dr. Pintassilgo

Espírito Santo do Pinhal

Denominações anteriores: Espírito Santo do Pinhal.

Fundadores: Romualdo de Souza Brito e sua esposa D. Teresa Maria de Jesus.

Data da fundação: 27 de dezembro de 1849.

Espírito Santo do Pinhal teve o início de sua civilização na primeira metade do século passado quando Romualdo de Souza Brito, vindo de Mogi das Cruzes, aqui dedicou-se à agricultura, juntamente com outros membros de sua família. Verificando-se, entretanto, uma demanda sobre a posse de uma parte de suas terras por outros agricultores que vieram em seguida, Romualdo de Souza Brito e sua esposa D. Thereza Maria de Jesus resolveram solucionar definitivamente a questão, fazendo doação das terras em litígio para formação do patrimônio do Divino Espírito Santo, conforme escritura pública lavrada na então freguesia de São João da Boa Vista, exatamente em 27 de dezembro de 1849. Essa doação compreendia 40 alqueires de terras retiradas da fazenda Pinhal, pertencentes à freguesia de Mogi-Guaçu de cuja fazenda originou o nome de Espírito Santo do Pinhal.

____________

  • Origem do nome

Derivado da essência florestal que abundava nas matas, o pinheiro.

_____________

  • Personagens

Belmiro Athayde de Brito

O professor de matemática pinhalense é o inventor do Carregador pneumático de containers. Belmiro é bisneto do fundador de Pinhal, Romualdo de Sousa Brito. Ele projeta equipamentos para a Pinhalense Máquinas Agrícolas e também para outras empresas, inclusive multinacionais.

O carregador automático de containers CPC destina-se ao embarque de café, grãos, sementes e nozes à granel em containers. Constituído por ventilador, tubulações de ar, ciclone, torre telescópica com regulação de altura e sistema de rotação do conjunto em 180o. Possui dois motores elétricos: um de 20 HP para o ventilador e um de 2 HP para ajustar a torre. Sua capacidade é de 60.000 Kg/hora. O carregador pneumático Pinhalense tem capacidade para carregar 21 toneladas de café (equivalente a 350 sacas) em apenas 20 minutos.A patente PI9104659 referente a TRANSPORTADOR PNEUMÁTICO PARA CARGA DE "CONTAINERS" COM GRANEIS SÓLIDOS através de ar injetado em circuito fechado, através de um venturi nº 11, cuja largura é bem maior que a altura.

______________

  • Locais históricos

Teatro Avenida

Localizado na Avenida Oliveira Mota, no centro da cidade. Construído em 1906, com capacidade para 500 pessoas, constitui um verdadeiro patrimônio histórico da cidade.

Igreja Santa Luzia

Localizada na Rodovia Agenor Mandador. A Igreja é um ponto importante na história do município e fez parte da Rota das Capelas.

Estação de Pinhal

A estação original de Pinhal, construída pelo empreiteiro Nicolau Rehder e também chamada, por algum tempo, com o mesmo nome da cidade (Espírito Santo do Pinhal), foi aberta como ponta do ramal do mesmo nome, em 1889. O prédio foi ampliado em 1909, de acordo com relatório da Mogiana para esse ano, mas há quem diga que o prédio atual foi feito em substituição ao original, que por sua vez ficaria mais à direita do prédio atual. A estação foi fechada definitivamente, com o ramal, em 1961, tendo sido transformada em estação rodo-ferroviária nesse ano (*RM-1961). Não ficou nessa condição por muito tempo. Fica no centro da cidade e serve hoje como sede de uma cooperativa.

Histórico da linha: O ramal de Pinhal foi aberto em todas a sua extensão (37 quilômetros) em 1889, partindo da estação de Mogi-Guaçu, no tronco da Mogiana, e chegando até a estação de Pinhal, em Espírito Santo do Pinhal, perto da divisa com Minas Gerais. Funcionou até 1961, quando foi extinto, ficando os primeiros quatro quilômetros e meio servindo como desvio industrial para a Refinações de Milho Brasil, em Mogi-Guaçu. Os trilhos foram retirados somente em 1967, menos o desvio, que continuou por alguns anos.

Crônica | Histórico da comarca | Histórico da cidade | Ocelo clínico | Dados atuais | A cidade na década de 50