dr. Pintassilgo

São Vicente

Amigos migalheiros, eis que chego à primeira (?) cidade do Brasil !

Já devem ter percebido, depois de meses de amizade, que sou um contemplador não-letárgico.

Minha curiosidade me leva a esmiuçar o âmago das coisas. Sendo assim, quando olho São Vicente, confirmo uma de minhas "teses" particulares : todo parto é complicado.

O início das coisas, na maioria das vezes, quase sempre, é proveniente de uma fervura. Reparem ! Até o universo assim se fez.

Se dissesse a vocês que São Vicente foi logo recebendo a alcunha de Vila não estaria sendo correto com a História. Foram precisos alguns anos para que isso ocorresse.

Da paz inicial fez-se o estopim de várias rusgas : entre europeus e índios, que por sua vez se engalfinharam nos combates entre as diversas tribos ! Os missionários, então, coitados, ficaram entre esse fogo cruzado e em alguns momentos até o fomentaram.

A brava gente brasileira não teve o parto pacífico que muitos pensam !

O início do Brasil por aqui se fez de duras rinhas, de caudalosos suores, ardentes cortes, noites estreladas, das tristes cantigas, lacrimejadas das violas portuguesas e ao fundo a furiosa percussão dos tambores tupis !

Assim, como na infância os anos passaram lentos, assim foi para a nossa pátria: o progresso demorou chegar, as pessoas também, tudo no ritmo lento dos primeiros passos !

Ao estranhamento que os primeiros habitantes tiveram, comparo quando conhecemos o mundo : o fogo queima, o chão machuca, o trovão assusta e assim vamos seguindo.

E, hoje, nossa brava gente segue ainda entre sustos, fogo amigo, chão que não machuca, mas que pelo qual se machuca, e muito. E os sons que vêm do Planalto reverberam como trovões na paz do país.

E fico a pensar, andando por estas ruas, que apesar de parecer tão longe esse nascimento, ele não é tão a se perder de vista.

O Brasil possui a metade da idade de Moscou! Dou risada quando penso nisso.

Por isso, quando vejo o transitar e o trabalho das pessoas no Fórum, faço coro com a urgência das mudanças, pois como lhes disse e assino com firma em cartório, sou um contemplador intrometido !

Mas ao mesmo tempo, penso que ainda é o início conturbado ! Num processo histórico somos ainda uma país lactante !

Quero que essas mudanças logo se façam para chegarmos a uma maturidade serena e sábia !

Deixo São Vicente inflado de expectativas ! Poderia este Pintassilgo não confiar que podemos virar a mesa?

Não !

Depois que passamos do parto difícil que nos deu de bandeja este Estado que ainda peleja para ser Nação, como mostra São Vicente e sua história, não há porque cair de joelhos!

Assim como não caiu São Vicente Mártir, cujo nome batizou a Vila. O religioso Vicente, encarregado de catequizar povos da região que hoje é a Espanha, caiu nas mãos dos romanos.

Sofreu toda a sorte de torturas : ferro por entre os dedos, corpo na grelha, a fim de que negasse sua fé. Qual o quê !

Como não quebraram sua fé, quebraram seu corpo e o lançaram ao mar !

Depois desse exemplo, por que perderíamos nossa fé ?

É hora de crescer, Brasil.

Crônica | Histórico da comarca | Histórico da cidade | Ocelo clínico | Dados atuais | A cidade na década de 50