Impeachment

7/1/2016
Cleanto Farina Weidlich

"Ao meu querido e admirado Alexandre de Macedo Marques (acho que tem estirpe de além Tejo, com suas lampreias). Para o 'combate' dessa tua migalha, que, aliás, me fez voltar ao RC (andar térreo) para os nossos patrícios 'purtugueses', vou te dedicar um dedo de prosa que tive com as minhas netas Fernanda e Carolina, que fizeram aniversário no último dia 4, do corrente...

'Fernanda & Carolina,

Lá vêm os Piratas, ao longe não se sabe, será o Capitão Gancho?, o Barba Negra?, ou pra nossa maior sorte aquele que é mais querido o Capitão Jack Sparrow?, com seu olhar simpático, com seus truques e magias, com suas fugas e roubos, com sua habilidade infinita nas lutas de espada. O vô sente o cheiro do navio dos piratas, o vô sabe quando eles estão por perto... Vamos meninas, peguem as suas lanternas, que o Joaquin e o Francisco, os golfinhos que são nossos amigos, já estão trazendo a canoa, atenção todos à bordo, e lá vamos nós em direção ao navio do Jack Sparrow, que é amigo do vô, pois ficamos amigos, depois de uma luta muito bruta, na qual o vô saiu vencedor. O Jack o vô surrou só três vezes, agora o Barba Negra – que é um piratinha muito sapequinha – , o vô perdeu a conta de quantas vezes surrou, e com o Capitão Gancho, o vô nunca brigou, pois ele – é igual ao tio Milton – um tubarão comeu a perna dele, e com uma criatura dessas a gente não briga.

Assim curtimos juntos, minhas queridas Fernanda e Carolina, as histórias de Piratas, as fábulas infantis, nas quais levamos em nossa companhia, nas aventuras do Mar Sem Fim, todos os nossos mais queridos amigos, e foram junto a Tata Cris, a Maria Cecília, o Fábio Germano, e de uns tempos até essa parte o nosso Gustavo, os colegas de jardim, os amigos do condomínio, lembro bem de uma feita, na qual quase faltaram bolsos no colete e lugares na canoa de assalto ao navio dos piratas, mas no final sempre deu tudo muito certo.

E comemos chocolates nos porões desses navios, e na volta desses assaltos enchemos muitas sacolas com os mesmos, e chegando de volta à praia, encontramos um gurizinho com a mãe doente, que estava vendendo chocolates para ajudar a mãezinha dele, para justificar os ‘achados’.

Foram tantas as aventuras contadas, inventadas, e verdadeiramente vividas, que o vô Cleanto, vem hoje na data em que completam o seu sexto ano de existência, desde aquele 4 de janeiro de 2010, quando a mãe Jana e o pai 'Jano', num cruzo até a vizinha Passo Fundo, foram tratar dos avios para as suas chegadas, relembrar um pouco desse nosso estreito, querido, carinhoso, aventureiro e emocionante convívio, para que vocês quando forem meninas grandes possam curtir essas lembranças que a palavra escrita ajuda a recuperar.

Um forte e carinhoso abraço, com todo o meu amor e da vó Janice, que como uma verdadeira leoa muito feroz se preciso, esteve sempre cuidando de tudo, para não deixar faltar colorido e benquerença em nossos horizontes.

Em Carazinho/RS, 04 de janeiro de 2016.

Frases do Capitão Jack Sparrow - que o vô 'ensinou' para ele:

a) 'Complicações surgiram, continuaram e foram superadas.'
b) 'Podem me matar, mas não podem me insultar. Sou o Capitão Jack Sparrow.'
c) 'Tesouro não é só ouro e prata.'
d) 'Agora tragam-me o horizonte.'

Isso tudo vale uma vida!

Vô Cleanto.'

E como nem de longe possuímos a autoridade do Jack, cabe totalmente a nós, buscar o horizonte, antes de ir para a Campa, o negócio é entrar em campo, agir, tentar salvar o mínimo sistema de Estado de Direito que nos resta. E só temos uma arma, com uma bala na agulha... a nossa imbatível vontade humana, aliada ao nosso livre arbítrio na hora de exercer a nossa cidadania nas ruas e nas urnas. As ideologias que pavimentaram o caminho que emendou com a subida da rampa do Palácio, o discurso político desses que estão no Governo e nas Casas do Congresso, tiveram prazo de validade e coerência, somente até o dia da diplomação e posse. Depois, virou caso de Polícia e Justiça, as duas últimas instituições - fora o STF - que não está fazendo direito do tema de casa - capazes de nos livrar desse mar de lama, que assola a nossa Pátria amada e idolatrada Brasil. Cordiais saudações!"

Envie sua Migalha