Domingo, 16 de junho de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 1.093

Sexta-feira, 21 de janeiro de 2005 - Migalhas nº 1.093 - Fechamento às 10h34.                            

 

"Se tamanho fosse documento, elefante era dono de circo."

Lema das migalhas

Circense

No complicado jogo geopolítico, o Brasil, pelas dimensões geográficas, julga-se um líder nato. Mas, se tamanho fosse documento...

Vizinhança complicada

Na semana passada a Colômbia teria entrado na Venezuela e capturado, em Caracas, Rodrigo Granda, dirigente das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Criou-se um mal-estar entre Colômbia e Venezuela.

"Rice" de festa

Lula, nosso águia de Garanhuns, já se prontificou a compor uma saída amigável. No entanto, os ianques não gostaram nem um pouco do atrevimento de Lula. Ontem, Condoleezza Rice mandou um recado ao presidente Lula, deixando claro que os EUA, "garantidores da paz mundial", não deram nenhuma procuração (ou seriam chaves?) para Lula resolver o imbróglio. Até mesmo porque, é bem de ver, eles nem querem que a coisa se resolva.

Na balada !

Bush ontem estava mais feliz que pinto no lixo. Na posse do segundo mandato, ele foi a nove bailes para agradecer eleitores.

Troca de diretoria

O ministro da Agricultura Roberto Rodrigues trocou toda a diretoria da Embrapa, encerrando um caso de insubordinação. É o verdadeiro "manda quem pode, obedece quem tem juízo".

Lula, filiador oficial do PMDB

Ao debater a reforma ministerial com a ala do PMDB que o apóia, Lula cobrou ontem a filiação do ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, ao partido. Pergunta-se: Vê se isso lá é missão para presidente da República !?!

Depois do carnaval

Na conversa de duas horas que teve ontem com a cúpula governista do PMDB, Lula prometeu ampliar o espaço do partido no governo. Mas, só depois da eleição dos presidentes da Câmara e do Senado, em 14/2.

Loteamento petista

Lula estuda a possibilidade de indicar o deputado Jorge Bittar para ser o novo diretor-geral da ANP.

Agenda

Lula visita hoje, em Eunápolis, no sul da Bahia, as obras da Veracel, que será a maior fábrica de celulose do país.

Aeromarketing

Anúncio de página inteira da agência DPZ hoje nos principais jornais. E meio às fotos do novo avião presidencial pintado de verde e amarelo, a seguinte sugestão : "Sr. Presidente, Faça como a Gol, pinte o avião com a DPZ.... DPZ, uma grande construtora de marcas, que tem um fraco por aviões."

_______

"Pauca, sed bona"

(Poucas, mas boas)

Lema das migalhas

_________

Atentado à ordem na Ordem

A notícia da existência de uma bomba dentro da sede da OAB, seção Bahia, na rua Coqueiros da Piedade, causou pânico. O artefato foi encontrado pelo advogado Ricardo Lula Machado, integrante da Comissão de Prerrogativas, quando deixava a sala em que trabalhava. Estranhando a caixa colocada em frente à porta da sala das Comissões, o advogado acionou a PF. A PF evacuou a área e provocou a explosão do artefato. Por sorte, não era de grandes proporções.

Migalhas dos leitores - Lei de falências

"A experiência nos dita que somente a entrada em vigor de uma nova legislação, com o tempo, dará a certeza de sua importância e relevo. É o que ocorre com a reforma da lei de falências e o instituto da recuperação. Com todo o respeito e admiração pelo colega Manoel Justino Bezerra (Migalhas 1.092), ilustre magistrado, professor e jurista, ele se equivoca. Os erros, conforme nos disse o secretário Mozart da mesa da Câmara, se referem às remissões, donde mais alguns dias teremos a sanção. Há muito mais coisas entre o céu e a terra do que imagina nossa vã filosofia. Com paciência e prudência o novo texto, há uma década trabalhado, responderá as dúvidas de poucos e demonstrará que precisamos ter fé nas novidades e contar com a modernidade. Afinal de contas, um decreto lei de 45 já é coisa de faraó." Carlos Henrique Abrão - juiz de Direito titular da 42ª cível central - Doutor pela USP, pós na Sorbonne, Paris, com especialização na Itália e membro da sociedade Brasil-Alemanha

Dissídio - I

O TST alterou a regra para a instauração do dissídio coletivo. É a primeira mudança prevista na emenda constitucional da reforma do Judiciário a ser colocada em prática pelo TST, e destina-se a incentivar ao máximo a prévia negociação entre trabalhadores e empregadores. Agora, o dissídio coletivo só pode ser ajuizado com a concordância das partes. De acordo com o texto da Reforma, somente quando não houver acordo será facultada a instauração do dissídio.

Dissídio - II

A Confederação Nacional das Profissões Liberais ajuizou ontem no STF uma ADIn contra a parte da emenda de reforma do Judiciário que determina a necessidade de comum acordo entre as partes para que possam ingressar com dissídio coletivo na Justiça do Trabalho.

Justiça

Os advogados estão cobrando agilidade do novo sistema informatizado da Justiça Federal. A integração da 1ª e 2ª instâncias, iniciada em dezembro, tem causado lentidão no acesso aos processos.

Justiça Federal

Atendendo diligentemente os causídicos paulistas, a AASP - Associação dos Advogados de São Paulo enviou ofício ao Dr. Maurício Kato, juiz diretor da Justiça Federal de 1ª Instância - Seção Judiciária de São Paulo, relatando os problemas enfrentados pelos advogados. Clique aqui e leia a íntegra do ofício.

Patologias tributárias

João Guilherme Braga Ribeiro, do escritório Martinelli Advocacia Empresarial, publica artigo hoje em Migalhas sobre a tributação para os portadores de câncer, relacionando algumas das isenções pertinentes aos portadores do mal. Clique aqui e confira o importante artigo.

Cai liminar no CE

O presidente do STJ, ministro Edson Vidigal, suspendeu ontem uma liminar que obrigava uma concessionária de ônibus da região leste do Ceará a oferecer transporte intermunicipal gratuito a idosos acima de 65 anos. A decisão segue o entendimento de setembro do ano passado, quando Vidigal rejeitou recurso da ANTT.

Cade

Punidas pelo Cade por infrações às regras da livre concorrência, as empresas vêm recorrendo cada vez mais à Justiça para escapar do pagamento das multas aplicadas. Dados do próprio conselho revelam que nos últimos anos foi irrisório o recolhimento efetivo de multas.

Dólares

O governo anunciou ontem o primeiro empréstimo tomado no exterior neste ano por meio de emissão de papéis da República, no valor de aproximadamente US$ 650 milhões.

Taxa de iluminação - Suspensa a cobrança

O presidente do STJ, ministro Edson Vidigal, reconsiderou decisão que suspendia tutela antecipada obtida pelo IDEC livrando os paulistanos da cobrança da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP). Com a decisão, volta a valer a tutela antecipada concedida pelo juízo da 12ª Vara da Fazenda Pública, que suspende a cobrança do tributo em todo o município de SP. (Clique aqui)

Decisão

TST distingue cargo de confiança de chefia. (Clique aqui)

Banco Santos

O diretor da KPMG Eduardo Farhat afirmou ontem que os clientes representados pela empresa, credores de R$ 500 milhões do Banco Santos, rejeitaram numa reunião realizada na Amcham a proposta da consultoria Valora, dirigida pelo ex-diretor do BC, Carlos Eduardo de Freitas.

Pepsi

A Pepsi faz neste fim de semana, no litoral paulista, o lançamento do "Pepsi X". Primeiro refrigerante energético de sabor cola no mundo.

________

Migalhas dos leitores - Migafalhas, as falhas do migalhas

"Gostaria que checassem a informação contida na seguinte "migalha":

Fechado

Em breve será desativado o Blue Tree Vila Olímpia, em SP. Chantado no cruzamento das avenidas Juscelino Kubitscheck e Faria Lima, o empreendimento que conta com a participação do Funcef - fundo de pensão dos funcionários da Caixa Econômica Federal - não decolou.

Explico: o "Blue Tree Vila Olímpia" não é o que fica na rua Pequetita, mais antigo? O Blue Tree da Juscelino com Faria Lima é o "Blue Tree Faria Lima". O fechamento do Blue Tree Vila Olímpia, pelo que soube, seria exatamente para fortalecer o empreendimento da mesma rede situado na Juscelino com Faria Lima, portanto a notícia estaria incorreta." Rodrigo Campos - escritório Sundfeld Advogados

Nota da Redação - Tem razão o missivista. Será fechado o Blue Tree Vila Olímpia, que fica na rua Pequetita, pequetito e movimentado (às vezes até demais) logradouro paulistano.

__________

Com sentido - I

No informativo, ontem, a migalha intitulada "Sem sentido - I" perguntava o nome de uma figura nacional que aniversariava no 20 de janeiro. Ainda que o redator da nota tenha se equivocado nos números (como bem observou o douto migalheiro Eduardo Muylaert, a nota apontava como nascimento o ano de 1886, quando em verdade queria dizer 1866), muitos migalheiros (613) enviaram mensagem à Redação com o nome do escritor: Euclides da Cunha. No entanto, apenas um ganharia o brinde oferecido: o primeiro. E o mais rápido migalheiro euclidiano foi Ricardo Estelles.

Euclides da Cunha

Nascido em 20 de janeiro de 1866 em Cantagalo, no RJ. Órfão de mãe desde os três anos, passou a ser criado por suas tias e depois por seus avós. Aos 19 anos, depois de ter cursado um ano na Escola Politécnica, transferiu-se para a Escola Militar. Algum tempo depois, devido a um incidente de desacato ao Ministro da Guerra, foi desligado da Escola Militar, para onde seria reconduzido em 1890, logo após a proclamação da República. Em 1896, depois de formar-se em Engenharia Militar e Ciências Naturais, abandonou definitivamente a farda, por causa dos caminhos tomados pela República. No ano seguinte foi para São Paulo, de onde sairia no ano seguinte como correspondente do jornal O Estado de S. Paulo, incumbido de fazer a cobertura da Guerra de Canudos. Dessa cobertura jornalística resultou uma obra-prima: Os sertões, publicada em 1902 e que o conduziu à Academia Brasileira de Letras. Em 1904 voltou ao Rio de Janeiro, onde conseguiu um cargo no Ministério das relações Exteriores. O cargo no ministério público afastava-o com muita freqüência de Ana, sua esposa, que, nessa época já tinha um caso extra-conjugal. Em 1909, disposto a por um fim na farsa que era seu casamento, morreu, no dia 15 de agosto, em uma troca de tiros com o amante de sua mulher.

Com sentido - II

Já na migalha intitulada "Sem sentido - II", chamávamos a atenção dos leitores para o fato de que havia três autores de artigos, no Festival de Artigos, ontem, com o mesmo prenome. E, quem tivesse tal antenome (no caso "Renato"), e primeiro enviasse uma mensagem à Redação, ganharia um presente. Até o fechamento desta edição, 254 "Renatos" se manifestaram, desejosos de ganhar o prêmio graças ao venturoso apelido batismal. Veja abaixo, por exemplo, o que disse um dos "Renatos":

"Caros amigos: Renato é um nome fantástico. Significa "renascido". Para os cristãos, esse renascimento é o batismo. De qualquer forma, evidencia uma vontade de fênix de sempre resistir, malgrado as vicissitudes, as incompreensões, traições e tudo aquilo a que o ser humano está sujeito neste "vale de lágrimas" (leiam o artigo do filósofo Gilberto de Mello Kujavsky no Estadão de hoje, 20/1). Enfim, quero o brinde! Abração do," Renato Nalini

Em que pese o Exmo. leitor Renato Nalini, desembargador do TJ/SP, ser figura ímpar no Judiciário pátrio, temos de observar aqui o princípio da isonomia. Assim, pedindo vênia ao grande vulto das letras jurídicas, é forçoso lembrar que "dormientibus non succurrit ius". E, como V. Exa. foi o ducentésimo sexto migalheiro "Renato" a enviar mensagem, negamos seguimento ao pedido, com base no art. 33 do CPSM (Código para Promoção Surpresa em Migalhas).

Ademais, não houve ganhador no "Sem sentido - II". Houve ganhadora. Valendo-se de seu direito de esmigalhação, a perspicaz leitora Renata Fernandes, do escritório Bitelli Advogados, foi a primeira a enviar mensagem, consultando se valia "Renata". A 22ª Câmara do TM (Tribunal Migalheiro), por unanimidade, reconheceu o cristalino e nato Direito da migalheira. Presidiu o julgamento o redator Ronivon, e dele participaram os catadores Ferdinando e Ferdinanda. P. R. I.

_________________

Fique de olho, novas promoções podem surgir.

____________________

Migalhas dos leitores - A passos largos

"Na sala dos professores da Academia da Polícia Militar de Minas Gerais, tive o privilégio de conhecer recentemente a humilde porém cativante pessoa de João da Mata - um dos 4 brasileiros a vencer a Corrida de São Silvestre. "Dr. Da Matta", assim chamado no meio acadêmico, além de esportista conhecido, é Delegado de Polícia da Capital e professor de Direito na APM/MG. Além do longo braço, a Lei conta, também, com passos velozes... Cordial abraço aos migalheiros", Marcelo Brandão

Suspensa

A instabilidade política e social da Bolívia levou o governador Blairo Maggi a suspender temporariamente o IV Estradeiro, que previa uma viagem de mais de 5 mil quilômetros entre quatro países, Brasil, Bolívia, Peru e Chile e que tem como meta a integração latino-americana.

Lembranças de um Estudante

No informativo de hoje os leitores poderão concorrer a dois exemplares da 2ª edição da laureada obra "A Folha Dobrada - Lembranças de um Estudante" (Editora Nova Fronteira, 992p.), escrita pelo mestre Goffredo Telles Jr. O livro entrelaça a história do país com a da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na qual o professor lecionou durante 45 anos. Aprecie um belo trecho do trabalho e participe do sorteio. Clique aqui. Migalhas acrescenta ainda que os livros vão com a dedicatória do querido mestre das Arcadas.

Tóxicos

Para comentar a legislação sobre os crimes envolvendo tóxicos e o procedimento para processá-los, a obra Tóxicos (2ª edição, 2005, 610p.), escrita pelo professor Renato Marcão, foi dividida em duas partes. Na primeira, o autor comenta os dispositivos da Lei n. 6.368/76; na segunda, se dedica à Lei n. 10.409/2002, cuja promulgação causou conflitos doutrinários ainda não sanados. Saiba mais sobre o livro e concorra a um exemplar oferecido pela editora Saraiva. Clique aqui.

Contratos Empresariais

O IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos promove no dia 27/1, em SP, o seminário Aspectos atuais dos Contratos Empresariais. Aqui no Migalhas você fica por dentro da programação e concorre a duas vagas-cortesia para participação no evento. Clique aqui.

Seminário

O professor Marçal Justen Filho, sócio do escritório Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados, ministrará aulas no Seminário "A Licitação como Instrumento para uma Administração Pública Eficiente" que acontecerá em Brasília nos dias 21, 22 e 23/2, no Hotel Naoum Plaza. Os inscritos no curso receberão um exemplar do livro Pregão: Comentários à Legislação do Pregão Comum e Eletrônico, escrito pelo ilustre advogado. Mais informações, clique aqui.

Mediação Interdisciplinar

O IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Seção de Brasília, realiza o Curso de Mediação Interdisciplinar, no período de 25 de fevereiro a 28 de novembro. O evento é destinado aos operadores do Direito, psicólogos, assistentes sociais, sociólogos e demais profissionais que têm necessidade de ampliar e melhor instrumentalizar seu trabalho por meio do enfoque interdisciplinar utilizado pela Mediação. Clique aqui.

Migalhas dos leitores - Fome zero

"Com relação aos dispêndios realizados pelo TJ-SP com lanches para juízes, acho importante dizer que a divulgação dos gastos efetuados pelo poder público, seja ele o Judiciário, o Legislativo e o Executivo, sejam amplamente divulgados. Assim como é curial que o Judiciário seja rápido e eficiente, é também fundamental que possamos saber onde é gasto o dinheiro público. Não creio que isso seja uma campanha de desmoralização, mas sim uma fiscalização da imprensa para que o direcionamento das verbas públicas seja feito da forma mais eficiente possível. No que diz respeito ao mérito da questão, acho insensato que o Tribunal paulista, que é um dos mais atrasados do país em termos tecnológicos, disponha-se a gastar uma verba que deveria ser utilizada na agilização de sua prestação jurisdicional. Um forte abraço à redação de Migalhas, sempre atenta aos acontecimentos do mundo jurídico." Flávio Siqueira, repórter da revista jurídica Última Instância

"Sobre o lanche dos juízes do Fórum João Mendes Jr., com todo respeito à opinião do ex-juiz, Dr. Aderbal Bacchi Bergo (Migalhas 1.092), deve-se concordar em primeiro lugar que o povo não tem a obrigação de pagar por refeições dos magistrados, além de seus vencimentos já privilegiados. Em segundo lugar, se existe tentativa de implosão do Judiciário, isto se deve a várias coisas que a sociedade não quer mais tolerar: corporativismo, inveja (gastar o que os palácios gastam mesmo que seja absurdo), ineficácia absoluta como prestadores de serviço, etc. Queria dizer também que os cálculos apresentados não estão corretos porque nenhum juiz trabalha 341 dias por ano." Antonio do Vale

_______

Premiado

Samuel Gaertner Eberhardt, do escritório Hess de Souza & Bertoldi Advogados Associados, foi contemplado com um exemplar do livro Imposto de Renda das Empresas, escrito pelo advogado Edmar Oliveira Andrade Filho, oferecido pela editora Atlas.

___________

Natureza

O dia amanheceu hoje plúmbeo. O azul do céu, toldado por uma densa camada de nuvens, anunciava o cinzento dia. Acompanhando a melancolia da natureza, a saudade, sempre lembrada por uma foto na mesa, faz orvalhar os olhos. Mas, aos poucos, surge uma nesga clara no céu prenunciando o ensolarado fim de semana. E, como que a clarear nossos corações, deixamos a saudosa nostalgia em seu lugar, e seguimos em frente pelas migalhas da vida.


Bom fim de semana !

__________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Car Bomb Kills 13 Outside Shiite Mosque in Baghdad"

The Washington Post - EUA

"Bush Pledges to Spread Freedom"

Le Monde - França

"Europe, Irak, Iran, Chine: ce que le monde attend de George Bush"

Corriere della Sera - Itália

"Si spezza il mito Deneuve: «Accettò regali in nero»"

Le Figaro - França

"Les profs contre la réforme"

Público - Portugal

"Situações Graves de Exclusão e Pobreza Ameaçam 68 Concelhos"

El País - Espanha

"La Audiencia endurece la vía para excarcelar etarras"

Frankenpost Zeitung - Alemanha

"Brand in Fitness-Studio - 200000 Euro Schaden"

The Guardian - Inglaterra

"Smiles for the family, a flery warning for the world"

Le Soir - Bélgica

"Le PS menace de quitter la salle"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Bush promete impor liberdade pelo mundo"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Lula abre cruzada contra fraudes"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"Bush pede levantes contra ´tiranias´"

O Globo - Rio de Janeiro

"Bush admite usar armas para acabar com a tirania"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Contas externas têm o maior saldo da história"

Correio Braziliense - Brasília

"Governo vai unificar planos de saúde dos servidores"

Zero Hora - Porto Alegre

"Bush assume com ultimato a ditaduras"

O Estado do Paraná - Curitiba

"Dia D para a definição da coleta de lixo em Curitiba"

O Povo - Fortaleza

"MST começa a limpar Fortaleza"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Recife volta a ter 41 vereadores"

_____________________________

Apoiadores :

· De Vivo, Whitaker e Gouveia Gioielli Advogados

· Dias & Associados S/C

· Dinamarco, Rossi & Lucon Advocacia

· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados

· Felipe Amodeo Advogados Associados

· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais

· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados

· Gaia, Silva, Rolim & Associados - Advocacia e Consultoria Jurídica
· Garcia & Keener Advogados
· H. Brasil Cabral Advogados Associados
· Homero Costa Advogados
· Ivan Nunes Ferreira & Advogados Associados
· Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos
· José Marcos Gomes & Advogados Associados

· Joyce Roysen Advogados

· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados

· Lefosse Advogados

· Lilla, Huck, Otranto, Camargo e Messina Advogados

· Lobo & Ibeas Advogados

· Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados

· Lotti - Sociedade de Advogados

· Luís Roberto Barroso & Associados

· Machado Associados Advogados e Consultores

· Magalhães Peixoto - Consultoria Tributária e Advocacia Empresarial

· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia

· Manhães Moreira Advogados Associados

· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados

· Marrey Advogados Associados - Dr. José Adriano Marrey Neto

· Martinelli Advocacia Empresarial

· Martorelli Advogados

· Matos Ruiz Advogados Associados

· Moro e Scalamandré Advocacia

· Mundie e Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
· Olavo Drummond - Advogados e Consultores Jurídicos
· Oliveira & Leite Advogados Associados S/C 
· Oliveira Franco, Ribeiro, Küster, Rosa - Advogados Associados
· Oliveira Neves & Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Peixoto E Cury Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Pinhão e Koiffman Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Preto Villa Real Advogados 
· Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Reale Advogados Associados - Prof. Miguel Reale e Dr. Miguel Reale Júnior
· Ricardo Arruda Filho Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Saeki Advogados
· Sarti, Farina e Magalhães Teixeira Advogados
· Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Andrade e Piza Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stroeter, Royster e Ohno Advogados (associado a Steel Hector & Davis International)
· Stuber - Advogados Associados
· Tess, Campinho Advogados 
· Thiollier Advogados 
· Thomazinho, Freddo, Janduci Advogados
· Tojal, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trevisan e Gutierrez Advocacia S/C
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Urbano Vitalino Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· A. L. Thomé Consultoria e Assessoria Legal Trabalhista S/C

· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Dauro Dórea (ADD)
· Advocacia Podval
· Advocacia Raul de Araujo Filho
· Advocacia Rocha Barros Sandoval
· Amaral Gurgel Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristoteles Atheniense - Advogados S/C
· Armelin, Daibes, Aldred, Fagoni e Advogados Associados
· Azar, Vasconcelos e Advogados Associados
· Azevedo Sette Advogados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Fernandes, Rodriguez e Vargas Advogados
· Bichara, Barata, Costa & Rocha Advogados
· Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados
· Boccuzzi Advogados Associados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Corrêa da Costa Advogados S/C
· Daniel Advogados
· Demarest e Almeida Advogados


_____

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_______________

Fomentadores :

· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais

· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo

· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família

· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal

· IBDS - Instituto Brasileiro de Direito Societário

· IBMEC/RJ

· ABRADT - Associação Brasileira de Direito Tributário

· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos
· INDIP - Instituto Nacional de Direito Público

· InterNews

· Instituto Ling
· IPT - Instituto de Pesquisas Tributárias

· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia

· Michael Page International 

· Mission Desenvolvimento Profissional

· MP Treinamentos

· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· Siciliano

· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos

· AARJ - Associação dos Advogados do Rio de Janeiro

· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo

· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo

· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações

· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual

· APAMAGIS - Associação Paulista dos Magistrados

· APET - Associação Paulista de Estudos Tributários

· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual

· BCS Informática e Associados

· Central Prática Consultoria e Treinamento

· Coelho dos Santos Corretora de Seguros

· Corrêa & Lucato Peritos Associados

· ETHOSVITAE - Centro de Estudos em Bioética e Direito
· FORUM CEBEFI
· Fundamar - Fundação 18 de março
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais 
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo

______

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

__________________

Fontes

Indique amigos

Migalhas amanhecidas