Sexta-feira, 20 de setembro de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 657

Segunda-feira, 14 de abril de 2003  - nº 657 - Fechamento às 7h58.            

 

“A verdade é que a civilização, bem como a liberdade, não se decreta. Só há um único meio de a alcançar: merecê-la.”

 

Ramalho Ortigão (1836-1915),

As Farpas, outubro 1871.

 

 

Nada a estranhar ?

 

Homens armados em dois carros dispararam rajadas de metralhadora contra a fachada do tradicional Hotel Glória, no RJ, no início desta madrugada.

_____________ 

 

Críticas

 

José Alencar criticou ontem a proposta de cobrança do ICMS no destino. Os jornais de hoje fazem questão de mencionar tal fato, mostrando que seria uma desarmonia entre Lula e seu vice.

 

ACM

 

Está marcado para amanhã, às 17h, o depoimento de ACM na Comissão de Ética do Senado.

 

Corpo mole

 

Fernando Rodrigues na Folha de S. Paulo conta que no caso da grampolândia soteropolitana o mais notável “é o corpo mole do Palácio do Planalto a favor do político baiano. Um advogado ligado a importantes figuras petistas colabora reservadamente na defesa de ACM.”

 

Por fora bela viola...

 

Embora o PT tenha sido um dos maiores críticos do uso de MPs, Lula já editou 16 MPs em apenas cem dias de governo. Nove a mais que FHC no mesmo período do seu primeiro mandato.

 

Palocci amanhã

 

Palocci falará amanhã no hotel Waldorf Astoria, em Nova York, para analistas financeiros dos EUA. Dizem que soltará a língua no encontro.

 

Palocci ontem

 

Chegou ao STF um novo Inquérito contra Palocci, com acusações de que ele teria favorecido particulares e violado o princípio da moralidade administrativa. Em uma delas, o ex-prefeito de Ribeirão Preto é acusado de ter cedido irregularmente um terreno público em área nobre da cidade a um escritório de advocacia pertencente ao advogado Brasil Salomão. (Clique aqui) 

 

_____________

 

www.migalhas.com.br

 

_____________

 

Vaga no STF

 

No Estadão de hoje César Giobbi informa que para uma vaga no STF tem sido mencionado o nome do atual presidente do Tacrim/SP, José Renato Nalini.

 

Duda e o STF

 

A revista Veja traz matéria sobre a sucessão no STF. Veja diz que Lula indicará um candidato negro ao STF. Segundo a revista, o marqueteiro Duda Mendonça foi um dos que o aconselharam a procurar um candidato com esse perfil. (?)

 

Nomes

 

Ainda segundo a reportagem, “Um dos fundadores do movimento Associação dos Juízes para a Democracia, Dyrceu Cintra Jr., vem angariando importantes apoios petistas nos últimos tempos, como os de Dalmo Dallari, Hélio Bicudo e, segundo dizem, também do ministro da Casa Civil, José Dirceu. A trinca com maiores chances no momento, contudo, parece ser a formada pelo paulista Antonio Cezar Peluso, pelo sergipano Carlos Ayres Brito e pelo mineiro Joaquim Barbosa Gomes.”

 

Migalhas dos leitores

 

“Merece encômios a atitude do juiz Dyrceu Cintra, que como ‘candidato’ a uma vaga no STF dispôs-se a apresentar suas idéias no Migalhas sobre a Reforma do Judiciário, tormentoso tema. O ato revela a grandeza do magistrado, que tem em seu currículo a honra de ter sido um dos fundadores da Associação dos Juízes para a Democracia. Por que todos os nomes que estão aí postos não apresentam suas idéias?” Ramalho Ortigão

 

Nota da Redação - O espaço em Migalhas é democrático e está aberto a todos. Reveja o artigo do dr. Dyrceu Cintra, clique aqui

 

________

 

Bate-boca no STF

 

Walter Ceneviva na Folha de S. Paulo de sábado falava sobre o bate-boca no STF, envolvendo os ministros Moreira Alves e Maurício Corrêa, no julgamento sobre racismo da semana passada. Segundo o jurista, uma parte do aquecimento do debate nasceu de parecer do professor Celso Lafer, cuja referência por Moreira pareceu descortês a Correia. Há, ainda, manifestação sobre o aspecto penal, a cujo respeito merece leitura o seguro parecer do professor Miguel Reale Júnior.

 

Mandato

 

Para o TST, procuração de advogado é obrigatória mesmo para entidade pública. (Clique aqui) 

 

Limite para estabilidade

 

Em decisão, o TST reconhece validade de regra que limita estabilidade sindical. (Clique aqui) 

 

Migalhas sorteia

 

O Ibmec/RJ oferece para sorteio em Migalhas a obra "Propriedade Intelectual – Direitos Autorais, Direitos Conexos e Software" de autoria do coordenador dos programas de Direito do Ibmec, Denis Borges Barbosa. Trata-se de mais um caderno de Direito Ibmec/RJ que visa a formação de um advogado empresarial em um contexto de economia global. Para concorrer, clique aqui.

 

Ganhador

 

Foi sorteada a obra "Direito de Empresa no Código Civil de 2002" de autoria do advogado e professor da UNESP, Luiz Antonio Soares Hentz. O livro, que mostra a nova disciplina jurídica do empresário e da sociedade empresária, saiu para:

  • Guilherme Cezaroti, do escritório Lacaz Martins, Halembeck, Pereira Neto, Gurevich & Schoueri – Advogados (Clique aqui) 

Artigo

 

Artigo de Luiz Flávio Borges D´Urso, “O juiz sem rosto”. (Clique aqui) 

 

Chega de Vivo

 

A Vivo, agora maior operadora de telefonia móvel do País, marcou ontem sua entrada no mercado com uma megaoperação de marketing. Jornais, revistas e televisão só mostraram suas propagandas.

 

Segurança aos investidores

 

As ações de empresas com Governança Corporativa estão apresentando maior valorização que as demais. Veja o quadro, clique aqui.

 

Localiza no local de origem

 

Após 12 anos emplacando seus carros no Paraná, a Localiza negociou com Aécio Neves a redução da alíquota de IPVA de 2% para 1% e, já a partir deste ano, voltará a emplacar seus veículos em MG, onde está instalada a sede da empresa.

 

Big beirute

 

A 3a Turma do STJ rejeitou uma liminar ajuizada pela franqueada do McDonald´s da Alameda Santos, em SP, que pretendia impedir a busca e apreensão dos equipamentos da loja. O confisco do maquinário foi determinado pela 18ª Vara Cível de SP a pedido do BankBoston. A franqueada tem uma dívida de US$ 400 mil. Aos clientes da loja, Migalhas indica, a propósito do boicote americano, que atravessem a Paulista e comam no Frevinho da rua Augusta, legitimamente tupiniquim.

 

Apesar de você

 

Apesar dos causídicos que nela trabalham, as negociações entre a AES e o BNDES estão na estaca zero.

 

Na alfândega

 

A movimentação política preparatória para a próxima eleição presidencial no Uruguai poderá atrasar a volta do bicheiro João Arcanjo Ribeiro ao Brasil. A prisão do “Comendador” estaria sendo explorada por potenciais candidatos à sucessão do presidente uruguaio Jorge Battle.

 

_________

 

Agenda

 

Amanhã acontecem dois importantes Eventos em SP e ainda há tempo de participar :

 

No Hotel Renaissance, a Brain Company organiza o curso Project Finance, que conta com a participação de ilustres palestrantes, mostranto todas as caracterísitas deste singular contrato. (Clique aqui)

 

No Hotel  Ca ‘d’ Oro, o Fórum Cebefi é o responsável pela organização do seminário  sobre investimento brasileiros no exterior, com seus aspectos legais, cambias e tributários. As palestras serão ministradas pelos profissionais do escritório Amaro, Stuber e Advogados Associados. (Clique aqui)

 

____________

 

Abrindo o caminho

 

Começou ontem mais uma  edição da "Liga Jurídica de Futebol Inter Escritórios", que neste ano conta com 13 bancas. Como um machado abrindo caminho para o sonhado título, o selecionado do Demarest e Almeida Advogados, vice-campeão do ano passado, inaugurou sua campanha fazendo 6 x 1 sobre o time do escritório Lacaz Martins.

 

Cena da vida real

 

Na platéia da peça "Tarsila" na semana passada, FHC e sra., anunciados pela atriz Esther Góes, foram aplaudidos de pé. Um espectador gritou: "Por que os aplausos? Ele não fez nada pelo teatro brasileiro".

 

Não é piada

 

Tony Blair fará uma participação especial na série "Os Simpsons". O primeiro-ministro gravou três falas para um episódio no qual ele dará dicas de turismo para a temporada de férias da família Simpson na Grã-Bretanha.

 

Império muda a mira

 

Bush acusou a Síria de ter armas químicas e de oferecer abrigo a terroristas e partidários do regime de Saddam Hussein. "Cremos que há armas químicas na Síria", disse.

 

Como e quando vai acabar isso ?

______

 

Dica Migalhas

 

Migalhas recomenda novamente aos leitores a leitura dos dois últimos artigos catados a dedo. Nos textos : o advogado Jayme Vita Roso conta o que Paulo Prado já disse há mais de um século sobre os EUA; e o monge Marcelo Barros narra uma luta de Martin Luther King contra o racismo, vencida pelo boicote. No artigo do monge Marcelo Barros é possível ainda se divertir com uma hilariante imagem de Bush. (Clique aqui) 

 

______________

Migalhas Clipping

Veja

"O que vem agora? - O que os EUA farão com tanto poder"

IstoÉ

"As garras do Império – EUA conquistam Bagdá e já ameaçam Síria e Irã"

Época

"Jesus em família - Textos não autorizados ajudam a compor um perfil surpreendente dos ancestrais do Messias e do ambiente familiar no qual Ele viveu"

CartaCapital

"Lula no poder - O cotidiano nos palácios; O que pensa, diz e faz o presidente; Fiori: lições Espanha; a herança de FHC; Interscience: pesquisa"

The New York Times - EUA

"U.S. Marines Move Into Center of Tikrit"

Corriere Della Sera

"Pubblico Privato - Amaro risveglio: la corruzione non è stata sradicata"

El País

"Los blindados de EE UU toman el centro del feudo natal de Sadam"

The Guardian - Reino Unido

"Radcliffe´s million dollar marathon"

The Washington Post - EUA

"Radcliffe´s million dollar marathon"

Frankenpost - Alemanha

"Deutscher Wetterdienst: «Jetzt kommt der Frühling»"

Le Figaro - França

"Toutes les villes d´Irak sous contrôle américain"

Clarín - Argentina

"River y Boca, los dueños del domingo"

Público - Portugal

"Último Bastião do regime de Saddam caiu sem resistência"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Aliados entram em Tikrit, último reduto de Saddam"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Bush afirma que Síria esconde armas químicas"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"Bush acusa Síria de Ter arma química"

O Globo - Rio de Janeiro

"Bush acusa Síria de ter arma química e abrigar iraquianos"

Estado de Minas - Belo Horizonte

"Rombo na privatização de bancos é de R$ 428 milhões"

Correio Braziliense - Brasília

"Bush volta a advertir Síria"

Zero Hora - Porto Alegre

"Bush ameaça Síria"

O Estado do Paraná - Curitiba

"Lula passa o dia em Maringá e Londrina"

O Povo - Fortaleza

"Trânsito mata 15 pessoas no fim de semana"

__________

Apoiadores :
  • De Vivo, Whitaker e Gouveia Gioielli Advogados
  • Dinamarco, Rossi & Lucon Advocacia
  • Felipe Amodeo Advogados Associados
  • Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
  • Goulart Penteado, Iervolino e Lefosse Advogados  
  • Homero Costa Advogados
  • Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos
  • Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
  • Lobo & Ibeas Advogados
  • Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados
  • Luís Roberto Barroso & Associados
  • Magalhães Peixoto - Consultoria Tributária e Advocacia Empresarial
  • Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
  • Manhães Moreira Advogados Associados
  • Marrey Advogados Associados - Dr. José Adriano Marrey Neto
  • Moro e Scalamandré Advocacia S/C
  • Muylaert e Livingston Advogados
  • O´Dwyer, Oliveira & Leite Advogados Associados - Prof. Edson O´Dwyer 
  • Oliveira Neves & Associados
  • Osorio e Maya Ferreira Advogados
  • Pereira Martins Advogados Associados -  Prof. Eliezer Pereira Martins
  • Pinheiro Neto Advogados 
  • Preto Villa Real Advogados
  • Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados
  • Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
  • Reale Advogados Associados - Prof. Miguel Reale e Dr. Miguel Reale Júnior
  • Saeki Advogados
  • Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
  • Stroeter, Royster e Ohno Advogados (associado a Steel Hector & Davis International)
  • Tess Advogados
  • Thiollier e Advogados
  • Thomazinho, Freddo, Janduci Advogados
  • Trigueiro Fontes Advogados Associados
  • Veirano Advogados
  • Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
  • Amaro, Stuber e Advogados Associados
  • Armelin, Bueno e Advogados Associados
  • Azevedo, Cesnik, Quintino & Salinas Advogados
  • Boccuzzi Advogados Associados
  • Bottallo e Gennari Advogados
  • Daniel Advogados
  • Demarest e Almeida Advogados
  • De Rosa, Siqueira, Almeida, Mello, Barros Barreto e Advogados Associados
 _______
 

Indique amigos