Vaga da OAB no STJ

5/1/2006
Jorge Lauro Celidonio

"(Migalhas quentes – " OAB abre dia 2 de fevereiro inscrição para preenchimento de vaga de ministro do STJ" – clique aqui) Gostaria de saber quais são os nomes dos indicados pela OAB que, após a última lista 'sêxtupla' para o STJ, foram 'adotados' pelo Judiciário e transformados em lista tríplice, da qual terá saído o então novo Ministro, no ano de ... . Ou seja, a partir da nomeação de um daqueles três, quais são os remanescentes que, naturalmente, devem ser conservados com 1º e 2º da 'nova lista'? A OAB vai, porventura, promover à verdadeira 'capitis diminutio' quanto a esses dois já aceitos bilateralmente por OAB e pelo Judiciário, em conjunto, e 'elencar' outros seis, deixando-os de lado, como já aconteceu petulantemente (para não se dizer politicamente) na OAB de SP."

 

Jorge Lauro Celidonio

Nota da Redação - Eminente dr. Jorge Lauro Celidonio, compulsando os anais da recente história, constatamos que o último rol seisdobro para preenchimento da vaga destinada aos causídicos no STJ foi entregue em 2002 e tinha os seguintes drs. : Luiz Carlos Lopes Madeira; Evandro Ferreira de Viana Bandeira; Paulo de Moraes Penalva Santos; João Otávio de Noronha; Álvaro Wendhausen de Albuquerque; e, Leda Maria Soares Janot. Da distinta lista, o STJ extraiu três nomes, os dos drs. João Otávio de Noronha, Paulo de Moraes Penalva Santos e Álvaro Wendhausen de Albuquerque. Como bem sabemos, o indicado pelo presidente FHC na ocasião foi o hoje ministro João Otávio Noronha.

 

Já a penúltima vaga, preenchida por um representante da classe dos advogados, deu-se há 14 anos, em 1992. A lista sêxtupla entregue pela Ordem era composta por ilustres nomes, alguns já saudosos : Paulo de Tarso Dias Klautau (falecido em 15/6/05, em Belém/PA), Urbano Vitalino de Melo Filho (falecido em 30/7/04, em SP), Amauri Serralvo, Antonio Nabor Areias Bulhões, Segismundo Gontijo Soares (falecido em março 2004) e, por fim, o advogado que foi escolhido pelo presidente Collor, o fortalezense, hoje ministro da Corte, Francisco Cesar Arfor Rocha.

Envie sua Migalha