Ciclovias

2/10/2014
Pedro Luís de Campos Vergueiro

"Sobre as ciclovias. Solicito a esse jornal para que encaminhe às autoridades ditas competentes para que informem e respondam o quanto segue. Encaminhamento especial solicito seja feito ao prefeito Haddad. 1 - Por que, numa rua de mão única para os carros, a ciclovia tem mão dupla? 2 - Numa rua de mão única, sem ciclovia, uma bicicleta pode circular na contra mão? 3 - O prédio que tenha sua saída da garagem em frente a uma ciclovia, para atingir o leito carroçável da rua deve guardar o momento adequado sobre a calçada, ou sobre a ciclovia? 4 - Por que não há uniformidade na marcação das ciclovias? Em certas ruas fica à esquerda, em outras à direita. 5 - Por que há ciclovia que ora está à esquerda, ora à direita do leito carroçável, fazendo com que o ciclista seja obrigado a perigosamente cruzar a rua? 6 - Se a rua é de mão única, como o ciclista que está circulando na contramão saberá que, na esquina com semáforo, ele está aberto para si, podendo cruzar a rua transversal? 7 - Já foi feita a contagem do número de ciclistas que, nos dias úteis, circulam pelas novas ciclovias? Contagem feita no domingo não vale. 8 - Considerado o piso bastante irregular das ciclovias (v.g. Rua Arthur de Azevedo), que segurança têm as crianças e adolescentes que delas façam uso? 9 - Que órgão público se responsabiliza pelos eventuais acidentes que ocorrerem nessas novas ciclovias? A responsabilidade civil do Poder Público por eventual acidentes nas ciclovias é responsabilidade objetiva? 10 - Foram feitos estudos específicos e pontuais sobre a responsabilidade objetiva do Estado nos acidentes que ocorrerem nas ciclovias? Anoto que o furto de veículos na zona azul tem ensejado indenizações por danos materiais e morais, conforme vem decidindo os tribunais. Agradeço a atenção que vier a ser dispensada à presente."

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