dr. Pintassilgo

Passos

Logo que cheguei a Passos fui recepcionado por um sol quente, um céu radiante e um bonito e vultoso Fórum. Foi até uma surpresa para mim porque estava esperando encontrar instalações pequenas, já que a imagem que eu havia desenhado em meu imaginário era a de uma cidade pacata e pequena de Minas.

No entanto, durante todo o meu vôo, fiquei surpreso com o desenvolvimento dessa simpática cidade mineira, que tem características de cidade grande e, ao mesmo tempo, de cidade pequena. Ao mesmo tempo que Passos tem a bela avenida da moda, carroças passeiam pelas ruas.

Disseram-me que o Fórum Wellington Brandão foi inaugurado em 2008 e que naquele mesmo quarteirão pretende-se fazer uma “cidade judiciária”. Como o Fórum já está em funcionamento, a justiça do trabalho já está sendo construída e o próximo passo será a Justiça Federal.

Saindo de lá, fui sobrevoando, sentido centro, a principal avenida da cidade, que é a avenida da moda. Quem diria?! Passos é uma das cidades mineiras que mais se destacam no ramo da moda. Isso sem falar nos móveis que lá são fabricados.

Chegando ao centro da cidade, logo vi a igreja matriz, da qual surgiu a inspiração para o nome da cidade: Igreja Matriz do senhor Bom Jesus dos Passos, construída entre 1865 a 1875. Também visitei o antigo fórum, o prédio da OAB e a praça central, onde havia muitas árvores e por isso repousei por alguns instantes. O calor está demais e debaixo das árvores senti um vento bem fresquinho, tradicional das cidades mineiras.

Enquanto descansava, olhei para o ponto mais alto da cidade e vi outra igreja. Curioso, me perguntei o porquê daquela igreja lá em cima ser maior e ter mais visibilidade que a matriz. Saí voando rapidamente e logo cheguei. Lá havia uma placa dizendo que aquela era a nova igreja Nossa Senhora da Penha. Pedindo informações aos moradores daquela região, eles me contaram que a antiga igreja ficava a poucos quarteirões dali. Fui até lá visitá-la e, ali próximo, um simpático senhor que penteava seu cavalo disse-me que aquela igreja é importante porque foi ali que começou a cidade.

Como aquele lugar é o ponto mais alto do município, vi o Rio Grande e resolvi conferir como estavam as construções da ponte que vai ligar Passos a São João Batista do Glória. De lá, me despedi daquela cidade tão aconchegante e segui minha viagem pelas terras de Minas Gerais.

____________________

Crônica | Histórico da comarca | Histórico da cidade | Ocelo clínico | Dados atuais | A cidade na década de 50