dr. Pintassilgo

Uberlândia

População

 

Segundo o Recenseamento Geral de 1950, a população de Uberlâdia era de 54.894 habitantes habitantes. A densidade demográfica era de 15 habitantes por quilômetro quadrado.

 

Atividade econômica

 

Na época, 15,88% da população ativa se distribuia entre as atividades da agricultura, pecuária e silvicultura, ao passo que as indústrias de transformação, o comércio de mercadorias, a prestação de serviços, os transportes, comunicações e armazenagem e as atividades sociais, mais comuns nos centro urbanos, englobavam mais de 27%. Mesmo assim, Uberlândia não deixava de ser um município eminentemente agrícola, já que a população rural ultrapassava 20 mil habitantes.

 

As principais culturas eram: algodão, milho, arroz e feijão. Ocupavam mais de 90% da área total cultivada. O valor correspondia a 78% do valor total da produção agrícola.

O município era um dos centros de criação de bovinos, destacando-se o rebanho pelo elevado índice de qualidade. Os produtos da pecuária tinham em grande parte a sua transformação industrial no próprio município, através de numerosas charqueadas e fábricas de banha.

 

A atividade industrial compreendia principalmente a produção de charque, banha e outros produtos bovinos e suínos, doces em geral, massas alimentícias, panificação, curtume de couros e peles e fabricação de calçados, metalurgia e mecânica, bebidas, laticínios, móveis em geral, artefatos de tecidos, produtos químicos e farmacêuticos, olaria, cerâmica e marmoraria, açúcar de usina e de engenho, aguardente de cana, beneficiamento de arroz e algodão.

 

O valor total da produção industrial girava em torno de 900.000.000 cruzeiros.

 

Fotos da época

 

Igreja matriz

 

Avenida Afonso Pena

Aeroporto

Avenida Afonso Pena

Prefeitura Municipal

Histórico da comarca | Histórico da cidade | A cidade na década de 50