dr. Pintassilgo

Monte Alegre de Minas

Monte Alegre de Minas, cantada e descrita com paixão, em prosa e versos pelos seus habitantes em diferentes épocas, é uma cidade que conserva seus aspectos de “Terra da Felicidade” cantada no Hino Municipal.

Está localizada na Zona do Triângulo Mineiro, e é uma das cidades centenárias e mais antigas dessa região de Minas.

Os Principais historiadores do Triângulo Mineiro, afirmam que em 1.916, foram organizados os primeiros núcleos de civilizações na região do baixo Triângulo Mineiro, no Pontal, formada pelos caudalosos rios Paranaíba e Rio Grande, divisórios dos Estados de São Paulo, Mato Grosso e Goiás.

A fundação do povoado de São Francisco das Chagas de Monte Alegre, baseia-se na seguinte lenda:

No começo do século XIX, uma numerosa família mineira, cujo o chefe era Martins Perreira, na tentativa de apossar-se de terras devolutas no sertão de Goiás, empreendeu viagem de mudança para aquelas plagas inóspitas, segundo corajosamente a caravana de aventureiros por um caminho aberto que ligava parte da Capitania das “Minas Gerais” as terras goianas naquele rumo.

Quando a caravana alcançava o ponto do caminho onde fica hoje a cidade, adoeceu gravemente um de seus membros, motivando uma parada obrigatória deles na localidade. Sem recursos de remédios, que no caso exigia, para combater-se a enfermidade, fervosos devotos que eram de São Francisco das Chagas, o chefe da família fez uma promessa ao Santo, de doar naquela localidade um terreno para o patrimônio de uma Capela, que ali seria edificada em seu louvor, caso o doente recebesse o milagre da cura.

Foi recebida a Graça suplicada ao milagroso Santo. Por esse motivo resolveu a família não seguir viagem, que faria depois de posta em práticao que havia prometido, temendo castigo do Santo se não cumprisse a promessa.

Com a junção já de outros aventureiros que seguiram o mesmo itinerário, formaram uma agregação âs famílias de Antônio Luiz Perreira, Gonçalves da Costa, Martins de Sá, Manoel Feliz Cardoso. Esses foram os primeiros povoadores do arraial em formação, abrigaram-se em humildes ranchos, construidos na sua maioria de madeira, capim e palha de buriti, em ruela abertas as margens dos Córregos “Monte Alegre” e ” Maria Elias”, onde a servidão de excelente água era abundante nos regos derivados das nascentes.

Na extremidade do Triângulo formado pela confluência desses meios de água, traçaram-se as primeiras curvas da futura cidade, a quadra para a necrópole e a praça onde foi erguida a Capela de São Francisco das Chagas, o Padroeiro da Povoação.

_________

Texto retirado de: DOSSIÊ – Monte Alegre de Minas - Encontrado na Biblioteca Municipal da cidade

Histórico da comarca | Histórico da cidade | A cidade na década de 50