Crise política

29/8/2005
Dagoberto Luiz M. De Miranda Chaves

"Amigos migalhígenos, segue um textinho fruto de um raro momento de inspiração. Chama-se "Casa em chamas"...

Certeza é acreditar piamente que a realidade é ou será de determinada maneira, ignorando-se completamente a possibilidade de fato qualquer sobrevir e alterar aquela construção. Um valor absoluto. Meia certeza não existe e probabilidade não existe para a certeza. A casa está em chamas.

Diante da dúvida, haverá probabilidades e, por conseguinte, incertezas. Surge um pensamento positivo, puro, virtuoso - é a esperança. É crer que, dentre todas as hipóteses, torne-se realidade a melhor delas dentro de um cenário subjetivo. Uma esperança: As pessoas sobreviverão ao incêndio.

Determinação é decorrência de decisão aristotélica que dê à luz a maior das metas. Meta até a qual se construa uma estrada de esperança. Determinado será aquele que conjugar corpo e mente para salvar as pessoas em risco.

Obstinação é a insistência, fruto de uma espécie de determinação blindada por perseverança. Obstinado é aquele que, sentindo as queimaduras lhe atingirem a alma e o calor do fogo fazer arder o discernimento e o sentimento de autopreservação tenta, até lhe esgotarem todos os recursos físicos, salvar o maior número de vidas do incêndio.

 

E fé é, já em meio às labaredas, sentir a dor das queimaduras, mas não sentir o calor do fogo. É, determinado, atravessar a casa em chamas respirando a certeza de não se queimar, e em se queimando, obstinado, ter por certo não se queimar novamente. É ter a certeza de conseguir salvar todas as vidas em risco naquele incêndio e, esgotados os recursos do corpo, ter a esperança de ter salvo a todos."

Envie sua Migalha