dr. Pintassilgo

Cafelândia

Denominações Anteriores: Presidente Penna.

Fundadores: Coronel Beraldo Arruda, Coronel Antônio Ferraz Salles e Irmão José e Jacob Zuchi

Data da Fundação: Ano de 1916.

A fundação de Cafelândia coincide com a inauguração da estação Afonso Pena, da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. A estação foi construída em terrenos doados pela firma J. Zuchi & Irmãos. Os primeiros moradores foram: os irmãos Zuchi, Coronel Maurício Moreira, Pedro Teodoro Raposo dos Santos e José de Oliveira Guedes.

A estação ficava situada longe da povoação. Posteriormente, José Zuchi mandou edificar a povoação de Afonso Pena, providenciando, inclusive, diversos melhoramentos urbanos. Com o crescimento, as duas localidades se fundem, formando a atual Cafelândia.

_______________

  • Origem do nome

Devido à extensa área cultivada com café.

__________

  • Locais históricos

Estação de Penna

A estação de Penna foi inaugurada em 1908, tendo mais tarde sido alterado o seu nome para Cafelândia. No projeto, a estação, antes da inauguração, chamava-se Monjolo. Em 1954, com a abertura da variante de Lins, a estação recebeu um novo prédio (*RNOB-1954). É uma das poucas estações que ainda mantém seus desvios, que abrigam um cemitério de vagões.





Histórico da Linha: A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller, em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná, em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar a Corumbá, na divisa com a Bolívia, anos depois. O trecho entre Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da Refesa. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte foi suprimido. Em 1996, a Refesa deu a concessão da linha para a Novoeste, que transporta cargas até hoje.

Crônica | Histórico da comarca | Histórico da cidade | Ocelo clínico | Dados atuais | A cidade na década de 50