 6 agências bancárias.

Serviço telefônico

Há na cidade um serviço telefônico, cuja rede compõe-se de 389 aparelhos; 5 hotéis e 7 pensões; 8 bombas de gasolina.

Ensino

Pouso Alegre possui 36 unidades de ensino primário fundamental comum, 4 ensino secundário, uma do ensino pedagógico, uma do ensino superior artístico, 4 do ensino industrial e duas do ensino comercial, que fazem da cidade importante centro de atração cultural na região.

Há instalada no município uma Agência Municipal de Estatística, órgão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

____________

 

Crônica | Histórico da comarca | Histórico da cidade | Ocelo clínico | Dados atuais | A cidade na década de 50