Domingo, 22 de setembro de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 3.491

Sexta-feira, 7 de novembro de 2014 - Migalhas nº 3.491 - Fechamento às 9h04.

Registro

Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Fomentador :

  • IEPREV – Instituto de Estudos Previdenciários

(Clique aqui)

_________________
_____________

"Só o tempo faz o que o tempo não destrói."

Lima Barreto

Papel

A parte não pode ser punida se o processo demora tanto que até o comprovante de custas, com aquele papelzinho sem-vergonha, fica ilegível. Com este entendimento, o TST reverteu decisão que havia considerado recurso da Ambev deserto porque o comprovante eletrônico do pagamento se apagou com o passar do tempo. (Clique aqui)

Cooperativas de serviço

Por unanimidade, o STF deu provimento a dois recursos da União e derrubou benefícios tributários concedidos para cooperativas que atuam no setor de serviços. No entendimento dos ministros, as cooperativas, por terem receita, não são imunes à incidência de PIS e Cofins. (Clique aqui)

Direito de imagem

A 3ª turma do STJ condenou um edil de Juiz de Fora/RJ, digo, MG, a indenizar menor que teve fotografia veiculada sem autorização em propaganda política. Por unanimidade, a turma confirmou jurisprudência no sentido de que, em se tratando de direito à imagem, basta a divulgação não autorizada para gerar o dano moral, não sendo necessária a comprovação de prejuízo. (Clique aqui)

Abandono afetivo

"Quem se dispôs a gerar outro ente há que deter responsabilidades referentes a tal gesto ; a paternidade gera um poder-dever, aquele limitado por este. Cuidados e afeto são direitos do ser humano em formação, ainda no ventre materno e bem mais quando em desenvolvimento." Amparada pelo entendimento, a 2ª câmara de Direito Privado do TJ/SP condenou um homem a pagar 45 salários mínimos de indenização à sua filha por abandono afetivo e material. (Clique aqui)

Às claras

O CNJ passará a realizar sessões públicas às segundas-feiras, com transmissão pela TV Justiça.

Eficiência x Legalidade

O CNJ vive hoje um certo conflito. Alguns conselheiros temem esvaziamento no órgão, porque a pauta, antes em dia, se avolumou. Isso se deu porque o ministro Lewandowski acabou com a chamada pauta rápida, quando se julgavam processos que já tinham maioria conhecida. E tal maioria já era conhecida porque os conselheiros declaravam secretamente seus votos pelo computador, num sistema interno do CNJ, no qual as partes não tinham acesso. O ministro Lewandowski, tão logo assumiu a presidência, achou por bem acabar com isso. Perdeu-se em eficiência o que se ganhou em legalidade e transparência.

Crise dos dez

Ainda sobre o CNJ, é fácil constatar que é um órgão que ainda não se encontrou institucionalmente. Não tendo nem 10 anos de vida, com composição heterogênea e grande escopo de atribuições, parece-nos que ainda está na fase de experimentação. E cada presidente acaba dando-lhe uma feição distinta. Pelo visto, o ministro Lewandowski vê o órgão mais como orientador e dinamizador da Justiça.

PEC da bengala

Há, não se nega, bons argumentos a favor da chamada PEC da bengala, que pretende estender para 75 anos a idade da "expulsória". Por outro lado, não se pode negar também que alguns querem vê-la aprovada imediatamente apenas para tirar das mãos da presidente Dilma a escolha de cinco (quiçá seis) novos ministros do STF, uma vez que este é o número dos que se aposentarão no próximo quadriênio. É o caso do jornalista Reinaldo Azevedo, que confessa na Folha de S.Paulo defender a PEC com o objetivo de que o Supremo "não se transforme na Arca de Noé do bolivarianismo, com laivos de ´Zorra Total´". E o jornalista faz essa alegoria para criticar dois dos candidatos mais falados nos últimos tempos no Planalto Central : José Eduardo Cardozo (ministro da Justiça) e Marcus Vinicius Furtado Coêlho (presidente da OAB). No intento demolitório, Reinaldo Azevedo pergunta quais são as credenciais que eles têm para o cargo. Não somos cabos eleitorais de ninguém, mas é forçoso convir que ambos possuem seus atributos. O jornalista não menciona, mas há também outros nomes sendo cogitados, como o professor Heleno Torres, o advogado-Geral da União Luís Inácio Adams, e pelo menos cinco ministros do STJ. Enfim, aguardemos. A saber, a indicação deve sair na segunda quinzena deste mês.

Mundo da fantasia

No mesmo texto narrado na nota anterior, o colunista informa que Renan Calheiros teria dito à presidente Dilma que Cardozo irá passar por maus bocados na sabatina, caso seja indicado. No entanto, a experiência diz que, depois de indicado, poucos são os senadores que se apresentam para contrariar um quase ministro do Supremo. A grande maioria diz amém.

Aqui jaz

Anteontem, no mesmo momento (nem antes, nem depois) em que Aécio Neves discursava no Senado, cobrando punição aos envolvidos na Petrobras, PT e PSDB faziam um acordo para que não fossem convocados caciques na CPMI da Petrobras. Na prática, como o acordão inclui outras coisas como não quebrar sigilos (fiscal e telefônico) das empresas, o que se decretou foi a morte da comissão. E o sepultamento já tem até data marcada : 18 de dezembro, dia em que será votado o relatório final.

Um e outro

Como o acordo para o funeral da CPMI da Petrobras vazou ontem, o presidente do PSDB diz que não sabia das tratativas e que não as aprova. Sobre isso, cabem dois comentários. Primeiro, que periga o ex-presidente Lula cobrar direitos autorais do subterfúgio "eu não sabia" ; e, segundo, que parece haver aloprados por todos os lados.

Pode isso, Arnaldo ?

Como se vê pelas notas acima, estão justificados os mais de 37 milhões de eleitores que se abstiveram ou votaram branco e nulo no segundo turno.

Comentário

Dora Kramer no Estadão : "O PSDB queimou a largada rumo ao exercício da "oposição mais vigorosa que o Brasil já assistiu", conforme palavras de Aécio Neves em seu discurso de terça-feira, da tribuna do Senado. Por mais razões táticas e estratégicas que o partido possa ter tido para se acertar com o PT a fim de evitar a convocação na CPMI da Petrobrás de políticos e empresários citados nos depoimentos dos acordos de delação premiada de Paulo Roberto da Costa e Alberto Youssef, a imagem que fica para o público é a de que, na hora do vamos ver, as onças se acomodam e bebem água no mesmo riacho. (...) Como se sabe, na política as coisas que precisam ser muito explicadas já começam mal paradas."

Custo x benefício

Se levado adiante pelo Judiciário, o caso Petrobras deve jogar o país numa grave crise institucional. Mensalão, cujos valores eram de cinquentinha pra lá e pra cá, transforma-se em migalha diante dos vultosos valores que estão sendo anunciados. Mas talvez seja esse o preço a pagar (uma crise forte), para que nossa representação política seja, de fato, real. Por enquanto, vamos e venhamos, não passa de uma ficção.

Migas

1 - STJ - Faculdade indenizará aluno por encerramento repentino de curso. (Clique aqui)

2 - TRF da 1ª região - Netos sob a guarda da avó devem receber pensão por morte. (Clique aqui)

3 - TRT da 3ª região - Violação à lei trabalhista não gera, por si só, dano moral. (Clique aqui)

4 - TRT da 10ª região - Condenação criminal transitada em julgado é motivo para rescisão por justa causa. (Clique aqui)

5 - TRT da 10ª região - Negada indenização a trabalhador que abusou do direito de acionar a Justiça. (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - Sistema eleitoral OAB

"Plenamente de acordo com a migalha de ontem do migalheiro Alberto Zacharias Toron (clique aqui). Porém, discordo no que concerne à garantia forçada de espaço na chapa para mulheres. A uma, porque não precisam. No mais das vezes, são melhores que os homens. A duas, porque de constitucionalidade e legalidade, ao menos, duvidosas. Se a moda pega, até em clube de futebol e/ou quaisquer empresas terão que ter cotas em seus conselhos. Nada contra nossas queridíssimas colegas, mas por que 30% de cota para elas e não 35% ou 25% ? E os negros, não terão cotas ? Os advogados de origem indígena não terão nem uma cotinha sequer ? E as cotas para os colegas LGBTs ? Especifiquemos um pouco mais : e por que não cotas para advogados trabalhistas, criminalistas, civilistas e etc. ? Advogado é advogado e ponto final." Alexandre Thiollier - escritório Thiollier e Advogados

É de borracha, mas dói

O desembargador Ronaldo Andrade, da 3ª câmara de Direito Público do TJ/SP, cassou liminar que proibia a PM paulista de usar balas de borracha e armas de fogo para dispersar multidões em manifestações. Na decisão, o magistrado afirma que a não concessão do efeito suspensivo poderia resultar em protestos incontroláveis, com subversão da ordem e da segurança pública, "uma vez que o Estado não poderá intervir de forma a garantir a proteção do patrimônio e da vida de policiais desarmados e da população em geral". (Clique aqui)

Assédio moral - servidor público

O assédio moral contra servidor público poderá ser enquadrado como ato de improbidade administrativa. É o que prevê o substitutivo ao PL 121/09 aprovado na quarta-feira na CCJ do Senado. (Clique aqui)

Judiciário fluminense

A Alerj derrubou veto do governador Luiz Fernando Pezão ao reajuste salarial dos servidores do Judiciário fluminense. O PL 3.177/14, que trata do reajuste, segue agora para o Executivo para promulgação e deverá ser publicado no DO nos próximos dias. O aumento total será de 10%, dividido em duas parcelas : 6,51% no salário referente a setembro e 3,28% no pagamento relativo a janeiro de 2015.

Jornalismo

A Folha de S.Paulo não conta mais, desde hoje, com a colaboração da jornalista Eliane Cantanhêde. Octavio Frias Filho tem feito dispensas nos últimos dias, reorganizando as editorias. Vejamos no que vai dar. Fato é que os jornais têm muito de seu prestígio graças a quem neles escrevem, e Cantanhêde, como bem se sabe, é uma escritora de mão cheia.

Semanário migalheiro

Confira as mais lidas nesta semana em Migalhas :

Sem endereço para citar parte, meirinho diz que não fez curso de adivinhações. (Clique aqui)

Professora que engravidou durante contrato temporário de trabalho não tem estabilidade. (Clique aqui)

OAB aprova cota de 30% de advogadas para inscrição de chapas nas eleições. (Clique aqui)

Não se pode manter à força relação de paternidade. (Clique aqui)

MP contra as férias dos advogados. (Clique aqui)

_____________

Apoiadores Migalhas

A maior vitrine do mundo jurídico !

Clique aqui.

_____________

MP 651

A desoneração da folha de pagamentos no âmbito da MP 651 é abordada pela advogada Ana Flávia Magno Sandoval (Ana Flávia Magno Sandoval - Attorney & Counselor at Law). (Clique aqui)

Juros de mora

O advogado Tiago da Rocha Moreira, do escritório da Fonte, Advogados, faz uma reflexão sobre o marco inicial dos juros moratórios em indenizações por dano moral. (Clique aqui)

Bengala e Bala de borracha

Dois fatos foram amplamente discutidos no meio jurídico recentemente devido à exposição massiva na mídia : uma liminar que proibiu o uso de balas de borracha por parte da PM paulista e as manobras políticas envolvendo a velha conhecida de advogados e magistrados, PEC da bengala. O desembargador aposentado do TJ/SP Luiz Fernando Gama Pellegrini comenta os assuntos. (Clique aqui)

Participação social

O advogado Daniel Medeiros faz análise crítica sobre a regulamentação dos conselhos populares, que pretende ampliar a participação direta da sociedade na gestão pública. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas mundo

"Nóis na fita"

"Brasil : terra de muitos advogados e justiça lenta", diz reportagem da imprensa estrangeira. (MI - clique aqui)

Marketing

No Law Firm Marketing de hoje, veja como superar desculpas para melhorar sua imagem e nutrir relacionamentos. (MI - clique aqui)

Estas e outras notícias no Migalhas International de hoje. (Clique aqui)

Latam

Grupo Latam prevê impacto de US$ 150 mi como efeito da reforma tributária no Chile. (LA - clique aqui)

Me too x Argentina

Mais credores entram na demanda contra Argentina pela dívida soberana. (LA - clique aqui)

_____________

Novo Fomentador

Migalhas vem contando com o apoio de institutos, editoras, faculdades, associações e empresas de eventos para trazer sempre vantagens aos leitores. São os Fomentadores do Direito brasileiro. Temos o privilégio de anunciar que Migalhas conta a partir de hoje com a participação de mais um Fomentador do Direito :

  • IEPREV – Instituto de Estudos Previdenciários

O IEPREV – Instituto de Estudos Previdenciários oferece informações jurídicas envolvendo as temáticas do Direito Previdenciário, abordando a previdência privada (complementar), Regime Geral de Previdência Social (RGPS – gerido pelo INSS) e Previdência dos Servidores Públicos Efetivos, preocupando-se tanto com os benefícios previstos para cada um dos respectivos regimes previdenciários como também discussões atinentes ao custeio dos mesmos. No site do Instituto estão disponíveis diversos simuladores de cálculos de benefícios previdenciários permitindo ao profissional prestar um serviço de excelência ao seu cliente. Nesse sentido, o usuário poderá consultar milhares de julgados dos Tribunais, Conselho de Recursos da Previdência Social, atos normativos, artigos, além de ter a oportunidade de fazer uso de programas de cálculo de tempo de serviço (tempo comum e especial), bem como simular valores de benefícios previdenciários com o emprego de softwares especialmente elaborados pela equipe do Instituto. Clique aqui e conheça o novo Fomentador de Migalhas.

_____________

Correspondentes

Ainda tem dúvida de como se tornar um Correspondente ? Visite nossa página e conheça os milhares de prestadores no Brasil. Se precisar de um auxílio, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em atendê-lo. (Clique aqui)

Innovare

O Prêmio Innovare escolhe os 18 finalistas desta 11ª edição hoje. Este ano, com intuito de prestigiar igualmente as práticas mais votadas, uma mudança no sistema de votação fará com que os seis vencedores e os doze homenageados nas categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Prêmio Especial sejam conhecidos apenas no dia 16/12, na cerimônia de premiação, no STF. (Clique aqui)

Carta premiada

Toda semana Migalhas presenteia, com um mimo, um migalheiro, autor de uma carta enviada à redação durante os dias anteriores. O leitor premiado hoje é Luiz Francisco Fernandes. (Clique aqui)

Falecimento

Faleceu ontem, aos 85 anos, o desembargador aposentado do TJ/SC Geraldo Gama Salles. Natural de Itajaí/SC, formou-se pela Faculdade de Direito de Santa Catarina (Turma de 1951). Presidiu o TJ catarinense entre 1986 e 1988 e chegou a ocupar interinamente o cargo de governador do Estado.

Baú migalheiro

Há 113 anos, no dia 7 de novembro de 1901, nascia no Rio de Janeiro Cecília Meireles, falecida na mesma cidade a 9 de novembro de 1964.

Sorteio

A obra "Manual de Introdução ao Estudo do Direito" (Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais – 6ª edição - 285p.), de Dimitri Dimoulis, tem como objetivo principal a apresentação das definições do Direito, seus conceitos básicos, suas ferramentas, e sua relação com a moral, a Justiça e a política. A obra foi doada pela editora. (Clique aqui)

FEJEBA

Em comemoração ao 41º aniversário de formatura, a Turma Professor Alfredo Cecílio Lopes, de 1973, da Faculdade de Direito do Mackenzie, realizará, no dia 8/11, a partir das 13h, na Veridiana Higienópolis (rua Dona Veridiana, 661, SP), a "26ª FEJEBA - Feijoada do Jereba", exclusiva para aqueles formandos. Informações e adesões com Jeremias Alves, pelo telefone (11) 5573-9119 ou (clique aqui) ; Wanda Maria Costa Gomes Unti, (11) 99975-0710 ou (clique aqui), e Ricardo Freire Loschiavo, (11) 3285-2066 ou (clique aqui).

Lançamentos

Acontece, no próximo dia 12, o lançamento da obra "O Papel da Jurisprudência no STJ", coordenada pela ministra Isabel Gallotti, Bruno Dantas, Alexandre Freire, Fernando da Fonseca Gajardoni e José Miguel Garcia Medina, publicada pela Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais. O evento será em Brasília, no Espaço Cultural STJ, das 18h30 às 21h. (Clique aqui)

A FGV DIREITO RIO lança, no próximo dia 11, o título "Mercosul - Desafios para a Implementação do Direito e Exemplos do Brasil", de Paula Wojcikiewicz Almeida. O evento será no RJ, na Livraria da Travessa de Ipanema (av. Visconde de Pirajá, 572), às 19h.

Acontece, no próximo dia 10, o lançamento da obra "Arbitragem e Mediação - Temas Controvertidos", coordenada por Fabiane Verçosa, da banca Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados ; Joaquim de Paiva Muniz, Fernanda Medina Pantoja e Diogo de Assumpção Rezende de Almeida. O evento será no RJ, no Salão Nobre da OAB (av. Marechal Câmara, 150), a partir das 18h.

No próximo dia 11, a advogada Ana Paula Pellegrinello lança o título "Reprodução Humana Assistida - A Tutela dos Direitos Fundamentais das Mulheres". O evento será em Curitiba, na Livraria da Vila (av. do Batel, 1.868), a partir das 18h30.

A Editora Noeses lança, no próximo dia 18, o livro "Teoria da Proibição de Bis in Idem no Direito Tributário e Sancionador Tributário", de Fabio Brun Goldschmidt. O evento será em SP, na sede da editora, às 19h. (Clique aqui)

Migalhíssimas

Hoje, Alexandre Motta, da Inrise Consultoria em Marketing Jurídico, participa do "IX Congrejur - Congresso e Feira de Gestão Jurídica", ministrando o tema "Marketing Estratégico para escritórios de Advocacia".

O advogado e professor da FGV DIREITO RIO, Gabriel Lacerda, ministra hoje aula aberta de "Direito e Cinema", na sede da instituição, em Botafogo. A aula será ministrada logo após a exibição do filme "Sobral, o homem que não tinha preço".

No dia 10/11, o IASP abrirá o seu "II Congresso", com importantes painéis. Nesse dia haverá a abertura com o painel "O Judiciário e a Sociedade", sob a coordenação de Roberto Rosas, com a participação de Alexandre Moraes, Oscar Vilhena Vieira e Tércio Sampaio Ferraz Júnior. (Clique aqui)

André Luiz Freire, do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, participa, no próximo dia 10, em SP, do "II Congresso do IASP". O advogado integrará o painel "Desafios para o Setor de Energia em 2015". (Clique aqui)

De 10 a 12/11, em SP, ocorre o curso "Tributação das Sociedades de Advogados", da AASP. Fábio Pallaretti Calcini, do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, será um dos palestrantes do curso, no dia 12, às 19h. O advogado falará sobre a qualificação do advogado como sócio, sócio de capital, sócio de serviço, associado, empregado ou autônomo. (Clique aqui)

Antenori Trevisan Neto, do escritório Mundie e Advogados, debate no painel "Valoração Aduaneira", durante o "II Simpósio de Direito Aduaneiro", dia 11/11, promovido pela Comissão de Direito Aduaneiro da OAB/SP. (Clique aqui)

O Almeida Advogados realiza dia 12/11, em sua sede em SP, café da manhã com o tema "Perspectivas para 2015 – O cenário de cooperação e investimentos com os Estados Unidos". Para tanto, contará com a presença do advogado Carlos Treviño, senior counsel do escritório Jackson Walker L.L.P., com sede em Texas, EUA. (Clique aqui)

Alessandra Gotti, do escritório Hesketh Advogados, ministrará palestra sobre "Biografias não autorizadas", dia 17/11, às 14h, no 24ª Cine Ceará – Festival Íbero-Americano, que será realizado em Fortaleza, de 15 a 22/11. A advogada enfocará o panorama jurídico a respeito das biografias não autorizadas no Brasil, com a análise dos argumentos utilizados por aqueles que defendem a autorização prévia e os que a repudiam. Avaliará, ainda, como o Poder Legislativo e o Poder Judiciário têm se posicionado frente a esse debate, a partir de casos concretos.

Gestão

O "12º Seminário de Gestão Estratégica Jurídica", realizado pela ESG Corp, acontece dia 20/11, em Recife. Concorra a vagas-cortesia. (Clique aqui)

Concorra

A Editora NDJ oferece vagas-cortesia para os cursos "Licitações e Contratações Sustentáveis" (clique aqui), dia 18/11 ; e "Básico de Licitações" (clique aqui), dia 3/12, ambos em SP.

Seminário

No dia 8/12, a FocoFiscal - Cursos e Capacitação promove o seminário "Grandes alterações contábeis-fiscais para 2015 - Lei 12.973/14, IN´s RFB 1.492/14, 1.493/14 e 1.499/14", em SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Participe

Concorra a vagas-cortesia oferecidas pela Central Prática Educação Corporativa para os seminários "Horas extras : o custo da mão-de-obra e suas alternativas" (clique aqui), dia 2/12 ; e "Garantias bancárias - aspectos legais e gestão bem sucedida" (clique aqui), dia 3/12, ambos em SP.

Cortesia

A Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial FISCOSoft, oferece uma vaga-cortesia para o evento "Contabilidade Imobiliária e de Construtoras - Aspectos relevantes e modelagem - Atualizado de acordo com a lei 12.973/14", que acontece dias 25 e 26/11, em SP. (Clique aqui)

Diversidade sexual

A Comissão de Diversidade Sexual e Combate à Homofobia da OAB Franca realiza a Semana dos Direitos da Diversidade Sexual de 17 a 19/11, às 19h30. Informações : (16) 3711-6930.

Cursos

Em SP, a AASP realiza os cursos :

"Prática para o peticionamento eletrônico", dia 8/11. (Clique aqui)
"Aspectos relevantes do pregão eletrônico", dias 10 e 11/11.
(Clique aqui)
"Tributação das sociedades de advogados : Aspectos jurídicos e contábeis", de 10 a 12/11.
(Clique aqui)

Sortudos

Eventos : Os agraciados com as vagas-cortesia oferecidas pela Central Prática Educação Corporativa para os seminários, em SP, são :

Bruno de Cristo Bueno Galvão e Priscila Márcia Da Silva Santos - "Gestão estratégica trabalhista - minimizando o impacto no fluxo de caixa das empresas", dia 25/11. (Clique aqui)
Carlos Henrique Raguza e Reinaldo Danelon Jr. - "Contratos ´Built to suit´", dia 25/11.
(Clique aqui)
Karina Loureiro Pestana e Margarita de Cássia Veloso e Souza - "Políticas de recursos humanos e sua legalidade", dia 26/11.
(Clique aqui)
Michelle Lacsko de Araujo e Rosangela Rodrigues dos Santos - "Execução trabalhista - atualidades e controvérsias", dia 27/11.
(Clique aqui)

Lauda legal : A premiada com o livro "Curso de Direito Internacional Penal" (2ª edição – 725p.), de José Cretella Neto, é Irmann Regina Genari, de Uberaba. (Clique aqui)

Sorteio de obra : A obra "Lei do Tombamento Comentada" (Del Rey - 284), de Marcos Paulo de Souza Miranda, vai para Alberto Benicio dos Santos, advogado em SP. (Clique aqui)

_____________

Bom fim de semana!

_____________

Migalhas também é cultura !

Olavo Bilac
Bernardo Guimarães
Camilo Castelo Branco
Aluísio Azevedo
Bastos Tigre
Rui Barbosa
Machado de Assis
Euclides da Cunha
Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

AM/Boca do Acre
AM/Carauari
BA/Jacaraci
CE/Ararendá
CE/Cariré
CE/Quiterianópolis
GO/Cavalcante
GO/Turvânia
MA/Buriti
MG/Capitólio
MG/Estrela do Sul
MG/Mesquita
PA/Breu Branco
PA/São Geraldo do Araguaia
PA/Viseu
PB/Itabaiana
PE/Jataúba
PI/Uruçuí
PR/Guaíra
RS/Barra do Ribeiro
SP/Álvaro de Carvalho
SP/Castilho
SP/Magda

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Pentagon Reveals Greater Exposure To Chemical Arms"

The Washington Post - EUA

"Gay-marriage bans upheld by appeals panel"

Le Monde - França

"Luxembourg: révélations sur les milliards évaporés des multinationales"

Corriere Della Sera - Itália

"Fisco, si apre il caso Juncker"

Le Figaro - França

"Europe: la Commission Juncker déjà fragilisée"

Clarín - Argentina

"Rechazan enjuiciar a jueces que fallaron a favor de los jubilados"

El País - Espanha

"Rajoy, dispuesto a tolerar el 9-N como ´libertad de expresión´"

Público - Portugal

"Costa propõe orçamento plurianual e fundo para recapitalizar empresas"

Die Welt - Alemanha

"Bundesregierung will Milliarden investieren"

The Guardian - Inglaterra

"Security services spy on lawyers"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Dilma diz que fará ´dever de casa´ contra a inflação"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Gasolina fica mais cara 11 dias após o 2º turno"

O Globo - Rio de Janeiro

"Gasolina aumenta 3% e inflação pode romper meta"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Nunca fomos tão felizes / Mas..."

Correio Braziliense - Brasília

"Dólar dispara, gasolina sobe, juro terá nova alta"

Gazeta do Povo - Paraná

"Radicalismo prejudica debate político no Brasil após eleição"

Zero Hora - Porto Alegre

"Roubo e tráfico direto da Pasc"

O Povo - Ceará

"Falta de leitos agrava crise na saúde"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"O novo Novo Recife"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Carrefour
· Cosan
· Google
· Souza Cruz
· Bradesco S/A

Escritórios :

· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Piquet Carneiro, Magaldi e Guedes Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Portugal Ribeiro Advogados
· Proença Fernandes Advogados
· Provedel Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Ráo, Pires & Chaves Alves Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Roberto Algranti Advogados Associados
· Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão Sociedade de Advogados
· Rocha, Calderon e Advogados Associados
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves Santos Jr. Advogados
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Santos Faria & Calvão Moreira Advogados
· Schreiber Domingues Cintra Tavares Terra Lins e Silva Advogados
· Scolari, Garcia & Oliveira Filho Advogados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Serra, Fernandes & Volk Sociedade de Advogados
· Sevilha, Arruda Advogados
· Sica, Tangerino, Quito Sociedade de Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados
· Siqueira Castro Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Stelo Advogados Associados S/S
· Stüssi-Neves e Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Ferreira e Serrano Advogados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore e Berezowski Advogados

· Tess Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic e Fingermann Advogados
· Tojal | Renault Advogados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Torres|Falavigna Advogados
· Tortoro & Toller Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trajano Neto e Paciornik Advogados
· Traldi e Saggioro Sociedade de Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Tucci Advogados Associados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Yarshell, Mateucci e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Daniela Teixeira
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia José Del Chiaro
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho

· Advocacia Velloso
· Affonso Ferreira Advogados
· AIDAR SBZ Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque Pinto Advogados
· Alino & Roberto e Advogados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida Neto & Aranha de Camargo Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Ana Flávia Magno Sandoval - Attorney & Counselor at Law
· Ana Paula Gordilho Pessoa e Advogados Associados
· Ancelmo Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Approbato Machado Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Ayres Ribeiro Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Badaró Almeida & Advogados Associados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho – Advogados
· Barreto Advogados & Consultores Associados
· Barretto Ferreira e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· BM&A – Barbosa, Müssnich & Aragão
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Camargo Lima, Sinigallia e Moreira Lopes Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carla Rahal Advogados Associados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castier/Abelha Advogados
· Cassano e Advogados Sociedade de Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Rocha Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· C&V Gomes Sociedade de Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues – Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Menezes Côrtes, Rennó, Aragão – Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiavassa & Chiavassa Advogadas Associadas
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM – Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Corbo, Aguiar e Waise Advogados Associados
· Correia da Silva Advogados
· Costa, Coelho Araujo e Zaclis Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa, Waisberg e Tavares Paes Sociedade de Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac – Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· D´Antino Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados

· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· DDSA - De Luca, Derenusson, Schuttoff e Azevedo Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda LLG Advogados
· Delmanto Advocacia Criminal
· Demarest Advogados
· Denis Borges Barbosa Advogados
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias Carneiro, Arystóbulo, Flores, Sanches e Thomaz Bastos Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte e Tonetti Advogados Associados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· D´Urso e Borges Advogados Associados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório de Advocacia Célio Avelino de Andrade
· Escritório Professor René Dotti
· Espinela, Graça e Belmonte Advogados
· Esteves Sá Advocacia e Assessoria Jurídica
· Fachin Advogados Associados
· Falcioni Advogados Associados
· Falletti & Penteado Advogados
· Faragone Advogados Associados
· Felsberg Advogados
· Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Advogados
· Fialdini Einsfeld Advogados
· Figueiredo & Ranña Advogados Associados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Furlanetto Bertogna - Sociedade de Advogados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gaiofato e Tuma Advogados Associados
· Galdino, Coelho, Mendes, Carneiro Advogados (GCMC)
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Goffi Scartezzini Advogados Associados
· Gomes Advogados
· Gonçalves, Arruda & Aragão – Sociedade de Advogados
· Gouvêa Vieira Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Habib Advocacia e Assessoria Jurídica
· Harada Advogados Associados
· Hesketh Advogados
· Homero Costa Advogados
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia – JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Jubilut Junior Sociedade de Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Katzwinkel & Advogados Associados
· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Küster Machado – Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Law & Liberatore Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde & Monteiro de Castro Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Licastro Sociedade de Advogados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Limongi Sociedade de Advogados
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos – Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Lucon Advogados
· Luiz Fernando Pacheco Advogados
· Luiz Leonardos Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado – Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira & Ciconelo - Sociedade de Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Márcio Casado & Advogados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Maronna, Stein & Mendes Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· MCP| advogados – Machado, Castro e Peret
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados
· Mitico & Visnevski Advogados
· MLD – Mário Luiz Delgado Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri, Faroni & Ogawa Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Pacífico, Advogados Associados
· Palma e Alonso Sociedade de Advogados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto & Cury Advogados
· Penteado Mendonça e Char Advocacia
· Pereira de Carvalho e Monteiro Galvão Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Perlman Vidigal Godoy Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Piauhylino Monteiro Sociedade de Advogados

____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· Pezco Microanalysis
· PKF NK Assessoria Contábil e Fiscal Ltda
· ProJuris - Software Jurídico
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Robert Half
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Solmark Assessoria em Propriedade Intelectual Ltda.
· Target English, Inglês Instrumental
· Thelema Coaching para Advogados
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial FISCOSoft
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Tedesco Tecnologia
· TradJuris
· TWT INFO
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· VCA LAW - Academia Jurídica
· VFK Cursos Jurídicos
· 4Legal
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo
· AFMS Eventos
· ALAE – Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas – ABRAT
· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPPl
· CAD – Câmara de Arbitragem Digital
· CAMARB – Câmara de Arbitragem Empresarial - Brasil
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Cetip
· CEU-IICS Escola de Direito
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP)
· Damásio Educacional
· Digesto
· DocWise
· Editora Arraes Editores
· Editora Atlas
· Editora Elsevier – Campus Jurídico
· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora NDJ
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· ESG Corp
· ESMAFE/PR - Escola da Magistratura Federal do Paraná
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· FGV DIREITO SP
· Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas
· FocoFiscal - Cursos e Capacitação
· Forum Cebefi
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Goya Consultoria
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· IBMEC/MG
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa
· IEPREV – Instituto de Estudos Previdenciários
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto de Estudos Legais Avançados - IELA
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ibaixe
· Instituto Ling
· Kurier Tecnologia
· LEC - Legal, Ethics & Compliance
· LegalManager
· Macdata Tecnologia
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Megaleilões
· Mundo dos Leilões
· OAB - Subseção de Betim/MG
· OAB/PB - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraíba
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Peak Cursos
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas