Impeachment

5/1/2016
Cleanto Farina Weidlich

"Vejam o que garimpei nos escombros migalheiros... Os ditos do então Prof. Luiz Barros, acho que é o mesmo que agora está ministro do STF.

Artigo - A OAB deve pedir o Impeachment de Lula de 30/4/06 a 6/5/06

"Impeachment contra Lula (Migalhas 1.404 – 3/5/06 – "Impeachment e a OAB", Alexandre Thiollier – clique aqui)?! A abertura do processo de Impeachment (impedimento) do Sr. Presidente de República, deve ser vista como uma questão prioritária, mas decidida e manejada de forma muito simples. Não há que se levar em conta a conjuntura, ou qualquer outro tipo de estratégia, para que a OAB decida pelo aforamento do processo. É sim, necessário e urgente que os graves fatos denunciados e que ainda padecem de investigação pelo Estado, sejam apurados com a verticalidade, isenção de ânimo e responsabilidade que a situação exige. Então, ... com a palavra os Altos Dirigentes da OAB, ao Impeachment, ou à cumplicidade. É essa a hodierna dogmática em vigor, segundo erudita lição assinada pelo colega Prof. Luís Roberto Barroso, ... 'Chega de ação. Queremos promessas'. Anônimo 'Assim protestava o grafite, ainda em tinta fresca, inscrito no muro de uma cidade, no coração do mundo ocidental. A espirituosa inversão da lógica natural dá conta de uma das marcas dessa geração: a velocidade da transformação, a profusão de ideias, a multiplicação das novidades. Vivemos a perplexidade e a angústia da aceleração da vida. Os tempos não andam propícios para doutrinas, mas para mensagens de consumo rápido. Para jingles, e não para sinfonias. O Direito vive uma grave crise existencial. Não consegue entregar os dois produtos que fizeram sua reputação ao longo dos séculos. De fato, a injustiça passeia pelas ruas com passos firmes e a insegurança é a característica da nossa era'. Donde, se resta um pouco de lógica para ser aplicada a advocacia, que a OAB entre em campo, tomando a já tardia iniciativa de processar o Sr. Presidente da República, promovendo pedido para o seu impedimento. Sem fazer disso discurso político, com a tranquilidade e certeza de estar apenas cumprindo com a sua obrigação institucional, qual seja de atuar em defesa dos mais caros interesses da sociedade, tendo como foco a constante perseguição dos ideais democráticos, dentre eles o Estado de Direito."

Cleanto Farina Weidlich - Migalheiro, Carazinho/RS - 4/5/2006

Se a nossa OAB Nacional tivesse encarado na época a iniciativa do impeachment do Sr. Luis Inácio Lula da Silva, não estaríamos agora com o 'barco à deriva', sem rumo, prumo e direção. Cordiais saudações!"

Envie sua Migalha