dr. Pintassilgo

Santa Rita do Passa Quatro

Santa Rita do Passa Quatro - SP

População

Pelo Censo de 1950 a população do município era de 14.330 habitantes (7.383 homens e 6.947 mulheres), dos quais 9.709 ou 67,75% viviam na zona rural. O D.E.E. calculou para 1955 14.467 habitantes.

Economia

As principais atividades fundamentais à economia do município são a produção de açúcar cristal, sacos de juta, álcool, cana-de-açúcar, milho, café, arroz, algodão e leite.

Grande parte dos produtos agrícolas é consumida pelo município sendo o excedente destinado ao consumo da capital do Estado e municípios vizinhos. Atingem as matas naturais 1.493 hectares, os campos 15.865 hectares e pastagens 41.461 hectares.

A atividade industrial, representada por 11 estabelecimentos (com mais de 5 pessoas), ocupando aproximadamente 600 operários, tem na usina Vassunga (açúcar cristal, álcool e tijolos) e Indústrias Reunidas de Santa Rita S.A. (sacos de juta e aniagem) os principais estabelecimentos fabris do município.

A pecuária constitui importante ramo econômico pois além de contribuir com a exportação de gado vacum para São Paulo, embora sem destaque, permite a coleta de apreciável quantidade de leite, quase totalmente absorvida pela Cia Nestlé, em Porto Ferreira, e Cia. Vigor em São Paulo.

Meios de transporte

A Cia. Paulista de Estradas de Ferro (ramal Porto Ferreira – Vassununga) bitola estreita, com um total de 40 km dentro do município e 2 trens diários é um dos principais meios de escoamento de cargas e passageiros.

O campo de pouso, de propriedade particular da Usina Vassununga, distante da sede municipal 23km, não é utilizada por empresas aéreas ou táxis aéreos.

Conforme informações do serviço de trânsito da Delegacia de Polícia trafegam pelo município, diariamente, 220 a 250 veículos (automóveis e caminhões).

Pelos registros da Prefeitura Municipal os veículos existentes somam 131 (automóveis, jipes e camionetas) e 80 caminhões.

Comércio e bancos

O comércio local está representado por 38 estabelecimentos varejistas e 4 atacadistas (bebidas), assim distribuídos, segundo o ramo de atividade; gêneros alimentícios, louças, ferragens, fazendas e armarinhos 30; fazendas e armarinhos 7; bebidas 4 e outros 1 (não se inclui na relação os bares, açougues e leiterias).

Outros dados

Aspectos urbanos – Em 1954 apresentava os seguintes melhoramentos urbanos: 36 logradouros públicos dos quais 14 pavimentados, 5 arborizados, 1 ajardinado, 36 iluminados à luz elétrica e domiciliária, 30 com água canalizada e com 1.358 prédios (zona urbana e suburbana) dos quais 1.210 com iluminação elétrica, 1.173 com água canalizada e 480 servidos de esgoto pela rede existente.

Alfabetização – Das 12.266 pessoas existentes, com 5 anos e mais, 7.243 ou 59% sabiam ler e escrever.

Aspectos culturais – Um único semanário – Folha de Santa Rita – de finalidade noticiosa e literária circula na cidade. Não há outro órgão de divulgação a não ser o serviço de alto-falantes, com finalidades comerciais. A biblioteca existente pertence à escola normal (de natureza privada), contando com 1.800 obras em 2.000 volumes que encerram assuntos dos mais variados. Cooperam na divulgação do conhecimento 3 livrarias e 1 tipografia.

Manifestações folclóricas e efemérides – Comemora-se o dia 22 de maio o dia da Padroeira de Santa Rita do Passa Quatro. Instituiu-se a semana "Zequinha de Abreu", comemorada no mês de setembro, em homenagem ao compositor do tão afamado "Tico-Tico no Fubá".

Histórico da comarca | Histórico da cidade | A cidade na década de 50