dr. Pintassilgo

São Caetano do Sul

Saudações, amigos migalheiros !

Soletrando o ABCD paulista, chego a São Caetano do Sul.

Uma das letras desta conurbação vital para a força de trabalho do Estado, a cidade, assim como suas coligadas, respira a pujança vinda do matrimônio trabalho-capital.

E tal qual uma conurbação, misturam-se aqui as virtudes e os vícios do crescimento : a economia segue em ritmo enquanto os aspectos sociais variam em outras notas. São Caetano do Sul possui uma boa qualidade de vida, mesmo com toda a nossa preguiça de tentar crescer sem amarras. Imagine essa cidade com uma política econômica favorável?

Se o padrão de vida é um dos melhores, seria de excelência se fôssemos capazes de conceber, juntos, distribuição de renda e progresso industrial.

O que nos preocupa é a massa de gente por detrás disso tudo.

No fórum, uma constatação.

Fomos bem recebidos pela representante do Ministério Público, dra. Maria Izabel A. S. Castro, que infelizmente, mas com suas razões, apenas nos presenteou com a simpatia através de sua voz. Triste reflexo de nosso espelho social deformado.

Assim como o clima suave e as ruas ordenadas da cidade, o atendimento na seara jurídica é bom, com raríssimas objeções tanto em relação aos magistrados, promotores e causídicos.

O senão é a similaridade da posição geográfica da cidade: como uma conurbação sufocante, os processos não mais cedem espaço. As dependências do Fórum são incongruentes com a potencialidade da comarca.

Ainda não concebo que algumas comarcas de São Paulo, principalmente algumas de grande porte, como aqui, fiquem privadas de espaço e logística.

A vida passa. As pessoas esperam. As ansiedades, as esperanças, não; elas rondam todos, tensas para explodir uma solução.

São Caetano cresceu com gentileza, cordata. E isso se pode notar pelos ares, que nos toca desde o povo até o Fórum.

Não queria vê-la confusa, cheia de engarrafamentos de processos, com o fechamento de cruzamentos e pensamentos; que cresça sob as bênçãos da modernidade mais humana.

Torço para que não peque no mais daninho dos pecados urbanos: a desorganização desenfreada.

Que ela se estenda firme e risonha, trabalhadora e atenciosa, como pude presenciar e confirmar aqui com sinceridade.

Avante, São Caetano! Que se mantenha simpática e calorosa, que as suas belezas sigam nos encantando com seus delgados passos.

Que este céu nublado de inverno seja um charme a mais para este romântico coração que possui júbilo pela beleza, delicadeza e furor com as regras burladas lá de cima, que não sentem a jóia rara que é São Caetano do Sul.

Crônica | Histórico da comarca | Histórico da cidade | Ocelo clínico | Dados atuais | A cidade na década de 50